16 Filmes sobre Conflitos Morais

Por Philippe Leão

Para a criação de uma narrativa cinematográfica, é importante que se estabeleçam os conflitos em que os personagens passarão. Sejam eles constantes no roteiro ou estabeleçam os pontos de virada, os conflitos morais são recorrentes e envolvem personagens que questionam a moralidade vigente ou é bloqueado por esta em detrimento as suas vontades. Segue alguns filmes que tratarão da temática.

Curta nossa página no facebook!

 

Quando a Mulher Sobe a Escada

quando-a-mulher-sobe-a-escada-mikio-naruse

Direção: Mikio Naruse
País: Japão
Nome Original: Onna ga Kaidan wo agaru toki (When a Woman Ascends the Stairs)

Uma atraente viuva é forçada a ganhar a vida como hostess de um bar. Ela sabe que, se perder o emprego, a única profissão aberta a ela á a mais velha do mundo. Mas quando o pior acontece, ela aprende a viver consigo mesma, mesmo à custa de seus valores.

 

Relatos Selvagens

Relatos Selvagens

Direção: Damián Szifron
País: Argentina
Nome Original: Relatos Salvajes

relatos-selvagensDiante de uma realidade crua e imprevisível, os personagens deste filme caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. São seis episódios com pessoas vivendo situações-limite e respondendo violenta e inesperadamente a elas: uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens para um lugar fora de controle.

 

O Conto da Princesa Kaguya

O Conto da Princesa Kaguya

Direção: Isao Takahata
País: Japão
Nome Original: Kaguyahime no Monogatari (The Tales of Princess Kaguya)

Esta animação é baseada no conto popular japonês “O corte do bambu”. Kaguya era um minúsculo bebê quando foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, ela se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por 5 nobres, dentre eles, o próprio Imperador. Mas nenhum deles é o que ela realmente quer. A moça envia seus pretendentes em tarefas aparentemente impossíveis para tentar evitar o casamento com um estranho que não ama. Mas Kaguya terá que enfrentar seu destino e punição por suas escolhas..

 

Os Amores de uma Loira

Os Amores de uma Loira

Direção: Milos Forman
País: Tchecoslováquia
Nome Original: Lásky Jedné Plavovlásky (The Loves of a Blonde)

Andula mora em um lugar onde a proporção é de um homem para dezesseis mulheres. As chances de encontrar um amor eram pequenas e a probabilidade estava contra ela. Um dia um jovem pianista apareceu na fábrica em que Andula trabalhava, fazendo suas chances mudarem.

 

A Separação

separacao

Direção: Asghar Farhadi
País: Irã
Nome Original: Jodaeiye Nader az Simin (A Separation)

Simin e seu marido Nader, estão se preparando para deixar o Irã, com a filha Termeh. Mas Nader, preocupado com seu pai, que sofre de Alzheimer, acaba desistindo da viagem. Decepcionada, Simin, entra com pedido de divórcio, que é negado pela vara de família. Ainda assim, ela decide sair de casa, deixando Termeh, para trás. Sem conseguir lidar com todas essas mudanças, Nader, contrata a jovem Razieh, para cuidar de seu pai doente. Grávida, a moça está trabalhando escondida do marido.,

 

A Mulher que se Foi

a-mulher-que-se-foi-lav-diaz

Direção: Lav Diaz
País: Filipinas
Nome Original: Ang Babaeng Humayo (The Woman Who Left)

Para Horacia Somorostro, a vida se tornou uma eterna reclusão, uma prisão onde tudo tem sido muito difícil, cruel e inexplicável. Estamos em 1997, ano em que a princesa Diana morreu em um violento acidente de carro. O mundo chora a morte de Madre Teresa de Calcutá. Distante dos holofotes, as Filipinas são tomadas pelo medo, se transformando na capital asiática do sequestro.

 

Vergonha

Liv Ullmann Vergonha

Direção: Ingmar Bergman
País: Suécia
Nome Original: Skammen

Jan e Evan Rosenberg são dois músicos que vão viver em uma ilha para fugir da guerra civil que assola seu país. A vida corre sem problemas, mas logo soldados também chegam à localidade. O filme focaliza os sentimentos conflitantes dos personagens à medida que a guerra e a vida prosseguem.

 

A Deusa

A Deusa

Direção: Satyajit Ray
País: Índia
Nome Original: Devi

“Devi” trata de uma mulher jovem que é considerada uma deusa quando seu sogro, um rico proprietário feudal, vislumbra-la como a deusa Kali.

 

Submarino

submarino-thomas-vinterberg-2

Direção: Thomas Vintterberg
País: Dinamarca
Nome Original: Submarino

A história de dois irmãos que por um trauma do passado, vivem em um mundo de drogas e desajustes sociais e familiares.

 

Noite Vazia

noite-vazia-1

Direção: Walter Hugo Khouri
País: Brasil

Dois amigos contratam os serviços de uma dupla de prostitutas. O que seria uma noite de prazer acaba se transformado em um embate entre os quartos, revelando pouco a pouco suas angústia e ressentimentos e aflorando seus sentimentos mais íntimos e profundos.

 

A Aventura

A Aventura

Direção: Michelangelo Antonioni
País: Itália
Nome Original: L’Avventura

Trilogia da Incomunicabilidade

Um grupo de ricos italianos sai numa viagem de iate para uma ilha vulcânica deserta no Mediterrâneo, onde um dos passageiros, Anna, se perde dos demais. O namorado dela, Sandro, e uma amiga, Claudia, saem, sem sucesso, à procura de Anna e, durante a busca, acabam se apaixonando.

 

Marketa Lazarova

Marketa Lazarova

Direção: Frantisek Vlácil
País: Tchecoslováquia
Nome Original: Marketa Lazarová

Marketa Lazarova é um épico medieval poderoso, situado no século Xlll. Baseado na obra do escritor Vladislav Vancura, o filme segue a rivalidade entre dois clãs guerreiros, os Kozliks e os Lazars, assim como o amor condenado dos filhos dos rivais, Mikolas Kozlik e Marketa Lazarova. Com reminiscências da obra de Tarkovski e Kurosawa, fundado sobre a rica tapeçaria da ficção tcheca, este filme ambicioso e cheio de camadas é a coroação de Vlácil e um dos marcos do cinema mundial.

 

Lanternas Vermelhas

Lanternas Vermelhas

Direção: Zhang Yimou
País: China
Nome Original: Da Hong Deng Long Gao Gao Gua (Raise the Red Lantern)

China, ano 1920. Com a morte do pai e o conseqüente empobrecimento da família, Songlian, uma jovem universitária é pressionada pela madrasta a se casar e se torna a quarta esposa de um homem rico e poderoso que ela nem sequer conhece. De repente, ela se vê sozinha em uma casa onde as tradições seculares são seguidas como uma lei por seu marido e todos que a habitam. Uma das mais importantes regras é a das lanternas vermelhas. A esposa escolhida pelo senhor da casa para passar a noite tem as lanternas de sua casa acesas e recebe um tratamento privilegiado por toda a criadagem.

 

Amor à Flor da Pele

Amor à Flor da Pele

Direção: Kar Wai Wong
País: China
Nome Original: Fa Yeung Nin Wa (In the Mood for Love)

Chow Mo-Wan (Tony Leung), editor de um jornal, se muda com sua mulher para um novo prédio. Quase ao mesmo tempo, Su Li-Zhen (Maggie Cheung), uma linda secretária, e seu marido, um executivo, também se mudam para o mesmo edifício. Com seus companheiros frequentemente viajando a trabalho, Chow e Li-Zhen passam quase todo tempo juntos, como bons amigos. Eles têm muito em comum, desde compras até artes marciais. Logo, ficam chocados ao descobrir que seus companheiros estão tendo um caso. Machucados e irritados, encontram conforto em sua crescente amizade, mesmo quando resolvem não fazer o que os dois infiéis fizeram.

 

4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias

4-meses

Direção: Cristian Mungiu
País: Romênia
Nome Original: 4 Luni, 3 Saptamâni Si 2 Zile

Em 1987, nos últimos dias do comunismo, Otilia (Anamaria Marinca) e Gabita (Laura Vasiliu) dividem um quarto num dormitório estudantil. Elas são colegas de classe na universidade de uma pequena cidade romena. Gabita está grávida e o aborto é ilegal no país. Otilia aluga um quarto num hotel barato. Lá elas recebem um certo Sr. Bebe (Vlad Ivanov), chamado para resolver a questão. Mas, ao saber que Gabita está com a gravidez mais adiantada do que havia informado, Sr. Bebe aumenta as exigências para o serviço. Ele cobra um preço que as duas não estão preparadas para pagar.

 

Grave

raw

Direção: Julia Ducournau
País: França; Bélgica
Nome Original: RAW

Na família de Justine (Garance Marillier), todos os integrantes trabalham com a área veterinária e são vegetarianos. No entanto, assim que Justine pisa na escola de veterinária, ela acaba comendo carne. As consequência deste ano logo serão sentidas e chocarão toda a família.

 

CONFIRA NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

One thought on “16 Filmes sobre Conflitos Morais

  • 9 de dezembro de 2016 at 11:15
    Permalink

    Parabéns pelo site, que bom que há uma alma viva que não fica endeusando as porcarias de Star Wars ou Mad Max. Esse cinema que você cita é artístico e de grande valor. Parabéns

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *