15 Importantes Trilogias Autorais sem Ligação Narrativa Aparente

Por Philippe Leão

O Cinema está repleto de trilogias marcantes. As mais lembradas, contudo, são aquelas que ou fazem parte do grande circuito ou seguem alguma linha narrativa sequencial. O Cineplot preparou uma lista de Trilogias que, na verdade, seguem uma temática do diretor e não uma sequencia estabelecida. É claro, é possível ver ligação entre os filmes. Em alguns o personagem até é o mesmo (Trilogia dos Dolares, por exemplo), mas a questão é que um não depende do outro. Ingmar Bergman, Luis Buñuel, Michelangelo Antonioni, Krzysztof Kieslowski, uma lista arrebatadora!

 

 

Trilogia da Incomunicabilidade

Trilogia da Incomunicabilidade

Direção: Michelangelo Antonioni
País: Itália

Trilogia da Incomunicabilidade

A Aventura:

Um grupo de ricos italianos sai numa viagem de iate para uma ilha vulcânica deserta no Mediterrâneo, onde um dos passageiros, Anna, se perde dos demais. O namorado dela, Sandro, e uma amiga, Claudia, saem, sem sucesso, à procura de Anna e, durante a busca, acabam se apaixonando.

A Noite:

Após dez anos de casamento, Lídia e Giovani passam uma noite permeada de momentos de angústia e luxúria, numa busca involuntária de respostas para a crise de seu relacionamento. Segundo filme da célebre “trilogia da incomunicabilidade”, formada ainda por A Aventura e O Eclipse.

O Eclipse:

Após brigar com o namorado, Vittoria se apaixona por Piero, um sedutor e materialista corretor da Bolsa de Valores. Apesar do real interesse de Vittoria, Piero não deseja um relacionamento sólido, por conta da sua personalidade volúvel.

 

Trilogia das Cores

Trilogia das Cores

Direção: Krzysztof Kieslowski
País: Polônia; França

A Liberdade é Azul:

Após um trágico acidente em que morrem o marido e a filha de uma famosa modelo (Juliette Binoche), ela decide por renunciar à sua própria vida. Após uma tentativa fracassada de suicício, ela volta a se interessar pela vida ao se envolver com uma obra inacabada de seu marido, que era um músico de fama internacional.

A Igualdade é Branca:

Segundo episódio da série do diretor polonês Kieslowski, dedicada aos ideais da Revolução Francesa (liberdade, igualdade e fraternidade), e o único da trilogia tratado de forma humorística. Dessa vez, o filme apresenta um olhar irônico sobre como o vazio da vida pode ser profundamente afetado pelo amor. A esposa de Karol (Zbigniew Zamachowski) pede o divórcio e o trata com crueldade, pois ele está impotente. Sem dinheiro e sem ninguém, Karol, que é imigrante na França, retorna à Polônia. Aos poucos ele vai ganhando dinheiro e planeja uma doce vingança.

A Fraternidade é Vermelha:

Valentine (Irène Jacob) atropela um cachorro que tem o endereço do dono na coleira. É dessa forma que ela conhece a pessoa que iria alterar o curso de sua vida: um juiz aposentado que vive espionando as conversas telefônicas de seus vizinhos. Por trás desse comportamento, esconde-se um homem que entra na intimidade das pessoas até saber o desenrolar de seus destinos. Apesar da repulsa que Valentine sente no início pela atitude do juiz, acaba se formando uma amizade. Neste último filme da triologia das cores de Kieslowski, personagens dos dois filmes anteriores aparecem rapidamente, tendo suas vidas afetadas pela trama central. Indicado ao Oscar em 1995 para Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Fotografia.

 

Trilogia da Depressão

Trilogia da Depressão

Direção: Lars Von Trier
País: Dinamarca

trilogia-da-depressao

Anticristo:

Um casal devastado pela morte de seu único filho se muda para uma cabana isolada na floresta Éden, onde coisas estranhas e obscuras começam a acontecer. A mulher é uma intelectual escritora que não consegue se livrar do sentimento de culpa pela morte do filho, e ele, um psicanalista, tenta exercer seu meio de trabalho para ajudar a esposa. Anticristo é divido em partes: Prólogo e Epilogo e ainda capítulos que se passam na floresta de Éden: Dor, Luto, Desespero e Os três Mendigos.

Melancolia:

O tempo só serviu para afastar as irmãs Justine (Kirsten Dunst) e Claire (Charlotte Gainsbourg). Nem o casamento entre Justine e Michael (Alexander Skarsgård) serve como desculpa para aproximá-las e, depois da cerimônia, Justine começa a ficar triste e melancólica. Quando o anúncio sobre a colisão da Terra com outro planeta chega ao conhecimento, as reações são bem diferentes. Justine está conformada, enquanto o desespero do iminente fim apavora Claire.

Ninfomaníaca I:

Bastante machucada e largada em um beco, Joe (Charlotte Gainsbourg) é encontrada por um homem mais velho, Seligman (Stellan Skarsgard), que lhe oferece ajuda. Ele a leva para sua casa, onde possa descansar e se recuperar. Ao despertar, Joe começa a contar detalhes de sua vida para Seligman. Assumindo ser uma ninfomaníaca e que não é, de forma alguma, uma pessoa boa, ela narra algumas das aventuras sexuais que vivenciou para justificar o porquê de sua auto avaliação.

Ninfomaníaca II:

Segunda parte das aventuras sexuais de Joe (Charlotte Gainsbourg), uma mulher de 50 anos que decide, depois de hesitar um pouco, contar a um homem mais velho (Stellan Skarsgard) sua história pessoal. Ela fora diagnosticada como ninfomaníaca. Ele ouve atento as histórias da mulher que desde muito jovem tem fortes desejos sexuais.

Trilogia do Silêncio

Trilogia do Silencio

Direção: Ingmar Bergman
País: Suécia

Através de um Espelho:

Harriet Andersson é a frágil Karin que, afetada por crises de loucura, entra em conflito com seus familiares durante as férias de verão numa ilha distante. Um drama psicológico intenso em que Bergman disseca o processo de degradação de uma família.

Luz de Inverno:

Após ler no jornal que a China possui a bomba atomica pretende usá-la, um pescador vai à igreja, buscando palavras de conforto e consolo pastor. Porém, este não consegue ajudá-lo, pois passa por uma crise de fé, temendo também o apocalipse nuclear.

O Silêncio:

Um das obras centrais da filmografia de Ingmar Bergman, O Silêncio é o desfecho da “Trilogia do Silêncio”, formada ainda por Através de um Espelho e Luz de Inverno.
Duas irmãs com dificuldades de relacionamento, Esther e Anna, e o filho desta, viajam para a Suécia. Porém, no meio da jornada, são obrigadas a parar num país estrangeiro, onde se hospedam num hotel quase deserto. Neste local, elas se defrontam com o vazio existencial de suas vidas.

 

Trilogia da Vingança

Trilogia da Vingança

Direção: Chan Wook Park
País: Coreia do Sul

Mr. Vingança:

Ryu, jovem surdo-mudo, cuida da irmã, que precisa de um transplante de rim. Após ser demitido e enganado em uma negociação em que perde o próprio rim, Ryu, decide sequestrar a filha do ex-patrão, que desencadeará uma espiral de sangue, violência e vingança.

Oldboy:

Oh Dae-su é preso depois de uma bebedeira. Ao sair da cadeia ele resolve ligar para casa. É aniversário de três anos de sua filha. Na cena seguinte acorda em um quarto onde há apenas uma televisão. Sem saber por quem e nem por que, Oh Dae-su fica preso durante 15 anos. Ao sair daquele lugar, procura entender o que se passou em sua vida. Mesmo afastado de tudo ele foi acusado de matar sua mulher. Oh Dae-su quer vingança. Custe o que custar. Para isso terá que viver uma história perturbadora, de fortes emoções.

Lady Vingança:

Aos 19 anos Lee Geum-Ja, é condenada a 13 anos de prisão pelo sequestro e assassinato de um menino de 6 anos. Ela está acobertando o verdadeiro culpado, seu namorado e professor Sr. Baek. Quando descobre que está sendo traída, Geum-Ja, passa todo o seu tempo na cadeia preparando uma vingança para o ex-amante. Treze anos depois ela sai da cadeia e, com a ajuda de algumas ex-colegas da prisão, encontra Srr. Baek ,e põe em prática seu minucioso plano.

 

Trilogia dos Dolares

Trilogia dos Dolares

Direção: Sergio Leone
País: Itália

Por um Punhado de Dolares:

Joe (Clint Eastwood) é um pistoleiro barra pesada que chega a uma cidade que está em guerra. Quando percebem o potencial de Joe, ambas as partes se interessam por contratá-lo; é quando ele percebe que pode ganhar um dinheiro com a situação aceitando a proposta dos dois lados.

Por uns Dolares a Mais:

Quando dois caça-recompensas rivais compreendem que os dois estão atrás do mesmo assassino, eles juntam forças na esperança de entregá-lo na justiça.

Três Homens em Conflito:

O inimitável Homem sem Nome se alia a dois pistoleiros para ir atrás de uma fortuna em ouro roubado. Mas o trabalho em equipe não é uma atividade comum aos fora-da-lei, e eles logo descobrem que seu maior desafio é ficar vivo em um país devastado pela guerra.

 

Trilogia do Milagre Econômico Alemão

Trilogia do Milagre Alemão

Direção: Rainer Werner Fassbinder
País: Alemanha

O Casamento de Maria Braun:

A ascensão de Maria, prostituta durante a Segunda Guerra e influente mulher de negócios na Alemanha massacrada do pós-guerra. Uma metáfora sobre a história recente do país que abriu as portas do mercado de cinema ao diretor.

Lola:

Anos 50. Von Bohm (Armin Mueller-Stahl) é um homem sério e moralista, que é o chefe do setor de Edificações de uma pequena cidade alemã. Dele depende a liberação para que o cínico magnata Schukert (Mario Adorf) inicie uma obra que beneficiará os empresários locais. Von Bohm tenta barrar os contatos ilícios de Schukert, até descobrir que a namorada dele é a cantora de cabaré Lola (Barbara Sukowa). Percebendo o interesse de Von Bohm, Suckert passa a usar Lola para conseguir a aprovação de seu projeto.

O Desespero de Veronika Voss:

Vencedor do Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim, O Desespero de Veronika Vöss é umas das obras-primas do cineasta alemão R. W. Fassbinder. Munique, 1955. Um locutor esportivo conhece a decadente atriz Veronika Voss, uma antiga estrela da UFA, a empresa cinematográfica da Alemanha Nazista. Ele começa investigar o seu passado e as razões que a levaram a se viciar em morfina. Inspirando-se nos melodramas de Douglas Sirk e em O Crepúsculo dos Deuses, de Billy Wilder, Fassbinder realizou um filme de rara beleza, que conclui sua trilogia sobre a Alemanha dos anos 50, formada ainda por Lola e O Casamento de Maria Braun.

 

Trilogia do Pós-Guerra

Trilogia Pós Guerra

Direção: Roberto Rossellini
País: Itália

Roma, Cidade Aberta:

Roma, 1944. Um dos líderes da Resistência, Giorgio Manfredi (Marcello Pagliero), é procurado pelos nazistas. Giorgio planeja entregar um milhão de liras para seus compatriotas. Ele se esconde no apartamento de Francesco (Francesco Grandjacquet) e pede ajuda à noiva de Francesco, Pina (Anna Magnani), que está grávida. Giorgio planeja deixar um padre católico, Don Pietro (Aldo Fabrizi), fazer a entrega do dinheiro. Quando o prédio é cercado, Francesco é preso pelos alemães e levado para um caminhão. Gritando, Pina corre em sua direção e é metralhada no meio da rua. Giorgio foge para o apartamento de sua amante, Marina (Maria Michi), sem imaginar que este seria o maior erro da sua vida.

Paisà:

No segmento inicial um soldado americano, Joe (Robert Van Loon), tem a tarefa de proteger uma jovem siciliana, Carmela (Carmela Sazio), em um castelo velho abandonado. Ela nada diz ou demonstra alguma emoção, enquanto Joe tenta suplantar a barreira do idioma. O 2º segmento se passa em Nápoles, nele um soldado americano negro tem seus sapatos roubados por um moleque de rua. Ele procura pelo garoto e descobre que o menino vive com vários napolitanos sem-teto. O 3º segmento se passa em Roma, nele um outro soldado americano, Fred (Gar Moore), chega na cidade com seu tanque e lhe é oferecida água por uma amável jovem, Francesca (Maria Michi), e ele rapidamente se sente atraído por ela. Meses mais tarde ele está bêbado e a encontra novamente, quando ela caminha pelas ruas procurando “clientes”. Ele então se lembra de Francesca, mas não percebe que a prostituta e Francesca são a mesma pessoa. O 4º episódio acontece em Florença, quando uma enfermeira americana, Harriet (Harriet Medin), e um guerrilheiro italiano tentam atravessar as linhas alemãs. No 5º segmento há 3 capelães americanos: um católico, um protestante e um judeu, que pedem para monges franciscanos autorização para passar a noite no monastério deles. Os monges estão desacostumados com religiosos protestantes e judeus, mas descobrem que estão todos unidos sob o mesmo Deus. No 6º capítulo há um forte tiroteio entre forças britânicas e alemãs, em que há grandes perdas para ambos os lados.

Alemanha, Ano Zero:

Em Berlim, após o final da 2ª Guerra Mundial, Edmund (Edmund Moeschke), um garoto de uma família muito pobre, trabalha para sustentar o pai doente, sua pequena irmã e o irmão, que não tem documentos. Um dia, ao conversar com um antigo mestre (Erich Gühne), fala do seu pai enfermo e entende ter recebido um conselho para matar seu pai, um peso morto. Ele começa a pensar na idéia.

 

Trilogia da Guerra

TDG

Direção: Andrzej Wajda
País: Polônia

A Geração:

Esta é a estréia de Andrzej Wadja no cinema e o primeiro filme da Trilogia da Guerra, completada com Kanal e Cinzas e Diamantes. Realizado logo após a saida do diretor da Escola de Cinema de Lodz, o filme reúne os maiores nomes do cinema polonês de então: entre outros o diretor de fotografia Jerzy Lipman, o ator Zbigniew Cybulski e o então jovem ator e diretor Roman Polanski. É 1942, e a cidade de Varsóvia sofre a ocupação alemã. Os jovens poloneses começam a participar do movimento de resistência. O herói desta saga entra na luta a pedido da jovem por quem se apaixonara. Junto a esta história de amor Wadja mostra a coragem e o sacrifício dos conterrâneos num dos mais difíceis períodos da história de seu País.

Kanal:

Em 1944, no final da Segunda Guerra, um grupo de resistência formado por soldados polacos tenta expulsar os alemães de Varsóvia.

Cinzas e diamantes:

Última parte da trilogia não planejada de Andrzej Wajda, que segue Geração e Kanal, sobre acontecimentos passados durante a Segunda Guerra Mundial na Polônia, Cinzas e Diamantes é considerado uma das maiores obras-primas do cinema mundial.

Em 1945, no último dia da guerra, um jovem mercenário é contratado por uma organização de direita para matar um líder comunista em uma aldeia. Interpretado por Zbigniew Cybulski, considerado o James Dean do cinema polonês, o guerrilheiro cai de amores por uma garçonete e começa e pensar em desistir de sua vida de combatente.

 

Trilogia da Vida

Trilogia da Vida

Direção: Pier Paolo Pasolini
País: Itália

O Decameron:

O legendário diretor italiano Pier Paolo Pasolini nos traz nove contos exuberantes neste filme “rústico, genuinamente irreverente e picante” (Variety). Baseado nos eternos clássicos de Boccaccio – e o primeiro filme da Trilogia da Vida de Pasolini – Decameron é uma “irreverente travessura” (Variety), “positivamente triunfante em sua malícia” (Films and Filming)! Freiras devassas que realizam “milagres” sexuais, uma esposa traiçoeira com habilidade para negócios, um artista tuberculoso à beira da morte que tenta trapacear com o Céu, jovens amantes apanhados com as calças na mão, um criado que perde a cabeça por amor e um simplório fazendeiro que tenta transformar sua esposa numa égua. Estas são apenas algumas das histórias que Pasolini traz à vida com maestria!

As Mil e uma Noites:

Capítulo final da trilogia de Pasolini inspirada em contos clássicos do erotismo, que se iniciou com ”Decameron” e ”Os Contos de Canterbury”. Aqui a história é centrada num jovem que se apaixona por uma escrava.

Os Contos de Canterbury:

Segunda parte da Trilogia da Vida do aclamado diretor italiano Pier Paolo Pasolini, o longa é baseado nas obscenas histórias de Geoffrey Chaucer do século XIV. Mergulhando com prazer em alguns dos mais perversos e lascivos contos, Pasolini celebra de forma ardente quase toda forma imaginável de ato sexual com um humor rico, rude e visual mágico. Para completar, Pasolini faz uma representação de inferno que teria deixado Hieronymos Bosch orgulhoso.

 

Trilogia da Salvação

Trilogia da Salvação

Direção: Federico Fellini
País: Itália

A Estrada da Vida:

Gelsomina é vendida por sua mãe para Zampanò. Ambos não têm nada em comum: o jeito ingênuo e humilde da jovem é o oposto da rudeza de Zampanò, um artista mambembe. A chegada de um equilibrista que admira especialmente Gelsomina trará acontecimentos inesperados.

A Trapaça:

rês trapaceiros vivem a aplicar pequenos golpes, aproveitando-se da ingenuidade das pessoas simples. O líder, Augusto, é um homem de meia-idade. Seus companheiros, mais novos, são Carlo, cujo apelido é Picasso, por querer tornar-se pintor, e Roberto, que deseja tornar-se o Johnny Ray italiano e levar uma boa vida.

Noites de Cabíria:

Uma prostituta procura, incansavelmente, seu verdadeiro amor nas ruas de Roma. Após muitas decepções, encontra o pretendente dos sonhos no local e hora mais inapropriados.

 

Trilogia dos Apartamentos

Trilogia do Apartamento

Direção: Roman Polanski
País: EUA

Repulsa ao Sexo:

Em Londres Carol Ledoux (Catherine Deneuve) é uma bela mulher que é sexualmente reprimida e vive com sua irmã mais velha. Ela constantemente resiste aos assédios do seu namorado e também desaprova o amante da irmã. Quando esta viaja com ele em férias, Carol fica sozinha no apartamento e se afunda em uma profunda depressão, passando a ter várias alucinações.

O Bebê de Rosemary:

Rosemary e seu marido se mudam para um novo apartamento em Nova York, onde passam a conhecer um casal de idosos que mora logo ao lado. Esse casal possui modos estranhos de agir; eles logo invadem a privacidade de Rosemary, de forma que começa a incomodá-la. Há algo por trás disso tudo e Rosemary, grávida, começa a desconfiar das pessoas, querendo proteger seu futuro filho.

O Inquilino:

Um polonês aluga um apartamento em um estranho edifício francês, onde passa a ser visto com desconfiança pelos seus vizinhos. Ao descobrir que a última inquilina do apartamento onde mora se suicidara, ele aos poucos passa a ficar obcecado por sua história.

 

Trilogia da Desvirtude

Trilogia da Desvirtude

Direção: Luis Buñuel
País: Espanha; França; México

Viridiana:

Às vésperas de ser ordenada freira, Viridiana passa uns dias na mansão do seu pervertido tio, que, obcecado com sua beleza, tenta seduzi-la de todas as maneiras. Com a morte repentina do tio, desiste da vida religiosa, indo morar na mansão. Movida pelo espírito de caridade cristã, ela abriga e alimenta todos os mendigos da região. Porém, os miseráveis não se comportam do jeito que ela esperava.

O Anjo Exterminador:

Após uma extravagante e farta refeição, os convidados se sentem estranhamente incapazes de deixar a sala de jantar e, nos dias que se seguem, pouco a pouco, caem as máscaras de civilização e virtude e o grupo passa a viver como animais.

Simão do Deserto:

O roteiro deste filme baseia-se na história de Simão Stilites que, dizem, viveu 37 anos no topo de uma coluna pregando a cristandade, até sua morte em 459 A.C..
Luiz Buñuel usa a história para um ataque divertido e cínico contra a religião e o fanatismo. Assim, o personagem central do filme, Simão, é um fanático religioso que passa sua vida no alto de sua coluna, no meio do deserto, rezando, pregando pela salvação, abençoando os peregrinos e ditando regras de conduta. O demônio, disfarçado, tenta seduzi-lo o tempo todo…

 

 

 

Trilogia Medieval

Trilogia da Idade Média

Direção: Frantisék Vlacil
País:Tchecoslováquia

A Armadilha do Diabo:

Um moleiro valendo-se de seus rudimentares conhecimentos científicos sobre a terra consegue encontrar um aquífero subterrâneo e prosperar durante a forte seca do verão. Seu sucesso causa a inveja dos habitantes locais e a cobiça do governante local pelas terras. O moleiro é acusado de bruxaria devido ao seu milagroso sucesso e um padre é enviado pela inquisição para investigar sua suposta ligação com o demônio. Ambientado na Boêmia do século XVI, o conflito entre fé e razão marca o primeiro filme da trilogia medieval de František Vláčil.

Marketa Lazarova:

Marketa Lazarova é um épico medieval poderoso, situado no século Xlll. Baseado na obra do escritor Vladislav Vancura, o filme segue a rivalidade entre dois clãs guerreiros, os Kozliks e os Lazars, assim como o amor condenado dos filhos dos rivais, Mikolas Kozlik e Marketa Lazarova. Com reminiscências da obra de Tarkovski e Kurosawa, fundado sobre a rica tapeçaria da ficção tcheca, este filme ambicioso e cheio de camadas é a coroação de Vlácil e um dos marcos do cinema mundial.

O Vale das Abelhas:

Depois de seu pai se casar com uma esposa adolescente, Ondroej é mandado para um internato religioso. Após alguns anos lá, ele começa a refletir sobre questões existenciais e suas crenças. Resolve então fugir e voltar para casa.

 

Trilogia do Coração Partido

tdc

Direção: Kar Wai-wong
País: China; Hong Kong

Dias Selvagens:

1960. Yuddy (Leslie Cheung) é um jovem que descobriu recentemente que a mulher que o criou, uma prostituta bêbada, não é sua mãe biológica. Ela se recusa a dizer quem é sua verdadeira mãe, até que a revelação desencadeia uma série de perturbações mentais em Yuddy. Paralelamente duas mulheres se apaixonam por ele, que se mostra incapaz de decidir com quem deseja ficar.

Amor a Flor da Pele:

Chow Mo-Wan (Tony Leung), editor de um jornal, se muda com sua mulher para um novo prédio. Quase ao mesmo tempo, Su Li-Zhen (Maggie Cheung), uma linda secretária, e seu marido, um executivo, também se mudam para o mesmo edifício. Com seus companheiros frequentemente viajando a trabalho, Chow e Li-Zhen passam quase todo tempo juntos, como bons amigos. Eles têm muito em comum, desde compras até artes marciais. Logo, ficam chocados ao descobrir que seus companheiros estão tendo um caso. Machucados e irritados, encontram conforto em sua crescente amizade, mesmo quando resolvem não fazer o que os dois infiéis fizeram.

2046 – Os Segredos do Amor:

O escritor Chow Mo-Wan (Tony Leung Chiu Wan) retorna a Hong Kong para escrever um romance. Ele se hospeda em um hotel barato em Wanchai, assumindo a personalidade de playboy e conquistador. Chow inicia uma série de relações amorosas com quatro diferentes mulheres que se hospedam no quarto 2046, que fica em frente ao seu. Enquanto isso, atormentado pelas lembranças dos anos que passou em Cingapura, Chow escreve uma história de ficção científica chamada “2046”. Na história os passageiros de um trem fazem uma interminável viagem rumo a um destino misterioso, onde esperam reencontrar suas memórias perdidas.

3 thoughts on “15 Importantes Trilogias Autorais sem Ligação Narrativa Aparente

  • 23 de novembro de 2016 at 11:19
    Permalink

    Que joia 🙂

    Reply
  • 23 de novembro de 2016 at 11:36
    Permalink

    faltaram duas trilogias importantes:
    Trilogia da interdependência, ou correlações do IÑarritu
    Amores Brutos, 21 gramas e Babel

    e da espiritualidade de Clint Eastwood
    Gran Torino, Invictus e Além da vida

    Reply
  • 24 de novembro de 2016 at 09:48
    Permalink

    Ótimo post, não conhecia muitas dessas trilogias… Entretanto, senti falta da trilogia da paranóia, do diretor Alan J. Pakula, composta pelos filmes “Klute”, “The Parallax View” e “All The President’s Men”.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *