10 Filmes para Conhecer o Cinema de David Cronenberg

Por Leonardo Carvalho

 

O Kafka do cinema, o grande metamorfoseador da sétima arte. O canadense David Cronenberg chamou a atenção do mundo dos filmes ao expor em suas narrativas diversas ramificações da psicologia e da literatura. O cineasta é muito Kafka, como podemos ver em “A Mosca” e em “Mistérios e Paixões”, mas possui, outrossim, seu lado freudiano, enxergado com muita complexidade em “Os Filhos do Medo” e em “Calafrios”.

Se o diretor chamou a atenção pela complexidade das tramas, muito bem compostas e discutidas em imagens, pode-se dizer, igualmente, que muitos o conhecem, e às vezes tomam distância dele, pelo clima de loucura enfrentando por suas películas. “Crash” e “Cosmópolis” deixam isso claro ao trazerem desafios um tanto esquisitos pelos principais personagens. Em outro caso, ainda mais intenso no quesito alucinação, muito por causa da atmosfera nonsense, temos, mais uma vez, “Mistérios e Paixões”, talvez a película mais bizarra do cineasta.

Muito mais do que isso, Cronenberg chama a atenção por ser dono de um cinema muito underground, sobretudo no seu início de carreira. Quando mais maduro, ele não abdicou desse estilo: em “A Mosca” prevalece o clima de “filme B” – é, na verdade, uma refilmagem primorosa de um “filme B” -, enquanto que em “Videodrome” a sensação de obra caseira condiz perfeitamente sobre a proposta. Muito mais do que tudo o que foi dito agora, Cronenberg é um gigante do cinema da América da Norte, com certeza um dos maiores. Não é adorado pelo Oscar, tampouco por grandes públicos; quem é do convencional cinema hollywoodiano passa longe dele, senão será engolido por uma cinematografia de incômodo, por uma cinematografia em que muito estômago e cérebro são necessários, visto que a brutalidade em suas narrativas não poupam o público.

 

Filmes para Conhecer o Cinema de David Cronenberg

 

Os Filhos do Medo

País: Canadá

Ano: 1979

Nome Original: The Brood

Confira a crítica:

 

Enquanto sua esposa sofre com problemas mentais, um psiquiatra tenta desvendar técnicas psicológicas não convencionais para tratá-la. Incentivada e retirar de si os seus medos, a mulher passa a desenvolver estranhos processos de somatização, gerando criaturas de forma anormal.

 

Mistérios e Paixões

 

País: Estados Unidos / Canadá

Ano: 1991

Nome Original: Naked Lunch

Confira a crítica:

Nova York, 1953. Bill Lee (Peter Weller) quer ser escritor, mas ele extermina insetos para pagar suas contas. Bill está tendo problemas no trabalho, correndo o risco inclusive de perder o emprego, pois freqüentemente esgota seu estoque de inseticida. Porém, a verdade é que Joan (Judy Davis), sua esposa, está viciada no “barato” que este pó lhe causa. Quando Bill, estimulado pela mulher, experimenta esta substância ele entra em um processo interminável de “viagens”, nas quais máquinas de escrever se transformam em enormes insetos falantes.

 

Crash – Estranhos Prazeres

País: Canadá / Reino Unido

Ano: 1996

Nome Original: Crash

Confira a crítica:

James Ballard (James Spader) se envolve em um terrível acidente automobilístico que acaba atingido outro carro no qual está um casal. O homem morre e a mulher fica bastante ferida, mas após o trauma e a raiva inicial ela acaba se tornado amante de James. Ao mesmo tempo passam a freqüentar um grupo que tem como fetiche a reconstituição de acidentes de carros, nos quais famosas pessoas morreram. No entanto, estas reconstituições são propositadamente feitas sem nenhuma norma de segurança, aumentando sensivelmente o risco para quem participa da simulação e criando um clima de grande excitação para a platéia. A descoberta deste estranho prazer acaba atingindo a esposa de James e as relações sexuais tendem a serem quase sempre dentro de automóveis.

 

Gêmeos, Mórbida Semelhança

País: Canadá / Estados Unidos

Ano: 1988

Nome Original: Dead Ringers

Os gêmeos Beverly (Jeremy Irons) e Elliot (Jeremy Irons) possuem uma clínica particular especializada em fertilidade feminina. Determinada a engravidar, a atriz Claire Niveau (Geneviève Bujold) recorre a casa de saúde, onde descobre ter o útero tricervical. Fascinado pelo masoquismo da atriz, Elliot dorme com ela. Costume dos irmãos o compartilhamento de pacientes, Beverly também fica com Claire. Ao contrário de seu irmão, Beverly se apaixona pela dama, e incentivado por ela, inicia o uso de drogas.

 

Senhores do Crime

País: Reino Unido / Canadá / Estados Unidos

Ano: 2007

Nome Original: Eastern Promises

Anna (Naomi Watts) é uma parteira que trabalha em um hospital de Londres. Um dia ela testemunha a morte de uma jovem, durante um parto realizado em pleno Natal. Ela decide dar a notícia de seu falecimento pessoalmente, o que a faz pesquisar sobre sua identidade e família. A busca acaba colocando-a em contato com o lucrativo tráfico do sexo, comandado por uma organização criminosa da Rússia. Logo Anna conhece Nikolai (Viggo Mortensen), um homem violento e misterioso que é mais do que aparenta.

 

Mapa para as Estrelas

País: Estados Unidos / Canadá

Ano: 2014

Nome Original: Maps to the Stars

Agatha Weiss (Mia Wasikowska) acabou de chegar a Los Angeles e logo conhece Jerome Fontana (Robert Pattinson), um jovem motorista de limusine que sonha se tornar ator. Eles começam a sair juntos e flertar um com o outro, por mais que Agatha mantenha segredo sobre seu passado. Não demora muito para que ela comece a trabalhar para Havana Segrand (Julianne Moore), uma atriz decadente que está desesperada para conseguir o papel principal da refilmagem de um sucesso estrelado por sua mãe, décadas atrás. Paralelamente, o garoto Benjie Weiss (Evan Bird) enfrenta problemas ao lidar com seu novo colega de elenco, já que é a estrela principal de uma série de TV de relativo sucesso. Entretanto, como esteve internado recentemente, está sob a atenção especial de sua mãe (Olivia Williams) e dos produtores da série, que temem um escândalo.

 

Videodrome – A Síndrome do Vídeo

País: Canadá

Ano: 1983

Nome Original: Videodrome

Confira a crítica:

Max Renn (James Woods), dono de uma pequena emissora de televisão a cabo, capta imagens de pessoas torturadas e mortas. Logo ele descobre que a transmissão se chama Videodrome, é gerada em Pittsburgh e é muito mais que um mórbido show. Trata-se de um experimento que usa a televisão para alterar permanentemente as percepções das pessoas, causando sérios danos no cérebro.

 

A Mosca

País: Estados Unidos

Ano: 1986

Nome Original: The Fly

Confira a crítica:

O cientista Seth Brundle (Jeff Goldblum) testa uma máquina de teletransporte de matéria e inadvertidamente permite que uma mosca entre na câmara junto com ele. Quando se dá a reintegração, o DNA de Seth funde com o do inseto, dando início a uma perigosa mutação genética. A transformação é testemunhada pela jornalista Veronica Quaife (Geena Davis).

 

Scanners, Sua Mente Pode Destruir

País: Canadá

Ano: 1981

Nome Original: Scanners

Nascidos de uma experiência em laboratório, os Scanners são pessoas com grandes poderes telecinéticos, capazes inclusive de matar com a força de suas mentes. Darryl Revok (Michael Ironside) é o mais poderoso de todos os Scanners, e está à frente do movimento deles de dominar o mundo. O doutor Paul Ruth (Patrick McGoohan) consegue encontrar um Scanner que Revok ainda não encontrou. Ele converte ele para a sua causa, para destruir o movimento dos Scanners.

 

Calafrios

País: Canadá

Ano: 1975

Nome Original: Shivers

Em uma ilha canadense, um perigoso parasita se espalha entre os moradores de um condomínio residencial. Os que se infectam com o vírus, criado em laboratório, se tornam extremamente violentos e apresentam um ávido apetite sexual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *