12 Filmes Inspirados em Guy Debord e a Sociedade do Espetáculo

Por Philippe Leão

Twitter: @Cineplotoficial
Instagram: @Cineplotoficial
Facebook: www.facebook.com/cineplot

É importante, mesmo que já esteja implícito, que se diga: Os realizadores dos filmes não necessariamente leram o autor em questão, mas neles é possível perceber seus pensamentos.

A Sociedade do Espetáculo, livro escrito por Guy Debord em 1967, trazia o espírito social do descontentamento com o capitalismo ocidental e o socialismo soviético. Tendo sido largamente aceito entre os universitários – em especial maio de 68 na França – o livro é uma crítica feroz à sociedade de consumo, à cultura da imagem – que cada vez mais explodia na vida das pessoas – e a economia adentrando em todas as esferas da vida.

Portanto, para Debord, cada vez mais as pessoas são mediadas pelo uso da imagem, representações imediatas que adquirem autonomia e tornam aqueles que as vê meros espectadores. Assim sendo, as imagens passam a moldar as relações humanas ao ponto de serem não reflexivas.

Nessa sociedade do espetáculo um cemitério espetaculariza-se, torna-se local de turismo, mercadoria. O Cinema e a arte rendem-se à velocidade do corte e, portanto, aos filmes de herói (hoje), mercadoria. As ações humanas são moldadas por uma interpretação prévia das imagens que chegam a mente do espectador como fatos, tornam-se, novamente, mercadoria.

Portanto, a sociedade do espetáculo está ligada a um fetichismo criado à imagem onde as relações humanas comportem-se tal qual mercadoria.

Confira alguns filmes que abordam a temática.

 

A Sociedade do Espetáculo

Sociedade do Espetáculo

 

Direção: Guy Debord
País: França
Nome Original: La Société du Spectacle

É um documentário que ressalta o aspecto de espetacularização dos feitos, em qualquer sociedade, seja ela neoliberal ou socialista. O documentário foi rodado em cima de um livro de mesmo nome e também de Guy Dubord. “ O espetáculo se apresenta, simultaneamente, como representação da própria sociedade. Enquanto parte da sociedade, ela é o foco de toda a visão e de toda consciência. Mas por ser algo separado, ela é, na verdade, o domínio da ilusão e da falsa consciência: a unificação que realiza não é outra coisa senão a linguagem oficial da separação

 

Ela

Ela

Direção: Spike Jonze
País: EUA
Nome Original: Her

Em um futuro próximo na cidade de Los Angeles, Theodore Twombly (Joaquin Phoenix) é um homem complexo e emotivo que trabalha escrevendo cartas pessoais e tocantes para outras pessoas. Com o coração partido após o final de um relacionamento, ele começa a ficar intrigado com um novo e avançado sistema operacional que promete ser uma entidade intuitiva e única. Ao iniciá-lo, ele tem o prazer de conhecer “Samantha”, uma voz feminina perspicaz, sensível e surpreendentemente engraçada. A medida em que as necessidades dela aumentam junto com as dele, a amizade dos dois se aprofunda em um eventual amor um pelo outro.

 

Show de Truman

O Show de Truman

Direção: Peter Weir
País: EUA
Nome Original: The Truman Show

Pacato vendedor de seguros (Jim Carrey) tem sua vida virada de cabeça para baixo quando descobre que é o astro, desde que nasceu, de um show de televisão dedicado a acompanhar todos os passos de sua existência.

 

Quem é Polly Maggoo?

Quem é Polly Maggoo

Direção: William Klein
País: França
Nome Original: Qui êtes-vous, Polly Maggoo?

Nessa sátira da indústria fashion, Polly Maggoo é uma modelo de 20 anos de idade, nascida no Brooklyn, a caminho dos grandes shows onde a editora Maxwell é formadora de opinião.
Existe algo a mais para Polly do que seu belo rosto?

 

 

Beleza Americana

Beleza Americana

Direção: Sam Mendes
País: EUA
Nome Original: American Beauty

Lester e Carolyn Burnham são supostamente um casal comum, cujo casamento desagregado provoca uma tempestuosa mudança em sua aparentemente perfeita vizinhança.

 

Laranja Mecânica

Laranja Mecânica

Direção: Stanley Kubrick
País: Reino Unido
Nome Original: A Clockwork Orange

Em uma desolada Inglaterra do futuro, a violência das gangues juvenis impera, provocando um clima de terror.

Alex (Malcolm McDowell) lidera uma das gangues e, após praticar vários crimes, é preso e submetido à reeducação pelo Estado, com base em uma técnica de reflexos condicionados.

Quando ele volta à sua vida em liberdade, é perseguido por aqueles que foram suas vítimas, Mr. Alexander (Patrick Magee) e sua esposa.

 

Eles Vivem

Eles Vivem

Direção: John Carpenter
País: EUA
Nome Original: They Live

John Nada (Roddy Piper) é um trabalhador braçal que chega a Los Angeles e encontra trabalho numa fábrica. Durante uma inusitada operação repressiva, a polícia destrói um quarteirão inteiro do bairro miserável em que vive. Na confusão Nada encontra óculos escuros aparentemente comuns, porém ao usá-los consegue enxergar horrendas criaturas alienígenas disfarçadas de seres humanos, bem como as mensagens subliminares que elas transmitem através da mídia em geral. Nada percebe que os invasores já estão controlando o planeta e, juntamente com seu companheiro de trabalho Frank (Keith David), decide se engajar no movimento de resistência, que é perseguido como subversivo pela polícia.

 

 

Time: O Amor contra a passagem do tempo

Time

Direção: Kim Ki Duk
País: Coreia do Sul
Nome Original: Shi gan

Seh-Hee (Park Ji-Yeon) e Ji-Woo (Ha Jung-Woo) são namorados de longa data. Eles estão apaixonados, mas Seh-Hee tem uma crise de ciúmes quando seu namorado se sente atraído por outra mulher. Ela está convencida de que Ji-Woo perderá o interesse no relacionamento à medida que o tempo for passando. Para prevenir o rompimento, Seh-Hee decide passar secretamente por uma cirurgia plástica, de modo que ela se torne uma ?nova mulher? para o namorado. Certo dia ela desaparece do mapa, deixando Ji-Woo magoado. Com o tempo, porém, ele vai se esquecendo de Seh-Hee e termina por se apaixonar por uma mulher misteriosa, que guarda um segredo que mudará suas vidas.

 

Quanto Vale ou é por Quilo?

Direção: Sergio Bianchi
País: Brasil

Uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII um capitão-do-mato captura um escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver.

 

O Abutre

O Abutre

Direção: Dan Gilroy
País: EUA
Nome Original: Nightcrawler

Lou Bloom (Jake Gyllenhaal) é um jovem determinado e desesperado por trabalho que descobre o mundo em alta velocidade do jornalismo sensacionalista em Los Angeles. Ao encontrar equipes de filmagem freelances à caça de acidentes, incêndios, assassinatos e outras desgraças, Lou entra no reino perigoso e predatório dos nightcrawlings – as minhocas que só saem da terra à noite.

 

Na Roda da Fortuna

Direção: Irmãos Coen
País: EUA
Nome Original: The Hudsucker Proxy

De maneira totalmente inesperada e bizarra, Waring Hudsucker, presidente das super lucrativas Indústrias Hudsucker, comete suicídio se atirando do alto de seu próprio edifício. Ainda atordoada pelo acontecimento, a junta de diretores da empresa, comandada pelo inescrupuloso Sidney Mussberger, tem uma idéia brilhante: colocar um idiota qualquer na presidência da Companhia e fazer o preço das ações despencar, para depois comprar tudo de volta a preço de banana. O ingênuo e idealista Norville Barnes seria o perfeito “testa de ferro” para o plano, mas ninguém contava com a desconfiança da repórter Amy Archer, que começa a perceber que há algo de podre no reino da Hudsucker.

 

Psicopata Americano

Direção: Mary Harron
País: EUA
Nome Original: American Psycho

Patrick Bateman (Christian Bale) é jovem, branco, bonito e sem nada que o diferencie de seus colegas de Wall Street. Protegido pela conformidade, privilégio e riqueza, Bateman é também um serial killer, que vaga livremente e sem receios em busca de uma nova vítima. Seus impulsos assassinos são abastecidos por um zeloso materialismo e uma inveja torturante quando ele encontra alguém que possui mais do que ele. Após um colega dar-lhe um cartão de visitas melhor que o seu em tinta e papel, a sede de sangue de Bateman surge e ele aumenta ainda mais suas atividades homicidas, tornando-se um perigoso e violento psicopata.

 

ACOMPANHE NOSSO DESAFIO PARA 2017!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *