2# REVISTA CINEPLOT – O Cinema da Boca do Lixo

2ª EDIÇÃO DA REVISTA CINEPLOT

Tema: O Cinema da Boca do Lixo
AGOSTO – 2017

 

Convidados Especiais:

Afrânio Vital:

Afranio Vital é Cineasta. Dirigiu 15 curtas metragens e 3 longas: Os Noivos, Longa Noite do Prazer e Estranho Jogo do Sexo. Esta sendo homenageado pelo conjunto de sua obra, este ano, na atual mostra do Curta Circuito em Belo Horizonte além de ter sido motivo da biografia Esfinge Negra a História do Cineasta Afrânio Vital pela Editora Laços de Carlos Ormond

Alfredo Sternheim:

Alfredo Sternheim é diretor e roteirista conhecido por filmes como Violência na Carne, Paixão na Praia, Lucíola e, principalmente, Anjo Loiro.

A carreira de Sternheim iniciou ainda na antiga Vera Cruz, quando trabalhou como assistente do consagrado diretor brasileiro Walter Hugo Khouri. Assim sendo, Sternheim é um artista que migrou do cinema de estúdio para a Boca do Lixo, local onde, com muito esforço, construiu sua obra.

Hoje o diretor permanece tendo a função de jornalista, sendo crítico de Cinema.

Andrea Ormond:

Andrea Ormond é escritora, curadora e crítica de cinema. Autora da trilogia “Ensaios de Cinema Brasileiro – Dos Filmes Silenciosos ao Século XXI”. Mantém desde 2005 o blog Estranho Encontro, exclusivamente sobre cinema brasileiro. Escreve na revista Cinética, além de colaborar na Folha de São Paulo, tendo participado das revistas Filme Cultura, Rolling Stone, Teorema e em diversas coletâneas e catálogos de mostras.

Beatriz Saldanha:

Beatriz Saldanha é pesquisadora, crítica e curadora de cinema. Mestra em Comunicação Audiovisual pela UAM e integrante da Aceccine, tem artigos publicados em livros de cinema e catálogos de mostras, como Curta Circuito e Outros Cinemas. Estuda o papel da mulher nos filmes de terror e a contribuição das realizadoras brasileiras ao longo da história. Assinou a curadoria das mostras Trash Goiânia e Olhar do Ceará. Atualmente escreve para as revistas eletrônicas Interlúdio e Rocinante.

Carlos Primati:

Carlos Primati é jornalista, tradutor e crítico, especializado em cinema fantástico em geral. Pesquisa o horror, a ficção científica e a fantasia no cinema brasileiro. Organizou a obra de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, e idealizou as mostras Horror no Cinema Brasileiro e Macabros: O Novo Cinema de Horror Brasileiro. Colabora com diversas coletâneas e catálogos e escreveu sobre cinema brasileiro nas revistas Filme Cultura, Preview e Trip.

Donny Correia:

Donny Correia é poeta, crítico, mestre e doutorando em Estética e História da Arte pela USP. É autor de, entre outros, Balletmanco (prosa poética, 2009), Zero nas veias (poesia, 2015) e Cinematographos de Guilherme de Almeida (organizado em parceria com Marcelo Tápia, 2016). Membro do Cinemascope.

Um comentário em “2# REVISTA CINEPLOT – O Cinema da Boca do Lixo

  • 7 de agosto de 2017 em 23:17
    Permalink

    Gostei muito dessa edição e da anterior, e tenho tentado assistir a maioria dos filmes discutidos que ainda não vi. Espero que antes mesmo de eu terminar já saia outra edição.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *