8 Filmes para Conhecer Stanley Kubrick

Por Philippe Leão

Finalmente Stanley Kubrick chegou ao Cineplot. Um dos maiores diretores estadunidenses de todos os tempos é autor de grandes clássicos e cults na história do Cinema.

Conhecido por ser extremamente perfeccionista, Kubrick carrega como característica sua fotografia voltada para o ponto de fuga central, o “one point perspective”. A técnica é utilizada para guiar  os olhos do espectador a um ponto da imagem, criando uma sugestão fotográfica.

Através desta mesma técnica, somada a outras como uma trilha sonora marcada, o diretor consegue imprimir uma atmosfera de tensão aos seus filmes como na cena marcante do encontro do menino com as duas gêmeas no corredor em “O Iluminado”.

Confira os filmes escolhidos pelo Cineplot para que você conheça o trabalho do diretor.

 

O Grande Golpe

O Grande Golpe

Nome Original: The Killing

Após sair da prisão, Johny Clay elabora um grande plano para um assalto que pode render a ele e a seus companheiros a soma de US$ 2 milhões. E o melhor: ninguém sairá ferido! O problema acontece quando o amante da esposa de um dos integrantes do grupo do assalto resolve se meter onde não é chamado. O filme apresentou, para sua época, uma grande inovação narrativa (não-linear) e rendeu a Kubrick ótimas críticas.

 

Glória Feita de Sangue

Gloria Feita de Sangue

Nome Original: Path of Glory

Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, Mireau (George Meeker), um general francês, ordena um ataque suicida e como nem todos os seus soldados puderam se lançar ao ataque ele exige que sua artilharia ataque as próprias trincheiras.

 

Dr. Fantástico

Dr Fantastico

Nome Original: Dr Strangelove

As possíveis conseqüências caso um anticomunista e louco general americano (Sterling Heyden) desse a ordem de bombardear a União Soviética com o objetivo de ficar livre dos “vermelhos”, sem se dar conta de que este ato seria provavelmente o início da Terceira Guerra Mundial.

 

2001: Uma Odisseia no Espaço

2001

Nome Original: 2001: A Space Odyssey

2001

Desde a “Aurora do Homem” (a pré-história), um misterioso monólito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monólito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000.

 

Laranja Mecânica

Laranja Mecânica

Nome Original: A Clockwork Orange

Em uma desolada Inglaterra do futuro, a violência das gangues juvenis impera, provocando um clima de terror.

Alex (Malcolm McDowell) lidera uma das gangues e, após praticar vários crimes, é preso e submetido à reeducação pelo Estado, com base em uma técnica de reflexos condicionados.

Quando ele volta à sua vida em liberdade, é perseguido por aqueles que foram suas vítimas, Mr. Alexander (Patrick Magee) e sua esposa.

 

Barry Lyndon

Barry Lyndon

Nome Original: Barry Lyndon

A história de um pobre irlandês do século XVIII que se tornou parte da nobreza. Baseado na obra de William Makepeace Thackeray.

 

O Iluminado

O Iluminado

Nome Original: The Shining

Durante o inverno, um homem, é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado, e vai para lá com a mulher e seu filho. Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.

 

Nascido para Matar

nascido-para-matar

Nome Original: Full Metal Jacket

Um sargento (R. Lee Ermey) treina de forma fanática e sádica os recrutas em uma base de treinamentos, na intenção de transformá-los em máquinas de guerra para combater na Guerra do Vietnã. Após serem transformados em fuzileiros navais, eles são enviados para a guerra, e quando lá chegam, se deparam com seus horrores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *