10 Filmes para Conhecer Luchino Visconti

Por Philippe Leão

Facebook: www.facebook.com/cineplot
YouTube: www.youtube.com/cineplotoficial

Luchino Visconti é um dos nomes mais importantes do Cinema Italiano. Um dos fundadores do Neorrealismo Italiano, o diretor apresenta uma carreira diversificada entre o realismo e o Cinema Clássico, com referências de Dostoiévski à Thomas Mann. Confira alguns filmes do diretor!

Mas antes, confira nosso canal no YouTube:

 

Filmes para Conhecer Luchino Visconti

 

O LEOPARDO

Direção: Luchino Visconti
País: Itália
Ano: 1963
Nome Original: Il Gattopardo

Sicília, durante o período do “Risorgimento”, o conturbado processo de unificação italiana. O príncipe Don Fabrizio Salina (Burt Lancaster) testemunha a decadência da nobreza e a ascensão da burguesia, lutando para manter seus valores em meio a fortes contradições políticas.

 

ROCCO E SEUS IRMÃOS

Direção: Luchino Visconti
País: Itália
Ano: 1960
Nome Original: Rocco e i Suoi Fratelli

O filme conta a história da Família Parondi, através da matriarca Rosaria (Katina Paxinou) e seus filhos Rocco (Alain Delon), Simone (Renato Salvatori), Ciro (Max Cartier) e Luca (Rocco Vidolazzi). Depois da morte do marido, ele saem de sua cidadezinha e vão tentar a sorte em Milão. Lá, a família de imigrantes vai sofrer grandes golpes. Rocco e Simone tentam a sorte no boxe e se apaixonam pela mesma mulher, a prostituta Nadia (Annie Girardot).

 

MORTE EM VENEZA

Direção: Luchino Visconti
País: Itália
Ano: 1971
Nome Original: Morte a Venezia

Início do século XX. Gustav von Aschenbach (Dirk Bogarde) é um compositor austríaco que vai para Veneza buscando repouso, após um período de estresse artístico e pessoal. Porém ele não encontra a paz desejada, pois logo desenvolve uma paixão por um jovem, Tadzio (Björn Andrésen), que está em férias com sua família. Tadzio incorpora o ideal de beleza que von Aschenbach sempre imaginou e pensa em ir embora antes de cometer um ato impensado, mas sua bagagem foi para outra cidade, obrigando-o a permanecer ali. Além disto a cólera asiática começa a chegar em Veneza.

 

BELÍSSIMA

Direção: Luchino Visconti
País: Itália
Ano: 1951
Nome Original: Bellissima

Madalena Cecconi faz de tudo para que sua filha, a pequena Maria, torne-se estrela de cinema. Assim, acaba levando a menina para disputar concurso que apontará a protagonista do filme de um famoso cineasta. É o início de uma série de desilusões.

 

NOITES BRANCAS

Direção: Luchino Visconti
País: Itália
Ano: 1957
Nome Original: Le Notti Bianche

Lançado em 1956, o filme conta a história de Mario (Marcelo Mastroiani), um homem solitário que encontra a bela Natalia (Maria Schell) chorando em uma ponte. Ao longo das noites, Natalia conta a Mario a história de sua paixão por um homem misterioso que hospedou-se na pensão de sua avó, e de como ele a deixou, um ano atrás, prometendo voltar. Encantado com a inocência da moça Mario se apaixona e tenta fazer com que ela esqueça o antigo namorado. Baseado no romance homônimo de Dostoiévski.

 

A TERRA TREME

Direção: Luchino Visconti
País: Itália
Ano: 1948
Nome Original: La Terra Trema: Episodio del Mare

Pescadores são explorados pelos comerciantes locais. Uma das famílias tenta escapar da situação fundando seu próprio comércio, mas não consegue ajuda.

 

OBSESSÃO

Direção: Luchino Visconti
País: Itália
Ano: 1943
Nome Original: Ossessione

Itália, início dos anos 40. No miserável Vale do Pó, Giovanna (Clara Calamai), a frustrada dona de uma pensão, planeja com o amante Gino (Massino Girotti, de Teorema) o assassinato do marido.

 

VAGAS ESTRELAS DA URSA

Direção: Luchino Visconti
País: Itália
Ano: 1965
Nome Original: Vaghe stelle dell’Orsa

Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza, esse clássico italiano apresenta Claudia Cardinale no auge de sua beleza. Baseando-se nos versos iniciais de um poema de Giacomo Leopardi, Visconti atualiza a tregédia grega electra ao nos contar a história de Sandra que, acompanhada do marido Andrew, retorna à Volterra, cidade onde nasceu e passou a infância, para participar de uma homenagem ao falecido pai. Lá, Andrew conhece Gianni, irmão de Sandra, e descobre que os dois compartilham um terrível segredo.

 

SEDUÇÃO DA CARNE

Direção: Luchino Visconti
País: Itália
Ano: 1954
Nome Original: Senso

Durante a primavera de 1866, a Itália está ocupada pela Áustria e prepara seu principal movimento de libertação. Em meio ao caos de Veneza, a Condessa Serpieri (Alida Valli), que participa da resistência, começa a nutrir um amor proibido: o tenente autríaco Franz Mahler (Farley Granger).

 

OS DEUSES MALDITOS

Direção: Luchino Visconti
País: Itália
Ano: 1969
Nome Original: Caduta degli dei, La

A queda de uma família durante o governo de Hitler.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *