10 Filmes para Conhecer John Ford

Por Philippe Leão

Facebook: www.facebook.com/cineplot
Instagram: @Cineplotoficial
Twitter: @Cineplotoficial

Se Kurosawa está para John Ford, John Ford está para Kurosawa. A admiração do diretor nipônico pelo grande mestre do western americano é escancarada tanto verbalmente como em imagens, nos seus filmes. Esta associação por si só já bastaria sua atenção à Ford. Não apenas Kurosawa, perguntado certa vez qual seriam os três melhores diretores de cinema, Orson Welles haveria respondido: John Ford, John Ford e John Ford! Como se não fosse suficiente, contudo, Ford é um dos diretores mais premiados do Cinema Americano, tendo vencido quatro vezes o Oscar de melhor direção.

Vamos a alguns filmes do diretor!

 

PAIXÃO DOS FORTES

Direção: John Ford
País: EUA
Ano: 1946
Nome Original: My Darling Clementine

Wyatt Earp (Henry Fonda) é um pacífico e respeitado criador de gado, negócio que comanda junto com os irmãos Morgan (Ward Bond), Virgil (Tim Holt) e James (Don Garner). Quando James é assassinado e sua criação roubada, Earp aceita tornar-se xerife de Tombstone para instaurar a paz na cidade, encontrar os criminosos que procura e vingar a morte do irmão.

 

COMO ERA VERDE MEU VALE

Direção: John Ford
País: EUA
Ano: 1941
Nome Original: How Green Was My Valley

Aos 60 anos, Huw Morgan relembra sua vida quando garoto (Roddy McDowall) em uma pequena cidade mineradora. Suas reminiscências revelam a desintegração da unida família Morgan e de seus dedicados pais (Donald Crisp e Sara Allgood), enquanto capta os sentimentos e problemas daquele tempo. Maureen O’Hara e Walter Pidgeon co-estrelam este aclamado clássico das telas nesta história sobre sonhos, lutas e triunfos de uma família.

 

RASTROS DE ÓDIO

Direção: John Ford
País: EUA
Ano: 1956
Nome Original: The Searchers

O veterano da Guerra Civil Ethan Edwards (John Wayne) chega ao Texas em 1868 e encontra o seu irmão e a família dele. Entretanto, no dia seguinte, comanches invadem o rancho e matam o seu irmão e Martha (Dorothy Jordan), a esposa dele. Além disso, raptam as duas filhas do casal. Ethan parte então em uma busca vingativa pelas meninas junto com o companheiro Martin (Jeffrey Hunter), um mestiço que logo percebe que Ethan está obcecado por matar os índios e cheio de ódio racista. Eles encontram o corpo da mais velha, e saem em busca da caçula, que procuram por mais 5 anos no deserto.

 

NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS

Direção: John Ford
País: EUA
Ano: 1939
Nome Original: Stagecoach

Combates com índios e duelos são presenciados e vividos por nove pessoas, que por motivos pessoais, embarcam em uma perigosa diligência através do Arizona.

 

AO RUFAR DOS TAMBORES

Direção: John Ford
País: EUA
Ano: 1939
Nome Original: Drums Along the Mohawk

Albany, Nova York, 1776. Magdelana Borst (Claudette Colbert) e Gilbert Martin (Henry Fonda) se casam e vão para o Vale do Mohawk, no norte do estado. Porém os repetidos ataques dos índios os fazem ir, juntamente com outros colonos do vale, para um forte próximo, de onde assistem os índios devastarem suas fazendas e cabanas. Sarah McKlennar (Edna May Oliver), uma solteirona com uma grande fazenda, vai ajudá-los e contrata Gilbert para trabalhar no campo, dando aos Martin um lugar para ficar. A vida dura da fazenda não tem sido boa para Lana, que foi criada na riqueza e em circustâncias favoráveis. Com o tempo ela desenvolve uma pele mais grossa e aprende a amar a nova vida no Vale de Mohawk, especialmente depois de dar à luz ao primeiro filho. Gilbert se une à milícia que precisa lutar contra as tribos índias locais, com os soldados britânicos os incitando para a batalha. Gilbert volta ferido e, enquanto se recupera, há uma grande colheita nos campos. Porém a alegria dura pouco, pois os índios mais uma vez guerreiam contra os colonos.

 

A MOCIDADE DE LINCOLN

Direção: John Ford
País: EUA
Ano: 1939
Nome Original: Young Mr. Lincoln

Nova Salem, Illinois, 1832. Uma família que está viajando em uma carroça necessita de mantimentos da loja de Abraham Lincoln (Henry Fonda) e a única coisa de valor que eles tem para trocar é um livro sobre Direito. Abraham fala sobre suas ambições com Ann (Pauline Moore), uma jovem mulher que logo morre. Ele se muda para Springfield, a nova capital do estado, e em 1837, juntamente com o amigo John T. Stuart abre um escritório de advocacia. Lincoln conhece Mary Todd (Marjorie Weaver), uma mulher do Kentucky que, ao contrário de Lincoln, era rica. É focado o primeiro caso de Lincoln, no qual primeiramente impede que Matt Clay (Richard Cromwell) e Adam Clay (Eddie Quillan) sejam linchados por terem assassinado Scrub White. Ambos os irmãos se declaram culpados, como se um protegesse o outro. Abigail Clay (Alice Brady), a única pessoa que poderia testemunhar, é a mãe dos acusados e se recusa a dizer algo, pois o testemunho dela salvaria um dos filhos, mas automaticamente condenaria o outro à forca.

 

VINHAS DA IRA

Direção: John Ford
País: EUA
Ano: 1940
Nome Original: The Grapes of Wrath

Oklahoma, na época da Depressão. O filho mais velho de uma família de trabalhadores rurais pobres retorna para casa, após cumprir pena por homicídio involuntário. Ele planeja levar em um pequeno caminhão a família até a Califórnia, onde se diz que trabalho lá não falta. Durante a viagem eles passam por diversos tipos de provações e quando chegam na Terra Prometida descobrem que era um lugar bem pior do que aquele que tinham deixado.

 

DEPOIS DO VENDAVAL

Direção: John Ford
País: EUA
Ano: 1952
Nome Original: The Quiet Man

Após matar acidentalmente um adversário em uma luta de boxe, Sean Thornton (John Wayne) jurou largar as lutas. E, ao retornar para sua cidade natal na Irlanda, encontra a felicidade quando se apaixona pela impetuosa Mary Kate (Maureen O´Hara). Embora fortemente tentado a vestir novamente as luvas para enfrentar o irmão de Mary, o maior briguento da cidade, ele está determinado a nunca mais usar seus punhos. Mas quando Mary Kate e Sean se casam, o destino irá guiar o boxeador a novamente usar de sua força e habilidade. Indicado em sete categorias do Oscar, levou os prêmios de melhor fotografia e direção.

 

O HOMEM QUE MATOU FACÍNORA

Direção: John Ford
País: EUA
Ano: 1962
Nome Original: The Man Who Shot Liberty Valance

A cidade de Shinbone, no Velho Oeste, recebe a visita de Ransom Stoddard (James Stewart), senador que vai para o funeral de Tom Doniphon (John Wayne), vaqueiro do qual era muito amigo. Ao ser entrevistado por um repórter, Ransom começa a contar que sua fama começou quando ainda era um advogado recém-formado e Liberty Valance (Lee Marvin) matou um perigoso bandoleiro.

 

O CAVALO DE FERRO

Direção: John Ford
País: EUA
Ano: 1924
Nome Original: The Iron Horse

Homens enfrentam índios, bandidos e outros problemas durante a construção da primeira ferrovia transcontinental americana, que ligaria o leste ao oeste do país.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *