10 Filmes Inspirados na Obra de Edgar Allan Poe

Por Philippe Leão

Instagram: @Cineplotoficial
Twitter: @Cineplotoficial
Facebook: www.facebook.com/cineplot

 

Edgar Allan Poe é um dos autores mais importantes da literatura estadunidense. Conhecido por sua característica macabra, a maioria dos livros de Poe são apresentados no formato de contos e poesia, outros poucos, por seu tamanho um pouco maior que os demais, considerados novelas.

O autor não teve uma vida fácil. Filho de pais artistas, ainda cedo foi abandonado pelo pai e mãe falecida cedo. Assim, Poe foi separado dos irmãos e teve dificuldades para concluir os estudos, desenvolvendo uma habilidade incomum nos jogos, de onde tirava proveito para ganhar uma renda extra.

Por muitos anos Edgar Allan Poe encontrava-se no ostracismo. Até que, por bem ou por mal, os franceses o descobrem e passam a traduzi-lo e a difundir sua obra.

“Ave ou demônio que negrejas!
Profeta, ou o que quer que sejas!
Cessa, ai, cessa! clamei, levantando-me, cessa!
Regressa ao temporal, regressa
À tua noite, deixa-me comigo.
Vai-te, não fique no meu casto abrigo
Pluma que lembre essa mentira tua.
Tira-me ao peito essas fatais
Garras que abrindo vão a minha dor já crua.”
E o corvo disse: Nunca mais”

– O Corvo, Edgar Allan Poe

 

Antes de seguir para a lista, já conferiu nosso canal no YouTube?

 

Filmes Inspirados na Obra de Edgar Allan Poe

 

HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS

Histórias Extraordinárias

Direção: Federico Fellini; Louis Malle; Roger Vadim
País: Itália; França
Nome Original: Histoires Extraordinaires

Três histórias, baseadas nos contos de terror de Edgar Allan Poe: “Metzengerstein” (Roger Vadim) é sobre uma mulher de família nobre que se apaixona pelo primo, mas não consegue tê-lo; “William Wilson” (Louis Malle) é sobre um homem que, durante toda vida, foi atormentado pelo seu duplo; “Toby Dammit” (Federico Fellini) é sobre um ator inglês que está constantemente atormentado pelos fãs, repórteres e pelo demônio.

 

O SOLAR MALDITO

O Solar Maldito

Direção: Roger Corman
País: EUA
Nome Original: House of Usher

Baseado em uma história de Edgar Allan Poe, o filme narra a história de Philip Winthrop, que chega à mansão Usher com o intuito de levar sua amada, Madeline, para a sua cidade. Chegando lá ele confronta-se com o irmão dela, Roderick, que vai revelando, um a um, os aterrorizantes segredos de sua família.

 

NO QUARTO ESCURO DE SATÃ

NO QUARTO ESCURO DE SATÃ

Direção: Sergio Martino
País: Itália
Nome Original: Il Tuo Vizio è una Stanza Chiusa e Solo io ne ho la Chiave

Baseado livremente no conto “ The Black Cat” de Edgar Allan Poe , o filme segue a tradição dos filmes italianos de horror dos anos 1970, misturando o sobre natural , com assassinatos, Luxúria e uma espetacular direção de fotografia barroca. A diva sueca do horror Anita Strindberg interpreta um dos seus personagens mais intensos.

 

O GATO PRETO (1934)

O Gato Preto

Direção: Edgar G. Ulmer
País: EUA
Nome Original: The Black Cat

Após um acidente, um casal recebe a hospitalidade de um morador local, que vive sozinho em um enorme castelo. Não vai demorar para que ambos percebam que aceitar o convite não foi uma boa ideia, pois o anfitrião é um adorador do demônio e pretende utilizá-los, em especial a esposa, em seus rituais macabros.

 

A QUEDA DA CASA USHER

La chute de la maison Usher

Direção: Jean Epstein
País: França
Nome Original: La chute de la maison Usher

Ele é conhecido como o Lorde Roderick Usher e está preocupado com a saúde da esposa, com a qual vive numa casa perdida no meio dos lagos. Um de seus amigos vai a este lugar carregado de angústia e enigmas e o encontra pintando com obstinação o retrato da mulher. Um dia, ela morre. Enterram-na na cripta do parque. Mas Roderick está persuadido de que ela está apenas adormecida. A partir daí começa uma série de fatos estranhos e misteriosos em torno da casa de Usher. Em “A queda da casa de Usher” as personagens parecem flutuar, as cortinas são agitadas por imperceptíveis tremores, o tempo fica como que suspenso. Mais que no “fantástico”, estamos no universo do sonho. O clássico da paranoia e suspense de Edgar Allan Poe foi transposto para o cinema inúmeras vezes, mas nenhuma comparada com esta obra-prima da vanguarda francesa, dirigido pelo visionário Jean Epstein e tendo como assistente de direção Luis Buñuel.

 

A ORGIA DA MORTE

Orgia da Morte

Direção: Roger Corman
País: EUA
Nome Original: The Masque of the Red Death

No século 13, o sinistro príncipe Prospero (Vincent Price) vive afastado do mundo, enclausurado em seu castelo, enquanto a temível Peste Vermelha toma conta do resto da cidade. As injustiças do monarca serão vingadas durante um baile à fantasia realizado no interior do seu castelo, quando uma misteriosa figura vestida com uma máscara vermelha revela sua identidade.

 

O CORVO (1935)

O Corvo

Direção: Lew Landers
País: EUA
Nome Original: The Raven

A linda Jean Thatcher sofre um acidente de carro. De imediato, seu pai e um amigo imploram ao cirurgião aposentado, Dr. Richard Vollin, que faça uma cirurgia de emergência para restaurar a saúde da moça. Com uma amizade crescente com a jovem, o doutor revela seu fascínio pela obra de Edgar Allan Poe e sua coleção de aparelhos de tortura, para então pedir a mão de Jean em casamento. O pai da moça o desencoraja e, cheio de raiva, Richard se utiliza do pedido de mudança de rosto feita por Bateman, um assassino fugitivo, para arquitetar sua vingança contra os Thatcher.

 

DOIS OLHOS SATÂNICOS

DOIS OLHOS SATÂNICOS

Direção: George Romero; Dario Argento
País: Itália
Nome Original: Two Evil Eyes / Due Occhi Diabolici

Os diretores George Romero e Dario Argento unem-se para contar-nos duas histórias baseadas em obras de Edgar Allan Poe.

Em “O Estranho Caso do Sr. Valdemar”, Jessica Valdemar e seu amante planejam manter Ernest Valdemar, o marido moribundo de Jessica, sonb hipnose para que ele assine os documentos que passam toda sua fortuna para ela. Após assinar os papéis, Ernest morre ainda sob hipnose e fica preso no limbo entre o mundo dos vivos e dos mortos e volta para reivindicar sua fortuna.

Em “O Gato Preto”, Roderick Usher é um fotógrafo forense que não gosta muito da idéia de sua namorada, Annabelle, ter levado um gato de rua para casa. Às escondidas, ele livra-se do gato somente para descobrir que o bichano não largará seu pé tão facilmente.

 

MURALHAS DO PAVOR

MURALHAS DO PAVOR

Direção: Roger Corman
País: EUA
Nome Original: Tales of Terror

Baseado na obra de Edgar Allan Poe, contém 4 contos interpretados pelo mestre no gênero Vincent Price. O filme tem 3 episódios:”Morella”, sobre o cadáver de uma mulher morta há 26 anos; a segunda é a junção de dois contos, “O Gato Preto” e “O Barril de Amontillado”, onde um velho bêbado trava amizade com um degustador de vinhos; o terceiro e último é “O Estranho Caso do Sr. Valdemar” sobre um especialista que hipnotiza um moribundo para se comunicar com o além.

 

O POÇO E O PÊNDULO

O POÇO E O PÊNDULO

Direção: Roger Corman
País: EUA
Nome Original: The Pit and the Pendulum

O filme se passa num velho castelo na Espanha do século XVI. Francis Barnard, o jovem cunhado inglês de Nícolas Medina (filho do carrasco da Inquisição Espanhola, Sebastian Medina), vem ao castelo ao saber da repentina e misteriosa morte de sua irmã Elisabeth. Barnard desconfia de Nícolas que, apesar de dizer ter amado sua irmã, apresenta sinais de instabilidade por ter visto a mãe ser morta por seu pai.

 

2 comentários em “10 Filmes Inspirados na Obra de Edgar Allan Poe

  • 16 de dezembro de 2016 em 12:17
    Permalink

    Bom dia. Caro amigo, você aceitaria sugestões de filmes para futuras resenhas? Muito obrigado pela atenção.

    Resposta
    • 18 de dezembro de 2016 em 18:35
      Permalink

      Olá Antonio, mande para nós suas sugestões. Consideraremos todas 🙂

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *