15 Filmes Eróticos – O Retorno

Por Fernando Boechat

 

O que é o erótico? O erótico não necessariamente habita os corpos nus. Esses podem estar tão asseados e dissimulados, que nada ali despertará o desejo. Corpos cobertos podem estar tão revestidos de sinais e, por isso, ser mais interessantes.

Portanto, é o sinal que dá o tom; algo pode surgir de uma simples confusão. O certo é que deve haver algum desejo. E esse é um terreno de difícil explicação.

Essa lista é uma forma de entender e sentir o desejo.

eroticos-parte-i

 

Nunca Aos Domingos (1960)

nunca-aos-domibngos

Direção: Jules Dassin

Origem: Estados Unidos / Grécia

 

Jules Dassin vive o filósofo americano Homer Thrace que vê na prostituta Ilya (Melina Mercouri) o símbolo da cultura grega. Encontrando em Ilya uma fonte para seus estudos, Homer decide “salvar” a bem-humorada prostituta, tentando fazê-la desistir da prostituição.

 

A Noite (1961)

 

a-noite-michelangelo-antonioni-600x400

Direção: Michelangelo Antonioni

Origem: França / Itália

Trilogia da Incomunicabilidade

Depois de visitar um amigo que está morrendo no hospital, um escritor vai com sua esposa para uma grande festa numa mansão milanesa. Eles estão casados há 10 anos e constatam a falência do casamento. Todo o filme se passa numa tarde de sábado até a madrugada de domingo.

 

A Colecionadora (1967)

la-collectionneuse-three

Direção: Eric Rohmer

Origem: França

 

Adrien vai em férias a uma pequena cidade à beira do Mediterrâneo. Ele aluga uma casinha, dividindo o aluguel com seu amigo Daniel e com Haydée, uma garota desconhecida que tem vários amantes. Em um primeiro momento, tanto Adrien como Daniel não dão muita bola para ela. Quando Adrien dá sinais de que está se sentindo atraído, tudo começa a mudar.

 

Fruto do Paraíso (1970)

fruit-of-paradise-1970-2

Direção: Vera Chytilová

Origem: Bélgica / Tchecoslováquia

 

As peripécias de Eva, uma jovem obcecada por um homem de vermelho, que não sabemos quem é, e que pode ou não ser perigoso. A câmera também acompanha Eva e seu namorado, passando o dia em um tipo de spa surrealista, onde eles se deparam com a Tentação. Fábula visual que recria de forma alegórica e psicodélica a história de Adão e Eva.

 

A Colmeia (1969)

la-madrigeuraa

Direção: Carlos Saura

Origem: Espanha

 

Sem razão aparente, um casal burguês isola-se em sua ampla residência e inicia uma série de jogos e encenações que ironizam aspectos da sua vida conjugal.

 

O Porteiro da Noite (1974)

portier-de-nuit-1974-03-g

Direção: Liliana Cavani

Origem: Itália

 

Treze anos após o fim da Segunda Guerra mundial, a sobrevivente de um campo de concentração, Lucia Atherton, encontra trabalhando como porteiro de hotel Maximilian Theo Aldorfer, um oficial nazista que foi seu torturador. O encontro faz retornar a relação sadomasoquista que tiveram.

 

Esse Obscuro Objeto do Desejo (1977)

cet-obscur-objet-du-desir72

Direção: Luis Buñuel

Origem: Espanha / França

 

Após entrar em um trem, homem joga um balde d’água em uma bela moça que estava parada na plataforma. Surpresos, os outros passageiros desejam saber o que o levou a agir de tal maneira. É quando ele, Mathieu (Fernando Rey), começa a relatar a todos, desde o início, sua obsessão por Conchita (Carole Bouquet e Angela Molina – sim, a personagem é interpretada por duas mulheres diferentes), uma virgem de 18 anos que começara a manipular seu desejo carnal em um verdadeiro jogo de gato e rato. Essa obra-prima viria a ser o último filme da carreira do gênio espanhol Luis Buñuel.

 

A Marca da Pantera (1982)

catpeolpe

Direção: Paul Schrader

Origem: Estados Unidos

 

Para o seu horror, uma mulher descobre que foi transformada em uma espécie de leopardo negro, e agora faz parte de uma raça originada há muito tempo, quando os humanos sacrificavam suas mulheres para os leopardos.

 

O Diabo no Corpo (1986)

diavolo-1

Direção: Marco Bellocchio

Origem: França / Itália

 

Giulia (Maruschka Detmers), filha de uma autoridade assassinada pelo terrorismo, vive à beira da perturbação psíquica total. Namorada de Pulcini (Riccardo de Torrebruna), terrorista que aguarda julgamento, ela inicia um louco relacionamento sentimental com Andrea (Federico Pitzalis), jovem estudante apaixonado por ela. Apesar da instabilidade de Giulia, o amor dos dois é profundo e forte, rompendo todas as barreiras.

 

O Céu Que Nos Protege (1990)

sheltering-sky0

Direção: Bernardo Bertolucci

Origem: Itália / Reino Unido

 

Kit Moresby viaja pela África com o marido, Port, logo após o término da Segunda Guerra Mundial. Milionários, vêem seu casamento afundar e encaram a viagem como uma derradeira tentativa de colocar as coisas em seus lugares. Mas quanto mais se embrenham no deserto, mais distantes ficam um do outro.

 

Lua de Fel (1992)

luadefel

Direção: Roman Polanski

Origem: Estados Unidos / França / Reino Unido

 

Nigel (Hugh Grant) e Fiona (Kristin Scott Thomas) são um casal de ingleses que, ao fazerem um cruzeiro, conhecem Mimi (Emmanuelle Seigner), uma francesa casada com Oscar (Peter Coyote), um americano que vive preso a uma cadeira de rodas. Ao notar o interesse que Nigel sente por Mimi, Oscar conta como eles se conheceram e como se amaram loucamente até esta paixão doentia se transformar em um ritual de humilhação.

 

Pola X (1999)

pola_x

Direção: Leos Carax

Origem: Alemanha / França / Japão / Suíça

 

Pierre é um jovem escritor bem sucedido que vive com a mãe num castelo na Normandia, perto das margens do rio Sena. O passado da família vem a tona através de uma misteriosa mulher. Este é o ponto de partida para uma reviravolta cheia de ambigüidades e revelações surpreendentes.

 

Lovers (1999)

lovers-01-hero

Direção: Jean-Marc Barr

Origem: França

 

Um dos filmes do Dogma 95 (Dogme #5, o drama romântico realista do diretor Jean-Marc Barr narra alguns dias na vida de um casal de namorados. Ela trabalha numa livraria, e ele é pintor e imigrante ilegal.

 

E Sua Mãe Também (2001)

y-tu-mama-tambien3-614x345

Direção: Alfonso Cuarón

Origem: Estados Unidos / México

No México, dois amigos adolescentes e uma atraente mulher mais velha embarcam numa viagem de carro com destino à uma praia paradisíaca e aprendem uma ou duas coisas sobre a vida, a amizade, o sexo, e também sobre cada um deles.

 

Cidade dos Sonhos (2001)

muhollanddr

Direção: David Lynch

Origem: Estados Unidos / França

Após um acidente de carro que lhe causa amnésia, uma mulher, acompanhada de uma aspirante a atriz procuram por pistas e respostas na cidade de Los Angeles, em uma estranha aventura em que sonhos e realidade se misturam.

 

CONFIRA NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *