12 Filmes sobre a Ocupação Nazista na Europa

Por Philippe Leão

 

Na história do Cinema, são diversos os filmes que retratam a segunda guerra mundial (Confira nossa lista sobre a II Guerra Mundial). Esta lista, porém, trata daqueles que expõem os acontecimentos referentes a ocupação Nazista nos mais diferentes países europeus. Uma grande lista para aqueles que gostam de filme de guerra. Confira!

15 Filmes sobre a ocupação nazista na Europa

 

Curta-nos no Facebook!

 

Roma, Cidade Aberta

 

Roma, Cidade Aberta

Direção: Roberto Rossellini
País: Itália
Ano: 1945
Nome Original: Roma, città aperta

Roma, 1944. Um dos líderes da Resistência, Giorgio Manfredi (Marcello Pagliero), é procurado pelos nazistas. Giorgio planeja entregar um milhão de liras para seus compatriotas. Ele se esconde no apartamento de Francesco (Francesco Grandjacquet) e pede ajuda à noiva de Francesco, Pina (Anna Magnani), que está grávida. Giorgio planeja deixar um padre católico, Don Pietro (Aldo Fabrizi), fazer a entrega do dinheiro. Quando o prédio é cercado, Francesco é preso pelos alemães e levado para um caminhão. Gritando, Pina corre em sua direção e é metralhada no meio da rua. Giorgio foge para o apartamento de sua amante, Marina (Maria Michi), sem imaginar que este seria o maior erro da sua vida.

 

Trens Estreitamente Vigiados

 

Trens Estreitamente Vigiados

Direção: Jirí Menzel
País: Tchecoslováquia
Ano: 1966
Nome Original: Ostre Sledované Vlaky

Na Tchecoslováquia da Segunda Guerra Mundial, durante a ocupação alemã, jovem tenta seguir os passos do pai e vai trabalhar na estação ferroviária, onde ele aprende um ofício, alguns segredos da vida e descobre o amor.

 

 

Adeus Meninos

 

Adeus Meninos

Direção: Louis Malle
País: França
Ano: 1987
Nome Original: Au Revoir Les Enfants

França, inverno de 1944. Julien Quentin (Gaspard Manesse) é um garoto de 12 anos que frequenta o colégio Sr. Jean-de-la-Croix, que enfrenta grandes dificuldades devido a 2ª Guerra Mundial. Lá ele se torna o melhor amigo de Jean Bonnett (Raphael Fejto), um introvertido colega de classe.

 

 

Hiroshima, Meu Amor

 

Hiroshima, Meu Amor

Direção: Alain Resnais
País: França
Ano: 1959
Nome Original: Hiroshima, mon amour

Durante sua participação num filme sobre a paz, rodado em Hiroshima, uma atriz francesa tem uma aventura amorosa com um japonês, o que reaviva nela lembranças de uma trágica paixão durante a Ocupação. Entre o passado de guerra e o presente de incertezas, ele e ela tentam tornar imortal este encontro fortuito, através da mistura de tempos, recordações e corpos.

 

A Pequena Loja da Rua Principal

 

A Pequena Loja da Rua Principal

Direção: Elmar Klos; Ján Kadár
País: Tchecoslováquia
Ano: 1965
Nome Original: Obchod na korze

Um inepto camponês Tcheco divide-se entre a ganância e a culpa quando um chefe da base nazista de sua cidade o nomeia “Supervisor Ariano” de uma loja de botões de uma idosa viúva judia. Humor e tragédia fundem-se na sarcástica exploração da cordialidade de um homem comprometido com o horror do regime totalitário. Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

 

Geração

 

Geração

Direção: Andrzej Wadja
País: Polônia
Ano: 1955
Nome Original: Pokolenie

Esta é a estréia de Andrzej Wadja no cinema e o primeiro filme da Trilogia da Guerra, completada com Kanal e Cinzas e Diamantes. Realizado logo após a saida do diretor da Escola de Cinema de Lodz, o filme reúne os maiores nomes do cinema polonês de então: entre outros o diretor de fotografia Jerzy Lipman, o ator Zbigniew Cybulski e o então jovem ator e diretor Roman Polanski. É 1942, e a cidade de Varsóvia sofre a ocupação alemã. Os jovens poloneses começam a participar do movimento de resistência. O herói desta saga entra na luta a pedido da jovem por quem se apaixonara. Junto a esta história de amor Wadja mostra a coragem e o sacrifício dos conterrâneos num dos mais difíceis períodos da história de seu País.

 

Kanal

 

Kanal

Direção: Andrzej Wadja
País: Polônia
Ano: 1957
Nome Original: Kanal

Em 1944, no final da Segunda Guerra, um grupo de resistência formado por soldados polacos tenta expulsar os alemães de Varsóvia.

 

Cinzas e Diamantes

 

Cinzas e Diamantes

Direção: Andrzej Wadja
País: Polônia
Ano: 1958
Nome Original: Popiól i Diament

Última parte da trilogia não planejada de Andrzej Wajda, que segue Geração e Kanal, sobre acontecimentos passados durante a Segunda Guerra Mundial na Polônia, Cinzas e Diamantes é considerado uma das maiores obras-primas do cinema mundial.

Em 1945, no último dia da guerra, um jovem mercenário é contratado por uma organização de direita para matar um líder comunista em uma aldeia. Interpretado por Zbigniew Cybulski, considerado o James Dean do cinema polonês, o guerrilheiro cai de amores por uma garçonete e começa e pensar em desistir de sua vida de combatente.

 

O Cuko na Floresta Escura

 

Kukacka v temném lese

Direção: Antonín Moskalyk
País: Tchecoslováquia
Ano: 1986
Nome Original: Kukacka v temném lese

Durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães ocupam a Checoslováquia.

A adolescente Emilka (Miroslava SOUCKOVÁ) cujo pai foi assassinado pelos nazistas, é selecionada para um tratamento especial de “arianização” em virtude de ser loira.

 

 

O Exercito das Sombras

 

O Exercito das Sombras

Direção: Jean Pierre Melville
País: França
Ano: 1969
Nome Original: L’Armée des Ombres

Philippe Gerbier, membro da resistência gaulesa durante a ocupação nazista, é levado em outubro de 1942 para um campo francês e transferido para o quartel-general da Gestapo, em Paris. Ao fugir para Marselha, procura por seu traidor.

 

Ser ou não ser

 

To be or not to be

Direção: Ernst Lubitsch
País: EUA
Ano: 1942
Nome Original: To be or not to be

Na Polônia ocupada durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de atores canastrões cai nas graças dos Nazistas. Eles ficam sabendo que terão de impedir um espião de entregar aos Nazistas uma mensagem danosa para a resistência.

 

Os Carrascos Também Morrem

 

Os Carrascos Também Morrem

Direção: Fritz Lang
País:  EUA
Ano: 1945
Nome Original: Hangmen Also Die!

Brian Donlevy é um médico tcheco membro da resistência que assassina o carrasco do título. A Gestapo reage e abre uma grande caçada ao responsável, que inclui a partir de certo ponto a execução de cidadãos tchecos a cada hora

2 comentários em “12 Filmes sobre a Ocupação Nazista na Europa

  • 10 de outubro de 2016 em 00:17
    Permalink

    Adorei a lista! Gosto muito do tema e conheci vários filmes.
    Um detalhe só é que a sinopse de “Hiroshima, Meu Amor” está errada, vocês colocaram a sinopse do filme “O Pianista”, que por sinal é ótimo também!
    Tirando isso, parabéns pelo post. Vira e mexe venho aqui ver as novas listas e conhecer novos filmes.

    Resposta
    • 11 de outubro de 2016 em 01:25
      Permalink

      Corrigido!!! 🙂

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *