10 Filmes de David Lean que você precisa assistir

Por Philippe Torres

O cineasta dos grandes épicos, com narrativas heroicas, de aventura inigualáveis ganha espaço no Cineplot. O britânico é conhecido por seus muito bem fotografados planos abertos que, em combinação a aproximação personagens cria uma atmosfera de grandes dimensões. O deserto em Lean é gigante, mais que isso, é quente, frio, seco… David Lean era capaz de expressar na imagem todos os sentimentos da paisagem. Conheça o diretor de grandes clássicos!

10 Filmes de David Lean que você precisa conhecer

  • Lawrence da Arábia

 

Lawrence da Arábia

Em 1916, em plena I Guerra Mundial, o jovem tenente do exército britânico estacionado no Cairo pede transferência para a península arábica, onde vem a ser oficial de ligação entre os rebeldes árabes e o exercito britânico, aliados contra os turcos, que desejavam anexar ao seu Império Otomano a península arábica. Lawrence, admirador confesso do deserto e do estilo de vida beduíno, oferece-se para ajudar os árabes a se libertarem dos turcos.

  • Doutor Jivago

 

Omar Sharif and Julie Christie in the film Doctor Zhivago

O filme conta sobre os anos que antecederam, durante e após a Revolução Russa pela ótica de Yuri Zhivago (Omar Sharif), um médico e poeta. Yuri fica órfão ainda criança e vai para Moscou, onde é criado. Já adulto se casa com a aristocrática Tonya (Geraldine Chaplin), mas tem um envolvimento com Lara (Julie Christie), uma enfermeira que se torna a grande paixão da sua vida. Lara antes da revolução tinha sido estuprada por Victor Komarovsky (Rod Steiger), um político sem escrúpulos que já tinha se envolvido com a mãe de Lara, e se casou com Pasha Strelnikoff (Tom Courtenay), que se torna um vingativo revolucionário. A história é narrada em flashback por Yevgraf de Zhivago (Alec Guiness), o meio-irmão de Yuri que procura a sua sobrinha, que seria filha de Jivago com Lara. Enquanto Strelnikoff representa o “mal”, Yevgraf representa o “bom” elemento da Revolução Bolchevique.

  • A Ponte do Rio Kwai

 

A PONTE DO RIO KWAI

Na 2ª Guerra Mundial vários soldados ingleses se tornam prisioneiros em um campo de concentração japonês. Este grupo é escolhido pelo chefe do campo para construir uma ponte sobre o rio Kwai. O coronel Nicholson (Alec Guinness), um oficial inglês, planeja a construção para demonstrar a superioridade britânica, mas Shears (William Holden), um americano que é prisioneiro do mesmo campo, planeja a destruição da ponte.

  • Desencanto

 

LAURA JESSON (CELIA JOHNSON) LEANS OUT OF THE TRAIN WINDOW AND SHAKES DR.ALEC HARVEY'S (TREVOR HOWARD) HAND. *** Local Caption *** Feature Film

Laura (Celia Johnson) e Alec (Trevor Howard) se conhecem por acaso em uma estação de trem, quando ele remove um cisco do olho dela. Ele é um médico, ela é uma dona de casa. Ambos são de classe média, têm meia-idade e são razoavelmente felizes em seus casamentos. Em pouco tempo passam a se encontrar todas as quintas-feiras, mas apenas como bons amigos. Gradativamente surge uma paixão mútua e eles continuam a se encontrar regularmente, apesar de saberem que este amor é impossível.

  • Passagem para a India

 

Passagem para india

No final dos anos 20, Adela Quested (Judy Davis), uma rica inglesa de idéias liberais, viaja para fora do país pela primeira vez, ao seguir para a Índia para encontrar seu noivo e tentar se adaptar ao país. Mas o choque cultural acontece e quando tudo parecia facilitar a integração ao conhecer Dr. Aziz (Victor Banerjee), um indiano que a leva para visitar as cavernas de Marabar, lá Adela alega que Aziz tentou violentá-la.

  • Grandes Esperanças

 

Grandes esperanças

Modernização do clássico de Charles Dickens, sobre um jovem artista órfão que se apaixona por uma linda mulher.

Criada por senhora cruel e amargurada por ter sido abandonada no altar, ela o trata friamente, mas um misterioso benfeitor muda o destino do rapaz.

  • A Filha de Ryan

 

A Filha de Ryan

Proprietário do único Pub de um vilarejo, tem na filha, Rosy, uma jovem extremamente romântica, que sonha com o dia em que encontrará alguém com quem possa se casar e constituir uma família feliz, mas acaba casando-se com um homem bem mais velho.

  • Oliver Twist

 

Oliver Twist

Oliver Twist (John Howard Davies) nasceu em um orfanato, sendo que logo após o parto sua mãe morreu. Foi ali que Oliver passou os primeiros anos da sua vida, até que um dia pediu mais comida e por esta razão foi cedido para o Sr. Sowerberry (Gibb McLaughlin), o dono de uma funerária, que também recebeu cinco libras para ficar com o garoto. Na funerária Oliver fica trabalhando como seguidor de féretro em enterros de crianças. Repentinamente chega na funerária uma mulher agonizante, que estava presente quando a mãe de Oliver morreu. Esta mulher ficou de posse de um pertence da falecida e diz que Oliver teria sido melhor tratado se soubessem quem ele era. Logo depois a mulher morre e pouco tempo depois Oliver briga com Noah Claypole (Michael Dear), que trabalhava na funerária e sempre o humilhava. Desta vez Noah falou mal da mãe de Oliver, que acabou levando uma surra injustamente. Oliver foge para Londres, onde acaba se unindo a uma grupo de jovens delinqüentes liderados por Fagin (Alec Guinness), um vigarista que usa as crianças para cometer pequenos roubos. Mas algo acontecerá que mudará sua vida.

  • Quando o Coração Floresce

 

Quando o Coração Floresce

Jane Hudson é uma mulher solteira que trabalha como secretária em Ohio. Com suas economias, faz uma viagem a Veneza, onde sonha viver um grande romance. Lá conhece Renato Di Rossi (Rossano Brazzi) e se apaixona.
Toda sua alegria é abalada quando descobre que ele é casado e pai de família, mas ela decide se reerguer, levar o romance adiante e encarar as conseqüências.

  • Nosso Barco, Nossa Alma

 

IN THE AFTERMATH OF THE EXPLOSION CAPTAIN KINROSS (NOEL COWARD) , 2ND RIGHT, ATTEMPTS TO GET INTO THE LIFEBOAT. *** Local Caption *** Feature Film

O mestre David Lean (Lawrence da Arábia, Doutor Jivago) brilha nesta sua estréia como diretor. Nosso Barco, Nossa Alma foi um filme encomendado pelo governo britânico como propaganda de guerra, mas Lean, com a colaboração do dramaturgo Noel Coward (que assina o roteiro), fez um épico que transcendia o gênero ao propor uma análise psicológica dos sentimentos e reações de um grupo de náufragos enquanto aguardam, apreensivos, o resgate que talvez não chegasse a tempo. O resultado é uma obra-prima do cinema que não pode faltar em sua coleção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *