12 Filmes Filosóficos sobre Liberdade

Por Philippe Torres

A abordagem da liberdade como tema filosófico é um tanto complicada em termos narrativos. Alguns diretores, porém, conseguem transpor a ideia de maneira interessante a medida que o apresenta alegoricamente ou filosoficamente.

Curta nossa página no facebook!

 

 

A Pomba Branca

A Pomba Branca

Direção: Frantisek Vlácil
País: Tchecoslováquia
Ano: 1960
Nome original: Holubice

Durante sua jornada de volta para casa, no Mar Báltico, um inocente pombo-correio perde-se e cai na cidade de Praga, onde é resgatado e cuidado por um frágil garoto. Logo os dois desenvolverão uma amizade que tocará todos ao seu redor.

 

KES

David Bradley in Ken Loach's KES (1970). Courtesy Park Circus Films. Playing February 27 - March 5.

Direção: Ken Loach
País: Reino Unido
Ano: 1969
Nome original: KES

Um dos primeiros filmes da carreira do consagrado diretor Ken Loach, Kes conta a história de um menino que vive em bairro pobre da cidade que, violentado em casa e ridicularizado na escola, acha uma forma de abstrair de sua dura realidade treinando um falcão. Poética e singela obra de formação do cineasta que posteriormente realizou obras-primas como Terra e Liberdade e Pão e Rosas.

 

Sem Destino

Sem Destino

Direção: Dennis Hopper
País: EUA
Ano: 1969
Nome original: Easy Rider

O filme que revelou Peter Fonda, Dennis Hopper e Jack Nicholson e se tornou um símbolo dos anos 60 e das mudanças comportamentais. Em busca de sexo, drogas e rock and roll, Hopper e Fonda são dois jovens que cruzam os Estados Unidos em suas motocicletas. No caminho vão encontrando personagens estranhos, como um advogado alcoólatra interpretado por Jack Nicholson. E a trilha sonora é uma maravilha a parte, com os mestres psicodélicos da época, como Jimi Hendrix, Byrds, Steppenwolf…

 

 

Manderlay

manderlay

Direção: Lars Von Trier
País: Dinamarca
Ano: 2005
Nome original: Manderlay

Após deixarem para trás a cidade de Dogville, Grace (Bryce Dallas Howard) e o pai (Willem Dafoe) acabam por acaso nos portões da fazenda de Manderlay, no sul dos Estados Unidos. Lá Grace descobre uma estrutura escravagista em pleno funcionamento, apesar de estarmos em 1933, quando já fora abolida a escravatura. Ela se envolve então nas relações entre os empregados negros e seus patrões, apenas para descobrir que os laços que regem estas relações são bem mais complexos do que ela pensava.

 

As Pequenas Margaridas

 

As Pequenas Margaridas

Direção: Vera Chytilová
País: Tchecoslováquia
Ano: 1966
Nome Original: Sedmikrasky

Utilizando-se de avançados efeitos especiais para a época, Vera Chytilová dirigiu esta obra surrealista que conta a história de duas garotas chamadas Marie, que decidem se adequar ao mundo como ele está: sendo depravadas. Portanto, ambas partem para uma série de encontros forjados e travessuras, desconstruindo o mundo ao seu redor.

 

Na Natureza Selvagem

alaska-na-natureza-selvagem-4

Direção: Sean Penn
País: EUA
Ano: 2007
Nome Original: Into the Wild

Início da década de 90. Christopher McCandless (Emile Hirsch) é um jovem recém-formado, que decide viajar sem rumo pelos Estados Unidos em busca da liberdade. Durante sua jornada pela Dakota do Sul, Arizona e Califórnia ele conhece pessoas que mudam sua vida, assim como sua presença também modifica as delas. Até que, após 2 anos na estrada, Christopher decide fazer a maior das viagens e partir rumo ao Alasca.

 

Deus e o Diabo na Terra do Sol

Deus e o Diabo na Terra do Sol

Direção: Glauber Rocha
País: Brasil
Ano: 1964

Manuel (Geraldo Del Rey) é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes (Mílton Roda) e acaba matando-o numa briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa (Yoná Magalhães). O casal se junta aos seguidores do beato Sebastião (Lídio Silva), que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Porém ao presenciar a morte de uma criança Rosa mata o beato. Simultaneamente Antônio das Mortes (Maurício do Valle), um matador de aluguel a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato.

 

A Liberdade é Azul

A Liberdade é Azul

Direção: Krzysztof Kieslowski
País: Polônia; França
Ano: 1993
Nome Original: Trois Couleurs: Bleu

Após um trágico acidente em que morrem o marido e a filha de uma famosa modelo (Juliette Binoche), ela decide por renunciar à sua própria vida. Após uma tentativa fracassada de suicício, ela volta a se interessar pela vida ao se envolver com uma obra inacabada de seu marido, que era um músico de fama internacional.

 

Moolaadé

Moolaadé

Direção: Ousmane Sembene
País: Senegal
Ano: 2004
Nome Original: Moolaadé

Numa aldeia africana, o costume da mutilação genital feminina, uma operação dolorosa, é temida por todas garotas. Seis delas devem passar pelo ritual num determinado dia. O pavor é tanto que duas afogam-se num poço. As outras quatro buscam a proteção de Collé, uma mulher que não permitiu que a filha fosse mutilada, invocando o “moolaadé” (proteção sagrada). Mas vários homens pressionam o marido de Collé para que retire a proteção, nem que para isso ele tenha de chicoteá-la.

 

Ensaio de Orquestra

Ensaio de Orquestra

Direção: Federico Fellini
País: Itália
Ano: 1979
Nome Original: Prova D’orchestra

Numa capela romana, agora um oratório, músico, chegam para um ensaio, Eles são avisados que estão sendo gravados por uma rede de TV. Então o maestro alemão chega, impondo ordem aos gritos. Durante um breve intervalo o maestro concede uma entrevista aos jornalista. Quando volta , encontra sua orquestra em estado de revolta. Será o fim? 0 que os trará de volta à música? Ensaio de orquestra é a homenagem do mestre Federico Fellinni à arte da música, uma das paixões de sua vida. Fundamental tanto para músicos como para cinéfilos, o filme traz a última das muitas trilhas sonoras que o genial Nino Rota compôs para Fellini.

 

Um Estranho no Ninho

Um Estranho no Ninho

Direção: Milos Forman
País: EUA
Ano: 1975
Nome Original: One Flew Over the Cuckoo’s Nest

Randle Patrick McMurphy, um prisioneiro, simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para doentes mentais, onde estimula os internos a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched, mas ele não tem ideia do preço que irá pagar por desafiar uma clínica “especializada”.

 

Eu Sou Cuba

Eu sou cuba

Direção: Mikhail Kalatozov
País: Cuba
Ano: 1964
Nome Original: Soy Cuba

Quatro histórias independentes traçam um painel de Cuba entre a derrubada do regime de Batista e a revolução comunista. Em Havana, Maria envergonha-se quando o homem de quem gosta descobre como ela ganha a vida. Pedro, um camponês idoso, descobre que a terra que cultiva foi vendida a uma empresa. Um universitário vê seus amigos serem atacados pela polícia quando distribuíam panfletos a favor de Fidel Castro. Por fim, uma família de camponeses é ameaçada pelas forças de Batista.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *