12 Filmes sobre Amor e Obsessão

Por Philippe Leão

Twitter: @Cineplotoficial
Instagram: @Cineplotoficial
Facebook: www.facebook.com/cineplot

A obsessão de configura a partir da preocupação exagerada com alguma coisa. O comportamento, em determinados graus, determina a conduta da pessoa obsessiva em uma constante perseguição à pessoa obcecada. As ações obsessivas geralmente são conduzidas contra a vontade da pessoa obcecada. Os relacionamentos abusivos estão intimamente ligados a esse tipo de comportamento.

A ligação do amor com a obsessão está vinculado a ideia do amor como posse, o comportamento em relação a outra pessoa, podendo ser reciproca ou não, estando em um relacionamento ou não. A organização de suas vidas em função do parceiro é uma clara manifestação do amor obsessivo. Contudo, as atividades são direcionadas para o interesse amoroso da pessoa obsessiva, contrariando as vontades do parceiro. Imagine, por exemplo, em Um Corpo que Cai. O personagem vivido por James Stewart vive em uma perseguição compulsiva à Kim Novak. O amor ardente que existe entre os dois se transforma em um relacionamento extremamente abusivo, que conduz as ações de Stewart e limitam a liberdade de Novak.

Uma vez não correspondido, a desilusão amorosa de uma pessoa obsessiva pode se manifestar em uma constante perseguição, transformando-se em um stalker.

 

Filmes sobre Amor e Obsessão

As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant

Direção: Rainer Werner Fassbinder
Ano: 1972
País: Alemanha
Nome Original: Die Bitteren Tränen der Petra von Kant

Adaptado da peça homônima do próprio Fassbinder, Petra von Kant é uma estilista de sucesso extremamente arrogante e egocêntrica, que tem como única pessoa próxima sua secretária. Num dia, ela se apaixona por uma jovem aspirante à modelo chamada Karin, que vai morar em sua casa e usá-la até não precisar mais.

 

A Ilha

Direção: Kim Ki Duk
Ano: 2000
País: Coréia do Sul
Nome Original: Seom

Depois de perder a inocência, uma mulher deixa de falar. Como um pássaro em uma gaiola, vive numa ilha num sítio remoto onde dá bebidas aos pescadores e os consola nas horas de aborrecimento. A chegada à ilha de um pescador com vontade de se suicidar vai quebrar-lhe a rotina. Apesar de o ter salvado da morte e de ser a sua amante, a mulher não consegue prendê-lo à sua realidade.

 

Cega Obsessão

Direção:  Yasuzo Masumura
Ano: 1969
País: Japão
Nome Original: Moju

Um escultor cego obcecado por uma modelo, a aprisiona em seu ateliê. Acreditando ter criado uma nova forma de arte tátil, ele e a modelo se envolvem numa alucinada e sadomasoquista relação, entre o erotismo, arte e a morte. Baseado num conto de Edogawa Rampo, pai dos romances policiais nipônicos dos anos de 1920 a 1960.

 

Fale com Ela

Direção: Pedro Almodóvar
Ano: 2002
País: Espanha
Nome Original: Hable con Ella

O filme trata do amor e da amizade a partir da historia de dois homens cujas vidas se cruzam no hospital onde estão internadas as mulheres que eles amam. O primeiro é Benigno, o enfermeiro de Alícia, em coma há quatro anos. O outro é Marco, um jornalista que vela por sua amada, a toureira Lydia. Com uma trilha sonora e fotografia impecáveis, este filme vencedor do Oscar de melhor roteiro entrou para a galeria de grandes obras de Almodóvar.

Continue na próxima página!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *