10 Filmes para Conhecer Alain Delon

Por Philippe Leão

Twitter: @Cineplotoficial
Instagram: @Cineplotoficial
Facebook: www.facebook.com/cineplot

Alain Delon não é apenas um rostinho bonito. O galã francês é um dos mais memoráveis atores franceses que, porém, conquistou o cinema não só de seu país. Fluente em italiano, Alain Delon fez diversos filmes no país e conquistou grandes diretores da história do Cinema: Michelangelo Antonioni, Luchino Visconti, René Clement, Jean Pierre Melville e outros.

Confira uma lista de filmes a para conhecer o galã francês.

10 Filmes para Conhecer Alain Delon

 

O Sol por Testemunha

Direção: René Clement
País: França
Nome Original: Plein Soleil

O amoral Tom Ripley (Alain Delon) aceita de um rico industrial a missão de trazer de volta para casa, seu filho Philippe (Maurice Ronet), que vive com a namorada Marge (Marie Laforêt), na paradisíaca Riviera Italiana. Frio e calculista, Ripley se aproxima de Philippe, tornando-se seu melhor amigo. É o início de um plano diabólico.
Com direção precisa de René Clément (Brinquedo Proibido) e música de Nino Rota, O Sol por Testemunha é um eletrizante filme noir “invertido”, em que o sol sufocante toma o lugar das sombras da noite.

 

Rocco e Seus Irmãos

Direção: Luchino Visconti
País: Itália
Nome Original: Rocco e i Suoi Fratelli

O filme conta a história da Família Parondi, através da matriarca Rosaria (Katina Paxinou) e seus filhos Rocco (Alain Delon), Simone (Renato Salvatori), Ciro (Max Cartier) e Luca (Rocco Vidolazzi). Depois da morte do marido, ele saem de sua cidadezinha e vão tentar a sorte em Milão. Lá, a família de imigrantes vai sofrer grandes golpes. Rocco e Simone tentam a sorte no boxe e se apaixonam pela mesma mulher, a prostituta Nadia (Annie Girardot).

 

O Círculo Vermelho

Direção: Jean Pierre Melville
País: França
Nome Original: Le cercle rouge

Clássico noir de Jean-Pierre Melville, este thriller traz a história de um ladrão recém-libertado da prisão, que se junta a um assassino fugitivo e a um ex-policial para um grande assalto em uma joalheria.

 

Leopardo

Direção: Luchino Visconti
País: Itália
Nome Original: Leopard

É um premiado filme de 1963 do diretor italiano Luchino Visconti, baseado no romance homônimo de Giuseppe Tomasi di Lampedusa. Estrelado por Burt Lancaster, Alain Delon e Claudia Cardinale entre outros, o filme foi o vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes, no ano de seu lançamento;

Sicília, durante o período do “Risorgimento”, o conturbado processo de unificação italiana. O príncipe Don Fabrizio Salina (Burt Lancaster) testemunha a decadência da nobreza e a ascensão da burguesia, lutando para manter seus valores em meio a fortes contradições políticas.

 

O Eclipse

Direção: Michelangelo Antonioni
País: Itália
Nome Original: L’Eclisse

Após brigar com o namorado, Vittoria se apaixona por Piero, um sedutor e materialista corretor da Bolsa de Valores. Apesar do real interesse de Vittoria, Piero não deseja um relacionamento sólido, por conta da sua personalidade volúvel.

 

O Samurai

Direção: Jean Pierre Melville
País: França
Nome Original: Le Samourai

O matador Jeff Costello é um perfeccionista: ele sempre planeja com extremo cuidado todos os seus assassinatos para nunca ser pego. Uma noite, porém, ele finalmente é surpreendido por uma testemunha, e aos poucos, a partir daí, ele vai sendo cada vez mais pressionado.

 

A Primeira Noite de Tranquilidade

Direção: Valerio Zurlini
País: Itália
Nome Original: La Prima Notte Di Quiete

Rimini, início dos anos 70. Daniele Dominici é um angustiado professor de literatura que se envolve afetivamente com uma de suas alunas. Será que esse amor irá preencher o vazio existencial de sua vida?

Valerio Zurlini é conhecido, com razão, como o “poeta da melancolia”. Este filme inesquecível é um dos seus trabalhos mais melancólicos.

 

Cidadão Klein

Direção: Joseph Losey
País: França
Nome Original: Monsieur Klein

Em 1942, na Paris ocupada pelos nazistas, o negociante de arte Robert Klein vê seus lucros aumentarem bastante quando judeus perseguidos lhe vendem suas obras-de-arte a preços módicos. Porém, quando um outro Robert Klein começa a cometer atos misteriosos e ameaçadores na cidade, ele passa a ser perseguido pela polícia.

 

Paris está em Chamas?

Direção: Rene Clement
País: França
Nome Original: Paris brûle-t-il?

Por quatro anos e meio, durante a 2ª Guerra Mundial, Paris esteve ocupada. Quando a guerra já estava perdida para a Alemanha e o avanço dos aliados para recuperar a capital francesa era inevitável, partiu um ordem do próprio Hitler (Billy Frick) para incendiar Paris totalmente, incluindo seus monumentos e museus. Entretanto o próprio comandante alemão em Paris reluta em dar esta ordem, pois considera tal sacrifício inútil.

 

Gangsters de Casaca

Direção: Henri Verneuil
País: França
Nome Original: Mélodie en sous-sol

Recém-saído da prisão, um ladrão veterano despreza os planos de sua mulher de viver uma vida tranqüila e longe do crime. Juntamente com um antigo companheiro de cela, ele planeja um grande assalto a um cassino em Cannes.

Um comentário em “10 Filmes para Conhecer Alain Delon

  • 2 de março de 2017 em 21:12
    Permalink

    Esse é um astro que merece ser redescoberto.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *