12 Filmes Anti-guerra que você precisa assistir

Por Philippe Leão

Twitter: @Cineplotoficial
Instagram: @Cineplotoficial
Facebook: www.facebook.com/cineplot

(2/3)

Nesta lista os simplórios filmes que retratam as guerras não tem vez, e aqui, também, a temática tende a focar nos conflitos que se passam em quaisquer guerras históricas. O objetivo é listar as obras fílmicas que fazem oposição às guerras seja por meio de denúncias das malezas dos conflitos, da propaganda belicista, da ideologia militar, da tirania do Estado, da farsa ideológica do patriotismo ou nacionalismo radical e da matança arbitrária que gira entorno da guerra. O foco é apresentar a humanização das pessoas, deixando de lado as diferenças raciais e culturais.

Se você achou que algum filme ficou de fora, deixe sua indicação juntamente com um comentário categórico. Discussões saudáveis são bem vindas!

Filmes Anti-guerra que você precisa assistir

 

Nascido Para Matar

Direção: Stanley Kubrick
Ano: 1987
País: Estados Unidos
Nome Original: Full Metal Jacket

Ambientado no desenrolar da Guerra do Vietnã, um excêntrico sargento treina exaustivamente os recrutas, com intuito de transmutá-los em máquinas de guerra para combater na distante guerra. Na primeira parte do filme o espectador acompanha as profundas transformações psíquicas ocorridas nos jovens recrutas que vão ingressar no Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. Logo após o treinamento, eles são enviados para a guerra e lá se deparam com seus horrores. Empregando-se de um humor sarcástico e com incisivas críticas ao processo de desumanização provocada pelas guerras, Nascido Para Matar consegue ir além dos seus contemporâneos filmes que retrata o mesmo conflito.

 

Vá e Veja

Direção: Elem Klimov
Ano: 1985

País: União Soviética
Nome Original: Idi i Stromi (Иди и смотри)

Em 1943, na Bielorrússia, o ingênuo jovem camponês Florya é atraído a entrar no desaparelhado grupo de guerrilheiros soviéticos que lutam contra os nazistas. Em confronto com os alemães, o garoto é deixado para trás e decide voltar ao seu vilarejo. Ao chegar lá, depara-se com o resultado de um massacre. Profundamente impactado, Florya passar a vagar sem rumo, e presenciando cenas cada vez mais desumanas praticadas pelos nazistas.

 

Doutor Fantástico

Direção: Stanley Kubrick
Ano: 1964
País: Estados Unidos / Reino Unido
Nome Original: Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb

Um insano general estadunidense acredita que os soviéticos estão sabotando os reservatórios de água dos Estados Unidos e resolve fazer um ataque anticomunista, bombardeando a União Soviética para se livrar dos “vermelhos”. Com as comunicações interrompidas, ele é o único que possui os códigos para parar as bombas e evitar o que provavelmente seria o início da Terceira Guerra Mundial ou, mais precisamente, do fim do mundo. Neste filme, Kubrick faz uma sátira crítica sobre uma possível consequência dos impasses políticos durante a Guerra Fria.

 

Pelo Rei e Pela Pátria

Direção: Joseph Losey
Ano: 1964
País: Reino Unido
Nome Original: King & Country

Durante a Primeira Guerra Mundial, um soldado é acusado de deserção. O oficial designado para defendê-lo no corte marcial descobre que existem muitos fatores obscuros no caso.

Continue na próxima página!

3 comentários em “12 Filmes Anti-guerra que você precisa assistir

  • 12 de abril de 2017 em 00:35
    Permalink

    não gostei desse negocio de varias paginas para ver todos os filmes

    Resposta
  • 12 de abril de 2017 em 13:54
    Permalink

    Faltou ‘A infância de Ivan’!

    Resposta
  • 12 de abril de 2017 em 19:14
    Permalink

    Johnny Got His Gun é incrível, Brilhante. Ainda me pego pensando nele. Pretendo ver alguns outros dessa lista (:

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *