15 Filmes sobre Humanos Postos em Situação de Limite

Por Philippe Leão

Twitter: @Cineplotoficial
Instagram: @Cineplotoficial
Facebook: www.facebook.com/cineplot

Qual o seu limite? Essa é a questão desta lista do Cineplot. Até onde o humano está disposto a manter seus valores e a moralidade que os faz conviver em sociedade? Os limites por condições morais, espaciais, históricos e até mesmo por relações sociais entre indivíduos estão colocados aqui, mas em especial seu impacto psicológico. Confira alguns filmes que tratam da temática em questão.

 

Mas antes, confira nosso canal no YouTube!

 

Filmes sobre Humanos Postos em Situação de Limite

 

O Anjo Exterminador

Direção: Luis Buñuel
País: México
Ano: 1962
Nome Original: El Ángel Exterminador

Após uma extravagante e farta refeição, os convidados se sentem estranhamente incapazes de deixar a sala de jantar e, nos dias que se seguem, pouco a pouco, caem as máscaras de civilização e virtude e o grupo passa a viver como animais.

 

Limite

Direção: Mario Peixoto
País: Brasil
Ano: 1931
Nome Original: Limite

Um tema, uma situação e três histórias. O tema, a ânsia do homem pelo infinito, seu clamor e sua derrota. A situação, um barco perdido no oceano com três náufragos – um homem e duas mulheres. As três histórias são aquelas que os personagens mutuamente se contam. Na situação se esboça o tema que as três histórias desenvolvem. A tragédia cósmica se passa no barco. E para ele convergem as histórias.

 

Vergonha

Direção: Ingmar Bergman
País: Suécia
Ano: 1968
Nome Original: Skammen

Jan e Evan Rosenberg são dois músicos que vão viver em uma ilha para fugir da guerra civil que assola seu país. A vida corre sem problemas, mas logo soldados também chegam à localidade. O filme focaliza os sentimentos conflitantes dos personagens à medida que a guerra e a vida prosseguem.

 

Festa de Família

Direção: Thomas Vinterberg
País: Dinamarca
Ano: 1995
Nome Original: Festen

Patriarca (Henning Moritzen) de família dinamarquesa comemora seus 60 anos em grande estilo, reunindo a família num hotel de luxo. Mas uma revelação feita por seu filho pode estragar a festa.

 

4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias

Direção: Christian Mungiu
País: Romênia
Ano: 2007
Nome Original: 4 Luni, 3 Saptamâni Si 2 Zile

Em 1987, nos últimos dias do comunismo, Otilia (Anamaria Marinca) e Gabita (Laura Vasiliu) dividem um quarto num dormitório estudantil. Elas são colegas de classe na universidade de uma pequena cidade romena. Gabita está grávida e o aborto é ilegal no país. Otilia aluga um quarto num hotel barato. Lá elas recebem um certo Sr. Bebe (Vlad Ivanov), chamado para resolver a questão. Mas, ao saber que Gabita está com a gravidez mais adiantada do que havia informado, Sr. Bebe aumenta as exigências para o serviço. Ele cobra um preço que as duas não estão preparadas para pagar.

 

Ladrões de Bicicleta

Direção: Vittorio de Sica
País: Itália
Ano: 1948
Nome Original: Ladri di Biciclette

Confira a crítica de Ladrões de Bicicletas!

A história se passa logo após a Segunda Grande Guerra, com a Itália destruída e o povo passando necessidade. Ricci consegue um emprego após muita espera. Só que esse emprego, de colador cartazes na rua, lhe pedia como obrigação uma bicicleta. Ricci e sua mulher Maria conseguem um dinheiro para uma, possibilitando que ele realize o seu trabalho. Há também o menino Bruno, filho do casal. Fascinado por bicicletas, o menino cai de cabeça com o pai na busca pela bicicleta que lhes foi roubada, quando Ricci trabalhava apenas em seu primeiro dia.

 

Cisne Negro

Direção: Darren Aronofsky
País: EUA
Ano: 2010
Nome Original: Black Swan

Cisne Negro é um thriller psicológico ambientado no mundo do balé da Cidade de Nova York. Natalie Portman interpreta uma bailarina de destaque que se encontra presa a uma teia de intrigas e competição com uma nova rival interpretada por Mila Kunis. O filme faz uma viagem emocionante e às vezes aterrorizante à psique de uma jovem bailarina, cujo papel principal como a Rainha dos Cisnes acaba sendo uma peça fundamental para que ela se torne uma dançarina assustadoramente perfeita.

 

Relatos Selvagens

Direção: Damian Szifron
País: Argentina
Ano: 2014
Nome Original: Relatos Salvajes

Diante de uma realidade crua e imprevisível, os personagens deste filme caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. São seis episódios com pessoas vivendo situações-limite e respondendo violenta e inesperadamente a elas: uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens para um lugar fora de controle.

 

A Paixão de Joana D’arc

Direção: Carl Theodor Dryer
País: Dinamarca
Ano: 1928
Nome Original: La Passion de Jeanne d’Arc

França, século XV, Joana de Domrémy, filha do povo, resiste bravamente a ocupação de seu país. É presa, humilhada, torturada e interrogada de maneira impiedosa por um tribunal eclesiástico, que a levou, involuntariamente, a blasfemar. É colocada na fogueira e morre por Deus e pela França.

 

Vá e Veja

Direção: Elem Klimov
País: Rússia
Ano: 1985
Nome Original: Idi i Smotri

Impressionante e rigoroso filme russo. Um dos mais importantes dos últimos tempos. Vá e Veja é uma experiência de dor e perda. Considerado selvagem e lírico, o filme narra a trajetória de Florya, um jovem separado de seus comandantes durante a Segunda Guerra Mundial.

 

Dogville

Direção: Lars Von Trier
País: Dinamarca
Ano: 2003
Nome Original: Dogville

Anos 30, Dogville, um lugarejo nas Montanhas Rochosas. Grace (Nicole Kidman), uma bela desconhecida, aparece no lugar ao tentar fugir de gângsters. Com o apoio de Tom Edison (Paul Bettany), o auto-designado porta-voz da pequena comunidade, Grace é escondida pela pequena cidade e, em troca, trabalhará para eles. Fica acertado que após duas semanas ocorrerá uma votação para decidir se ela fica. Após este “período de testes” Grace é aprovada por unanimidade, mas quando a procura por ela se intensifica os moradores exigem algo mais em troca do risco de escondê-la. É quando ela descobre de modo duro que nesta cidade a bondade é algo bem relativo, pois Dogville começa a mostrar seus dentes. No entanto Grace carrega um segredo, que pode ser muito perigoso para a cidade.

 

Império dos Sentidos

Direção: Nagisa Oshima
País: Japão
Ano: 1976
Nome Original: Ai no Korîda

A história de uma ex-prostituta que envolve-se em um caso de amor obsessivo com o senhorio de uma propriedade onde ela trabalha como criada. O que começa como uma diversão inconseqüente transforma-se em uma paixão que ultrapassa quaisquer limites.

 

Marketa Lazarova

Direção: Frantsek Vlácil
País: Tchecoslováquia
Ano: 1967
Nome Original: Marketa Lazarová

Marketa Lazarova é um épico medieval poderoso, situado no século Xlll. Baseado na obra do escritor Vladislav Vancura, o filme segue a rivalidade entre dois clãs guerreiros, os Kozliks e os Lazars, assim como o amor condenado dos filhos dos rivais, Mikolas Kozlik e Marketa Lazarova. Com reminiscências da obra de Tarkovski e Kurosawa, fundado sobre a rica tapeçaria da ficção tcheca, este filme ambicioso e cheio de camadas é a coroação de Vlácil e um dos marcos do cinema mundial.

 

Contra a Parede

Direção: Fatih Akin
País: Alemanha; Turquia
Ano: 2004
Nome Original: Gegen die Wand

Sibel (Sibel Kekilli) é uma bela muçulmana de 20 anos. Em uma clínica de recuperação, após uma tentativa de suicídio, ela conhece Cahit (Birol Ünel), um turco quarentão e sua vida sofre uma reviravolta.

 

Amor

Direção: Michael Haneke
País: Áustria; França
Ano: 2012
Nome Original: Amour

Estrelado por dois ícones do cinema francês – Emmanuelle Riva, 85 anos, e Jean-Louis Trintignant, 81, “Amour” trata da relação de um casal de idosos que tem de lidar com a proximidade da morte.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *