15 Filmes para Conhecer o Cinema de Jean Renoir

Por Matheus Petris

Twitter: @Cineplotoficial
Instagram: @Cineplotoficial
Facebook: www.facebook.com/cineplot

Jean Renoir, o cineasta do real. Por muitos, um dos maiores da história do cinema e o melhor no que se propôs a fazer. Seu cinema é único, vive até hoje. Toda a realidade retratada nos filmes de Renoir, sejam Franceses ou Estadunidenses, ainda ecoam, ainda nos fazem querer revisitá-los de mês em mês. Ele, que foi o estopim para o desenvolvimento do Neo-Realismo Italino e, consequentemente, dos outros movimentos do real, fez antes de todos esses movimentos, os melhores filmes – mesmo sem participar. Foi profético também no que diz respeito a Nouvelle Vague – fez com que Bazin previsse o movimento, analisando justamente sua obra. Jean Renoir foi um cineasta pouco popular no que diz respeito a bilheteria, tendo poucos de seus filmes gerando lucros exorbitantes, porém, sua técnica e sentimento sempre eram maiores e mais importantes do que isso, e assim, conseguiu fazer diversas obras primas.

A lista a seguir contempla 15 filmes para conhecer um pouco mais do cinema Renoriano, mesmo que muitos filmes não estejam na lista é um bom começo para conhecer esse maravilhoso cineasta.

 

O Rio Sagrado

Três adolescentes moram próximas de um grande rio na Índia. Harriet é a mais velha de uma família de ingleses; Valerie é a única filha de um industrial norte-americano; e Melanie, tem um pai americano e uma mãe indiana. Um dia, um homem aparece e se torna o primeiro amor das três.

País: Estados Unidos

Nome Original: The River

 

A Regra do Jogo

O aviador André Jurieux bateu recordes de vôo, mas só consegue pensar em sua amada Christine, mulher do aristocrata Robert de la Cheyniest. Jurieux consegue com um amigo um convite para a casa de campo em que o casal está dando uma grande festa de caça. Os sorrisos cordiais dos convidados escondem, porém, segredos e sentimentos, e o resultado disso é um assassinato.

País: França

Nome Original: La Règle du Jeu

 

A Carruagem de Ouro

No Século 18, a atriz Camilla viaja pela América do Sul como a estrela principal de uma companhia de teatro e se envolve com três homens. Uma das principais obras na filmografia do cineasta.

País: França

Nome Original: Le Carrosse D’Or

 

A Grande Ilusão

Durante a Primeira Guerra Mundial, num campo de prisioneiros na fronteira franco-alemã, as dificuldades levam homens antes inimigos a se unirem. Os gestos de solidariedade prevalecem sobre o conceito de nacionalidade e razões políticas. As ligações entre os dois oficiais inimigos parecem mais fortes que as de soldados de um mesmo exército.

País: França

Nome Original: La Grande Illusion

 

A Besta Humana

 

Baseado no romance de Émile Zola, Séverine, a mulher do chefe de uma estação ferroviária, se relaciona com um maquinista para que ele esconda seu envolvimento em um assassinato.

País: França

Nome Original: La Bête Humaine

 

O Submundo

O filme se passa em uma pensão barata de Paris, onde vivem os personagens centrais, um ladrão e um ex-nobre, agora reduzido à pobreza por seu vício no jogo. Em um mundo de miséria, corrupção e charlatanice, Renoir consegue mostrar a possibilidade do amor, da compaixão e da poesia.

País: França

Nome Original: Les bas-fonds

 

Segredos de Alcova

Celestine é contratada como camareira e decide usar sua beleza para seduzir um homem rico e subir na vida. Mas quando o motorista se apaixona por ela, seus planos podem vir por água abaixo.

País: Estados Unidos

Nome Original: The Diary of a Chambermaid

 

Boudu, Salvo das Águas

Boudu é um vagabundo de rua que se joga no rio Sena mas acaba resgatado por Lestingois, um cavalheiro que lhe dá abrigo. Mesmo com tal hospitalidade, Boudu continua preguiçoso, sujo e sendo um mau hóspede.

País: França

Nome Original: Boudu Sauvé des Eaux

 

A Cadela

Infeliz no casamento, Maurice Legrand se apaixona pela jovem Lulu, uma prostituta, de quem se torna amante. Porém, ela só aceita o relacionamento pelo dinheiro de Maurice, já que está envolvida com o gigolô Dede.

País: França

Nome Original: La Chienne

 

O Testamento do Dr. Cordelier

Num subúrbio da zona oeste de Paris, mora o psiquiátra Dr. Cordelier, referência mundial em pesquisas evançadas sobre o comportamento humano. Uma de sus experiências é vista com desconfiança pelos seus colegas de trabalho. Não satisfeito, com a falta de apoio dos amigos, resolve levar suas pesquisas as últimas consequências, levando pavor e mistério por toda Paris.

País: França

Nome Original:  Le testament du Docteur Cordelier

 

French Can Can

Em 1890, o Cancan ainda está na moda, mas nem os shows da dançarina Lola ajudam o Café Le Paravent Chinois a sair da decadência. Henri, amante de Lola e dono do Café, tem a idéia de popularizar a dança no bairro boêmio de Montmarte. Ele conhece Nini, uma lavadeira com o dom natural da dança. Os problemas começam quando Lola fica enciumada com Nini.

País: França

Nome Original: French Can Can

 

A Marselhesa

Neste épico sobre a Revolução Francesa, Jean Renoir traz a perspectiva para os olhos de dois personagens que ajudaram os revolucionários na Queda da Bastilha, mostrando o contraste da miséria absoluta do povo com os caprichos opulentos de Luiz 16.

País: França

Nome Original: La Marseillaise

 

Le Déjeuner sur l’herbe

Etienne Alexis, um candidato a presidente da nova Europa, é um cientista que promove a inseminação artificial como melhoria social e terapia para eliminar a paixão.

País: França

Nome Original: Le Déjeuner sur l’herbe

 

O Segredo do Pântano

Tom Keefer é um homem erroneamente condenado por assassinato e sentenciado à morte na forca. Ele fugiu da prisão e está escondido no Pântano Okefenokee, na Geórgia. Keefer dedica sua vida à busca do verdadeiro assassino para poder limpar seu nome. Ben Ragan, um caçador, está à procura de seu cão, quando encontra Keefer escondido no pântano. Ben acredita na história de que Keefer foi falsamente acusado. Os dois passam a caçar colocando armadilhas juntos, e Ben vende as peles. Keefer pede a Ben para entregar sua parte do dinheiro da venda das peles à sua filha, Julie. Ben acaba se apaixonando por Julie, provocando a ira da namorada de Ben, Mabel, que conta às autoridades o segredo de Keefer.

País: França

Nome Original: Swamp Water

 

Estranhas Coisas de Paris

Elena, a jovem viúva de um príncipe polaco, vai viver em Paris julgando poder obter o maior sucesso junto aos homens. Uma vez este objetivo alcançado, abandona-os. Decide assim vir a ser a musa do general Rollan, o ministro de guerra, que será traído por um golpe de estado tramado por seus oficiais. Mas um deles, o Conde de Chevincourt, igualmente apaixonado por Elena, faz abortar a conspiração ganhando o seu amor.

País: França

Nome Original: Elena et les hommes

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *