12 Filmes que Desafiam a Regra dos Terços

Por Philippe Leão

Twitter: @Cineplotoficial
Instagram: @Cineplotoficial
Facebook: www.facebook.com/cineplot

 

A regra dos terços é um dos mais conhecidos princípios de composição fotográfica utilizada também na Cinematografia. Consiste na divisão dos planos fotográficos em terços formando quatro intercessões e nove quadrados. Segundo a regra, as quatro esquinas do quadrado central revelam quatro pontos de interesse da imagem, ou seja, serão nestas zonas que devem estar posicionados os objetos da ação. A justificativa se da por, segundo a regra, antes mesmo do centro, os olhos do espectador direcionam-se para os pontos de intercessão, criando uma composição equilibrada. Contudo, a Regra dos Terços é um método que aprisiona o praticante a medida que aliena perante a outras técnicas mais eficazes de composição.

Confira o artigo sobre técnicas de fotografia: Muito além dos terços.

 

Ida

Direção: Pawel Pawlikowski
País: Polônia
Ano: 2013
Nome Original: Ida

Polônia, 1962. Anna é uma órfã criada por freiras. Ela vai visitar Wanda, o único parente vivo. Na visita, a tia diz a Anna que ela é judia, então as duas iniciam uma viagem, não só para encontrar a sua trágica história de família, mas para saber quem elas realmente são e aonde pertencem.

 

A Aventura

 

Direção: Michelangelo Antonioni
País: Itália
Ano: 1960
Nome Original: L’Avventura

Um grupo de ricos italianos sai numa viagem de iate para uma ilha vulcânica deserta no Mediterrâneo, onde um dos passageiros, Anna, se perde dos demais. O namorado dela, Sandro, e uma amiga, Claudia, saem, sem sucesso, à procura de Anna e, durante a busca, acabam se apaixonando.

 

 

2001: Uma Odisseia no Espaço

Direção: Stanley Kubrick
País: Reino Unido
Nome Original: 2001: A Space Odissey

Desde a “Aurora do Homem” (a pré-história), um misterioso monólito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monólito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000.

 

Marketa Lazarova

Direção: Frantisek Vlácil
País: Tchecoslováquia
Ano: 1967
Nome Original: Marketa Lazarová

Marketa Lazarova é um épico medieval poderoso, situado no século Xlll. Baseado na obra do escritor Vladislav Vancura, o filme segue a rivalidade entre dois clãs guerreiros, os Kozliks e os Lazars, assim como o amor condenado dos filhos dos rivais, Mikolas Kozlik e Marketa Lazarova. Com reminiscências da obra de Tarkovski e Kurosawa, fundado sobre a rica tapeçaria da ficção tcheca, este filme ambicioso e cheio de camadas é a coroação de Vlácil e um dos marcos do cinema mundial.

 

Moonrise Kingdom

Direção: Wes Anders
País: EUA
Ano: 2012
Nome Original: Moonrise Kingdom

Anos 60, em uma pequena ilha localizada na costa da Nova Inglaterra. Sam (Jared Gilman) e Suzy (Kara Hayward) sentem-se deslocados em meio às pessoas com que convivem. Após se conhecerem em uma peça teatral na qual Suzy atuava, eles passam a trocar cartas regularmente. Um dia, resolvem deixar tudo para trás e fugir juntos. O que não esperavam era que os pais de Suzy (Bill Murray e Frances McDormand), o capitão Sharp (Bruce Willis) e o escoteiro-chefe Ward (Edward Norton) fizessem todo o possível para reencontrá-los.

 

Amor à Flor da Pele

Direção: Wong Kar Wai
País: China
Ano: 2000
Nome Original: Fa Yeung Nin Wa

Chow Mo-Wan (Tony Leung), editor de um jornal, se muda com sua mulher para um novo prédio. Quase ao mesmo tempo, Su Li-Zhen (Maggie Cheung), uma linda secretária, e seu marido, um executivo, também se mudam para o mesmo edifício. Com seus companheiros frequentemente viajando a trabalho, Chow e Li-Zhen passam quase todo tempo juntos, como bons amigos. Eles têm muito em comum, desde compras até artes marciais. Logo, ficam chocados ao descobrir que seus companheiros estão tendo um caso. Machucados e irritados, encontram conforto em sua crescente amizade, mesmo quando resolvem não fazer o que os dois infiéis fizeram.

 

Dente Canino

Dente Canino

Direção: Yorgos Lanthimos
País: Grécia
Ano: 2009
Nome Original: Kynodontas

Dente Canino conta a história de uma família que tem três filhos e moram em uma casa isolada no subúrbio. Em volta dessa casa há uma cerca muito alta, que as crianças nunca passaram. Ou seja, os filhos do casal nunca tiveram nenhum contato com mundo exterior.
Quem cria, educa e ensina todo para as crianças são os pais, porém, excluindo toda e qualquer influência do mundo lá fora. A situação piora quando as crianças começam a fazer questionamentos que não fazem mais sentido no mundo em eles vivem.

 

Purgatório Eróica

 

Direção: Yoshishige Yoshida
País: Japão
Ano: 1970
Nome Original: Rengoku Eroica

Uma garota se apresenta como filha de um casal: ela dona de casa, ele um misterioso cientista. A suposta filha terminará por seduzir o alegado pai. Antes disso, o cientista será perseguido por vários grupos de extrema esquerda, que atuam talvez para que o Japão sucumbisse ao comunismo. Mas o próprio governo encarcera, prende e tortura o pesquisador, acusando-o de promover a revolução, fato que ele nega.

 

 

Festa de Família

 

Direção: Thomas Vinterberg
País: Dinamarca
Ano: 1996
Nome Original: Festen

Patriarca (Henning Moritzen) de família dinamarquesa comemora seus 60 anos em grande estilo, reunindo a família num hotel de luxo. Mas uma revelação feita por seu filho pode estragar a festa.

 

Suspiria

 

Direção: Dario Argento
País: Itália
Ano: 1977
Nome Original: Suspiria

Susan (Harper) é uma jovem americana que viaja para a Europa para estudar numa prestigiada escola de Balé. Desde o primeiro dia, porém, ela começa a se assustar com estranhas situações que ocorrem no local que a fazem crer que há bruxas por todas a parte.

 

A Infância de Ivan

Direção: Andrei Tarkovski
País: Rússia
Ano: 1962
Nome Original: Ivanovo Detstvo

Durante a segunda Grade Guerra, os russos tentavam combater a investida nazista em seu território. Nas frentes soviéticas, Ivan, um garoto órfão de 12 anos, trabalha como um espião, podendo atravessar as fronteiras alemãs para coletar informação sem ser visto, e vive sob os cuidados de três oficiais russos. Mas, após inumeras missões, e com um desgaste físico cada vez maior, os oficiais resolvem poupar Ivan, mandando-o para a escola militar. Ganhador do Leão de Ouro em Veneza.

 

Paixão Ardente 

 

Direção: Yoshishige Yoshida
Ano: 1968
País: Japão
Nome original: Affair in the Snow

Em um resort isolado nas montanhas cobertas de neve, uma mulher se envolve em um triangulo amoroso com seu volátil amor e seu ex-namorado com o qual nutre um amor platônico.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *