12 Filmes Anti-guerra que você precisa assistir

Por Philippe Leão

Twitter: @Cineplotoficial
Instagram: @Cineplotoficial
Facebook: www.facebook.com/cineplot

(3/3)

Nesta lista os simplórios filmes que retratam as guerras não tem vez, e aqui, também, a temática tende a focar nos conflitos que se passam em quaisquer guerras históricas. O objetivo é listar as obras fílmicas que fazem oposição às guerras seja por meio de denúncias das malezas dos conflitos, da propaganda belicista, da ideologia militar, da tirania do Estado, da farsa ideológica do patriotismo ou nacionalismo radical e da matança arbitrária que gira entorno da guerra. O foco é apresentar a humanização das pessoas, deixando de lado as diferenças raciais e culturais.

Se você achou que algum filme ficou de fora, deixe sua indicação juntamente com um comentário categórico. Discussões saudáveis são bem vindas!

Filmes Anti-guerra que você precisa assistir

 

A Grande Ilusão

Direção: Jean Renoir
Ano: 1937
País: França
Nome Original: La Grand Illusion

Durante a Primeira Guerra Mundial, num campo de prisioneiros na fronteira franco-alemã, as dificuldades levam homens antes inimigos a se unirem. Os gestos de solidariedade prevalecem sobre o conceito de nacionalidade e razões políticas. As ligações entre os dois oficiais inimigos parecem mais fortes que as de soldados de um mesmo exército.

 

Inferno no Pacífico

Direção: John Boorman
Ano: 1968
País: Estados Unidos
Nome Original: Hell in the Pacific

Numa pequena ilha do Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial, um oficial da Marinha do Império Japonês e um fuzileiro dos Estados Unidos travam uma batalha atípica – armados de paus e pedras. Sozinhos na ilha e separados pela guerra que assola o mundo, o japonês e o estadunidense lutam entre si pela sobrevivência. Mas aos poucos eles vão superando suas diferenças – ou melhor, resolvem dar uma trégua – para se unir e construir alguma jangada para poderem sair daquela ilha.

 

Além da Linha Vermelha

Direção: Terrence Malick
Ano: 1998
País: Estados Unidos
Nome Original: The Thin Red Line

Durante a Segunda Guerra Mundial, numa ilha no pacífico, um grupo de jovens soldados é enviado para suprir e aliviar as esgotadas unidades da marinha. Lá eles se deparam com um terror da qual nem imaginavam, contudo mesmo naquele cenário perturbador surgem laços de fraternidade. Dentre eles, há um soldado que vem refletindo o significado de sua existência e o sentido daquela guerra.

 

Os Campos Voltarão

Direção: Ermanno Olmi
Ano: 2014
País: Itália
Nome Original: Torneranno I Prati

No final da Primeira Guerra Mundial, um grupo de soldados italianos enfrenta os horrores da guerra. A tensão aumenta entre os homens, que aguardam novas ordens, sem saber até quando vão sobreviver.

______________________________________________

CORRE LÁ E CONFERE O CANAL NO YOUTUBE

3 comentários em “12 Filmes Anti-guerra que você precisa assistir

  • 12 de abril de 2017 em 00:35
    Permalink

    não gostei desse negocio de varias paginas para ver todos os filmes

    Resposta
  • 12 de abril de 2017 em 13:54
    Permalink

    Faltou ‘A infância de Ivan’!

    Resposta
  • 12 de abril de 2017 em 19:14
    Permalink

    Johnny Got His Gun é incrível, Brilhante. Ainda me pego pensando nele. Pretendo ver alguns outros dessa lista (:

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *