15 Filmes com Wolfgang A. Mozart em sua Trilha Sonora

27Por Philippe Torres

 

Prematuro na música, Wolfgang A. Mozart desenvolveu suas habilidades na arte ainda criança, começando a compor já aos cinco anos de idade. O dom musical do compositor, então, passou a encantar membros da realeza européia. Mais tarde Mozart faria parte da corte de Salzburgo. Contudo, as limitações da vida musical da cidade o impediam de conquistar espaço em novos lugares, o fazendo ter pouca estabilidade financeira.

Mozart compôs algumas das músicas mais conhecidas da história e, no Cinema, alguns filmes as contém em sua trilha sonora.

 

Ouça, também, um pouco de Mozart:

 

 

 

Amadeus

Amadeus

Direção: Milos Forman
País: EUA
Ano: 1984
Nome Original: Amadeus
Música de Mozart: Várias

Amadeus é uma adaptação da peça sobre a vida de Mozart, o gênio da música. A história foca em Salieri, músico contemporâneo de Mozart que, ao mesmo tempo em que admira e inveja o talento do compositor, o despreza por seu comportamento grosseiro. Salieri se pergunta por que Deus deu tamanho talento a alguém tão vulgar, enquanto ele, esforçado e devoto, está tão aquém de tal genialidade. A inveja torna Salieri um rival, disposto a usar sua influência na corte de Viena para sabotar Mozart.

 

A Última Noite de Boris Grushenko

A Última Noite de Boris Grushenko

Direção: Woody Allen
País: EUA
Ano: 1975
Nome Original: Love and Death
Música de Mozart: The Magic Flute Overture, K620

Um russo (Woody Allen), na véspera de ser executado pelo franceses por um assassinato que não cometeu, recorda toda a sua vida desde criança até ser forçado a se alistar e defender seu país da invasão napoleonica, que ironicamente lhe propiciou condecorações quando se tornou acidentalmente um herói. No entanto sua situação se complica, pois se casa com a mulher que sempre amou, mas esta planeja matar Napoleão.

 

O Porteiro da Noite

O Porteiro da Noite

Direção: Liliana Cavani
País: Itália
Ano: 1974
Nome Original: Portiere di notte, Il
Música de Mozart: The Magic Flute

Viena, 1957. A sobrevivente de um campo de concentração, Lucia Atherton (Charlotte Rampling), encontra trabalhando como porteiro de hotel Maximilian Theo Aldorfer (Dirk Bogarde), um oficial nazista que foi seu torturador. O encontro faz retornar a relação sadomasoquista que tiveram.

 

Frances Ha

Frances Ha

Direção: Noah Baumbach
País: EUA
Ano: 2013
Nome Original: Frances Ha
Música de Mozart: String Quartet in G Major K387 1st Movement

Frances (Greta Gerwig) é a ambiciosa aprendiz de uma companhia de dança, que tem que se contentar com muito menos sucesso e reconhecimento do que ela gostaria. Mesmo assim, ela encara a vida de maneira leve e otimista. Esta fábula moderna explora temas como a juventude, a amizade, a luta de classes e o fracasso.

 

O Evangelho Segundo São Mateus

O Evangelho Segundo São Mateus

Direção: Pier Paolo Pasolini
País: Itália
Ano: 1964
Nome Original: Il Vangelo Secondo Matteo
Música de Mozart: Maurerische Trauermusik in c minor (KV 477)

O filme segue de maneira fiel os textos de Mateus sobre todas as etapas da vida de Cristo, de seu nascimento à ressurreição. O Cristo pasoliniano, no entanto, é revolucionário, mais humano que divino, com muitos traços de doçura e que reage com raiva à hipocrisia e à falsidade dos homens.

 

A Gaia Ciência

Gaia Ciencia

Direção: Jean Luc Godard
País: França
Ano: 1969
Nome Original: Le Gai Savoir
Música de Mozart: Piano Sonata No. 8 in A minor, K. 310 (1. Allegro maestoso)

Jean-Pierre Léaud é Émile Rousseau, descendente do filósofo. Juliet Berto é Patrícia, filha de Lumumba e da Revolução Cultural. Todas as noites eles se encontram e discutem o saber, o discurso, a revolução. A discussão sempre é interrompida an- tes do dia nascer, mas nunca acaba. (retirada do site O sétimo projetor)

 

Violência Gratuita

Violencia Gratuita

Direção: Michael Haneke
País: Austria
Ano: 1997
Nome Original: Funny Games
Música de Mozart: Quintet for Clarinet, 2 Violins, Viola, Violoncello

O que seria um bucólico período de férias à beira de um lago para Anna, George e seu filho pequeno, transforma-se num pesadelo quando recebem a visita de um casal de jovens psicopatas, que os submetem a um tenso jogo de tortura psicológica.

 

Um Corpo que Cai

Um Corpo que Cai

Direção: Alfred Hitchcock
País: EUA
Ano: 1954
Nome Original: Vertigo
Música de Mozart: Symphony No. 34 in C K. 338, 2nd Movement, Andante di Molto (piu tosto allegretto)

Em São Francisco, um detetive aposentado (James Stewart) que sofre de um terrível medo de alturas é encarregado de vigiar uma mulher (Kim Novak) com possíveis tendências suicidas, até que algo estranho acontece nesta missão.

 

A Regra do Jogo

A Regra do Jogo

Direção: Jean Renoir
País: França
Ano: 1939
Nome Original: La Règle du Jeu
Música de Mozart: Dreizehn deutsche Tänze, K. 605, No. 1

O aviador André Jurieux bateu recordes de vôo, mas só consegue pensar em sua amada Christine, mulher do aristocrata Robert de la Cheyniest. Jurieux consegue com um amigo um convite para a casa de campo em que o casal está dando uma grande festa de caça. Os sorrisos cordiais dos convidados escondem, porém, segredos e sentimentos, e o resultado disso é um assassinato.

 

Vá e Veja

Vá e Veja

Direção: Elem Klimov
País: Rússia
Ano: 1985
Nome Original: Idi i Smotri
Música de Mozart: Lacrimosa

Impressionante e rigoroso filme russo. Um dos mais importantes dos últimos tempos. Vá e Veja é uma experiência de dor e perda. Considerado selvagem e lírico, o filme narra a trajetória de Florya, um jovem separado de seus comandantes durante a Segunda Guerra Mundial.

 

Balzac e a Costureirinha Chinesa

Balzac

Direção: Sijie Dai
País: China; França
Ano: 2002
Nome Original: Xiao Cai Fen
Música de Mozart: “Divertissement” K334, “Concerto pour violon N° 3” KV 216

Durante a revolução cultural, um grupo de jovens acusados de reacionários é levado para uma comunidade agrícola nas montanhas, para serem reeducados. Lá, os dois amigos Luo e Ma conhecem uma camponesa, neta de um famoso costureiro da região. Os três começam a andar juntos e debater idéias e modos de vida diversificados, até que encontram uma coleção de livros proibidos, entre eles os romances de Honoré de Balzac.

 

Face a Face

Face a Face

Direção: Ingmar Bergman
País: Suécia
Ano: 1976
Nome Original: Ansikte mot Ansikte
Música de Mozart: Fantasy in C-minor, K.475

Jenny Isaksson (Liv Ullmann) é uma psiquiatra casada, que é assombrada por visões de uma velha e passa a sofrer uma profunda depressão. Na procura desesperada de fugir deste pesadelo ela tem um caso com Tomas Jacobi (Erland Josephson), um médico casado. Isto só serve para provocar nela uma crise histérica e, quando tem novas alucinações com a velha mulher, ela tenta suicídio. Enquanto está entre a vida e a morte ela imagina ver todas as pessoas que tiveram alguma influência em sua vida. Quando está se recuperando ela consegue entender quem é a velha senhora e por qual motivo provoca tanto sofrimento.

 

A Mãe e a Puta

A Mãe e a Puta

Direção: Jean Eustache
País: França
Ano: 1973
Nome Original: La Maman et la Putain
Música de Mozart: Requiem

Um parisiense aparenta manter um relacionamento aberto ideal com sua namorada, mas acaba se apaixonando por uma enfermeira, que se orgulha de sua vida casual. Um triângulo amoroso se estabelece na tentativa de formar um ménage-a-trois.

 

Ida

Ida

Direção: Pawel Pawlikowski
País: Polônia
Ano: 2013
Nome Original: Ida
Música de Mozart: Symphony N°41 in C Major Jupiter

Polônia, 1962. Anna é uma órfã criada por freiras. Ela vai visitar Wanda, o único parente vivo. Na visita, a tia diz a Anna que ela é judia, então as duas iniciam uma viagem, não só para encontrar a sua trágica história de família, mas para saber quem elas realmente são e aonde pertencem.

 

O Casamento de Maria Braun

O Casamento de Maria Braun

Direção: Rainer Werner Fassbinder
País: Alemanha
Ano: 1979
Nome Original: Die Ehe der Maria Braun
Música de Mozart: Piano Concerto No. 23 (Adagio)

A ascensão de Maria, prostituta durante a Segunda Guerra e influente mulher de negócios na Alemanha massacrada do pós-guerra. Uma metáfora sobre a história recente do país que abriu as portas do mercado de cinema ao diretor.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *