8 Filmes para Conhecer o Cinema de Abbas Kiarostami

Por Philippe Leão

Twitter: @Cineplotoficial
Instagram: @Cineplotoficial
Facebook: www.facebook.com/cineplot

 

Um dos diretores mais importantes do elogiadíssimo cinema iraniano, Abbas Kiarostami apresenta obras de caráter existencialista e poética, influenciando a maioria dos diretores que o sucederiam em seu país. Confira uma lista de filmes para ingressar na obra de um dos mais importantes diretores iranianos.

 

8 Filmes para Conhecer o Cinema de Abbas Kiarostami

 

Close Up

Direção: Abbas Kiarostami
Nome Original: Nema-ye Nazdik

Jovem cinéfilo apaixonado pelo trabalho do diretor iraniano Mohsen Makhmalbaf acaba preso ao se fazer passar pelo famoso diretor e vai a julgamento, acusado por uma família rica de falsidade ideológica, roubo e extorsão.

 

Gosto de Cereja

Direção: Abbas Kiarostami
Nome Original: Ta’m e Guilass

Acompanhamos o Sr. Badii, que viaja de carro pelos campos de Teerã. Ele está procurando um trabalhador, alguém que esteja disposto a ajudá-lo num plano que reflete toda a sua amargura e solidão.

 

Vida e Nada ou E a Vida Continua

Direção: Abbas Kiarostami
Nome Original: Zendegi va digar hich

Kiarostami volta a Koker para registrar as conseqüências de um terremoto que dizimou parte da população. O filme trata de um diretor de cinema (alter-ego do próprio Abbas) retornando ao local das filmagens de “Onde Fica a Casa do Meu Amigo?” para descobrir se o garoto protagonista sobreviveu à tragédia. Acompanhamos todo o trajeto do personagem em busca do menino, perguntando aqui e ali, ouvindo histórias, tomando água, cuidando do filho, tentando subir morros íngremes com o carro.

 

Onde Fica a Casa do Meu Amigo

Direção: Abbas Kiarostami
Nome Original: Khane-ye doust kodjast?

O garoto Ahmad, ao fazer seu dever de casa, percebe que pegou o caderno de seu amigo por engano. Sabendo que o professor exige que as tarefas sejam feitas no caderno, escapa das vistas de sua mãe e parte em busca do colega. Ele vai até uma vila nos arredores com o intuito de encontrá-lo para devolver o caderno.

Continue na próxima página!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *