10 Filmes para Conhecer o Cinema de Rainer Werner Fassbinder

Por Philippe Leão

Rainer Werner Fassbinder foi um jovem diretor dos mais importantes do chamado Novo Cinema Alemão, movimento de retomada depois da devastação ao modelo artístico promovido pela Alemanha Nazista – nesse período houve um forte investimento em cinema, mas como arma ideológica.

O diretor estava preocupado com narrativas que, dentre outras coisas, demonstravam a construção da nova Alemanha que vinha surgindo e as mazelas deixadas pelo III Reich. Como característica também está a presença de personagens homosexuais, sejam principais ou coadjuvantes.

Confira uma lista de filmes importantes para conhecer o trabalho do diretor!

 

As Lagrimas Amargas de Petra von Kant

Nome original: Die Bitteren Tränen der Petra von Kant

Adaptado da peça homônima do próprio Fassbinder, Petra von Kant é uma estilista de sucesso extremamente arrogante e egocêntrica, que tem como única pessoa próxima sua secretária. Num dia, ela se apaixona por uma jovem aspirante à modelo chamada Karin, que vai morar em sua casa e usá-la até não precisar mais.

 

Lola

Nome original: Lola

Anos 50. Von Bohm (Armin Mueller-Stahl) é um homem sério e moralista, que é o chefe do setor de Edificações de uma pequena cidade alemã. Dele depende a liberação para que o cínico magnata Schukert (Mario Adorf) inicie uma obra que beneficiará os empresários locais. Von Bohm tenta barrar os contatos ilícios de Schukert, até descobrir que a namorada dele é a cantora de cabaré Lola (Barbara Sukowa). Percebendo o interesse de Von Bohm, Suckert passa a usar Lola para conseguir a aprovação de seu projeto.

 

O Desespero de Veronika Voss

Nome original: Die Sehnsucht der Veronika Voss

Vencedor do Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim, O Desespero de Veronika Vöss é umas das obras-primas do cineasta alemão R. W. Fassbinder. Munique, 1955. Um locutor esportivo conhece a decadente atriz Veronika Voss, uma antiga estrela da UFA, a empresa cinematográfica da Alemanha Nazista. Ele começa investigar o seu passado e as razões que a levaram a se viciar em morfina. Inspirando-se nos melodramas de Douglas Sirk e em O Crepúsculo dos Deuses, de Billy Wilder, Fassbinder realizou um filme de rara beleza, que conclui sua trilogia sobre a Alemanha dos anos 50, formada ainda por Lola e O Casamento de Maria Braun.

 

O Casamento de Maria Braun

Nome original: Die Ehe der Maria Braun

A ascensão de Maria, prostituta durante a Segunda Guerra e influente mulher de negócios na Alemanha massacrada do pós-guerra. Uma metáfora sobre a história recente do país que abriu as portas do mercado de cinema ao diretor.

 

O Medo Devora a Alma

Nome original: Angst Essen Seele Auf

Emmi, uma viúva de 60 anos entra em um bar de Munique para escapar da chuva.É convidada por Ali, um negro muçulmano e 20 anos mais novo que ela, para dançar.O que leva Emmi a convidar Ali para passar a noite em seu apartamento e depois os dois começam a namorar.Mas todos a sua volta questionam e desprezam o relacionamento de ambos.

 

Num Ano de Treze Luas

Nome original: In einem Jahr mit 13 Monden

Este filme acompanha os últimos cinco dias de vida de Erwin Weishaupt (Volker Spengler). Apaixonado por seu sócio Anton Saitz (Gottfried John), que não é gay, ele decide mudar de sexo e se tornar Elvira, mas a mudança de sexo não o deixa feliz.

 

Lili Marlene

Nome original: Lili Marleen

Ao gravar a canção “Lili Marlene”, Wilkie (Hanna Schygulla) se torna a cantora mais popular da Alemanha de Hitler. Mas mesmo no auge da fama, não encontra a felicidade por viver um amor proibido com Robert (Giancarlo Giannini), um músico judeu que participa da resistência contra os nazistas. Baseado na autobiografia da cantora Lale Andersen.

 

O Direito do Mais Forte

Nome original: Faustrecht der Freiheit

Franz Biberkopf é um gay pobre, que viaja com um circo. Consegue ganhar na loteria um milhão de marcos e atrai a atenção de um rapaz que está apenas interessado em seu dinheiro. Será que eles continuarão juntos após acabar a grana?

 

Roleta Chinesa

Nome original: Chinesisches Roulette

Um rico casal tem, cada um, um amante, com quem sempre vão, alternadamente, em um chateau da família nos finais-de-semana. Quando ambos encontram-se, por coincidência, em um desses períodos, resolvem brincar com a situação, e passam os quatro o dia juntos. Até que chega de surpresa Angela, filha adolescente do casal, para dormir lá também. Ela então propõe, para matar o tédio, que todos brinquem de seu jogo favorito, Roleta Chinesa, onde um grupo tenta adivinhar uma pessoa escolhida do outro grupo, apenas por perguntas. As perguntas ficam cada vez mais ásperas e defensivas, e a fina máscara de todos cai.

 

Berlin Alexandrplatz

Nome original: Berlin Alexanderplatz

Baseando-se no grande romance expressionista de Alfred Döblin, Fassbinder nos conta a história de Franz Biberkopf que, após cumprir quatro anos de prisão, decide começar uma vida nova na Berlim do final dos anos 20. Será que Franz conseguirá se tornar um “homem decente” na corrosiva paisagem urbana da República de Weimar?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *