10 Filmes sobre Investigação Criminal

Por Philippe Leão

Os filmes sobre investigação criminal oferecem histórias que envolvem suspense e tensão. Contudo, a temática é difícil no que se refere ao aspecto autoral de suas obras, sendo complicado detectar o diferente, sendo esses filmes ligados à lógica da velocidade da industria cultural.

Entretanto, o Cineplot traz 10 filmes importantes da temática.

Confira!

 

Memórias de um Assassino

Memórias de um Assassino

Direção: Bong Joon-ho
País: Coréia do Sul
Nome original: Salinui Chueok

Baseado em uma fantástica história real, “Memórias de um Assassino” se passa na província de Gynnggi, na Coréia do Sul. O corpo de uma jovem brutalmente assassinada é achado pela polícia. Dois meses depois, em outro lugar, a brutalidade se repete. Em um local onde isso nunca deveria ter acontecido, os investigadores se deparam com crimes cometidos por um assassino em série. Começa então uma interessante investigação liderada pelo detetive Park Du-Man.

 

M, O Vampiro de Dusseldorf

M, O Vampiro de Dusseldorf

Direção: Fritz Lang
País: Alemanha
Nome original: M

m misterioso infanticida leva o terror a Dusseldorf. A polícia local não consegue capturar o serial killer então um grupo de foras-da-lei se une para encontrar o assassino. Capturado pelos marginais, ele é julgado por um tribunal de criminosos e é acusado de ter quebrado a ética do submundo.

 

Céu e Inferno

Ceu e Inferno

Direção: Akira Kurosawa
País: Japão
Nome original: Tengoku To Jigoku

Perto de resolver uma situação crítica em sua empresa, para a qual reservou uma grande quantia em dinheiro, o executivo de uma fábrica de sapatos descobre que seu filho foi raptado. O valor do resgate pedido pelos seqüestradores se aproxima do dinheiro que tem em mãos para o seu negócio. Porém, quando resolve salvar a vida do filho, ele tem uma surpresa.

 

Laura

Laura

Direção: Otto Preminger
País: EUA
Nome original: Laura

Um detetive investiga o assassinato de Laura, a diretora de uma agência de propaganda que teve o rosto destruído por tiros de espingarda. Enquanto a investigação evolui, o detetive sente-se atraído pela vítima.

 

Anjo Mal

 Direção: Samuel Fuller
País: EUA
Nome Original: Pickup on South Street

O ladrão Skip McCoy rouba a bolsa de uma mulher no metrô, sem saber que dentro dela está um microfilme com segredos de governo. Ele passa, então, a ser perseguido pela vítima do roubo e por agentes.

 

A Marca da Maldade

 

A Marca da Maldade

Direção: Orson Welles
País: EUA
Nome original: Touch of Evil

Ao investigar um assassinato, Ramon Miguel Vargas (Charlton Heston), um chefe de polícia mexicano em lua-de-mel em uma pequena cidade da fronteira dos Estados Unidos com o México, entra em choque com Hank Quinlan (Orson Welles), um corrupto detetive americano que utiliza qualquer meio para deter o poder.

 

Testemunha de Acusação

Testemunha de Acusação

Direção: Billy Wilder
País: EUA
Nome original: Witness for the Prosecution

Quando Leonard Vole (Tyrone Power) é preso sob a acusação de ter assassinado uma rica viúva de meia-idade, Sir Wilfrid Robarts (Charles Laughton), um veterano e astuto advogado, concorda em defendê-lo. Sir Wilfrid está se recuperando de um ataque do coração quase fatal e “supostamente” está em uma dieta, que o proíbe de ingerir bebidas alcoólicas e de se envolver em casos complicados. Mas a atração pelas cortes criminais é algo muito forte para ele, especialmente quando o caso é bem difícil. O único álibi de Vole é o testemunho da sua esposa, Christine Vole (Marlene Dietrich), uma mulher fria e calculista. A tarefa de Sir Wilfrid fica praticamente impossível quando Christine Vole concorda em ser testemunha, não da defesa, mas da acusação.

 

Chinatown

Chinatown

Direção: Roman Polanski
País: EUA
Nome original: Chinatown

Jack Nicholson é o detetive Jake Gittes, sobrevivendo no clima ensolarado e de moral obscura, na Califórnia do período anterior à guerra. Contratado por uma bela socialite (Faye Dunaway) para investigar o caso extraconjugal de seu marido, Gittes é colhido num furacão de situações dúbias e tradições mortais, desvendando uma teia de escândalos políticos e pessoais, que se chocam em uma única e inesquecível noite em… Chinatown.

 

Cão Danado

Cão Danado

Direção: Akira Kurosawa
País: Japão
Nome original: Nora inu

Murukami, um jovem investigador de homicídios, é roubado em um ônibus e perde sua pistola. Ele começa uma busca insana atrás de sua preciosa arma, sem sucesso, até receber a ajuda de um sábio e mais experiente detetive chamado Sato. Só que as razões para tudo ficam mais sensíveis e dramáticas quando Murukami descobre que o ladrão só entrara para esse perigoso mundo do crime pelo desespero da necessidade humana. Clássico noir do mestre Akira Kurosawa, que redefiniu o padrão de filmes policiais japoneses.

 

Disque M para Matar

Disque M para Matar

Direção: Alfred Hitchcock
País: EUA
Nome original: Dial M for Murder

Em Londres, um ex-tenista profissional (Ray Milland) decide matar sua mulher (Grace Kelly), para poder herdar seu dinheiro e também como vingança por ela ter tido um affair um ano antes, com um escritor (Robert Cummings) que vivia nos Estados Unidos mas que no momento está na cidade. Ele chantageia um colega de faculdade para estrangulá-la, dando a entender que o crime teria sido cometido por um ladrão. Mas quando algo sai muito errado, ele vê uma maneira de dar um rumo aos acontecimentos em proveito próprio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *