15 Ficções Científicas que Você Precisa Assistir

Por Philippe Leão

 

Em decorrência de constantes pedidos por uma lista com a temática, o Cineplot traz uma lista de filmes de Ficção Científica que você precisa assistir. Confira.

 

15 Filmes de Ficção Científica que você precisa assistir

 

 

  • 2001: Uma Odisseia no Espaço

 

2001

Direção: Stanley Kubrick
Ano: 1968
País: Reino Unido
Título Original: 2001: Space Odyssey

2001

Desde a “Aurora do Homem” (a pré-história), um misterioso monólito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monólito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000.

 

  • Stalker

 

stalker

Direção: Andrei Tarkovsky
Ano: 1979
País: Rússia
Título Original: Сталкер

 

Após a suposta queda de meteoritos numa região do planeta, essa região adquire propriedades estranhas e é chamada de Zona. Dentro da Zona, diz a lenda ter o Quarto, que seria um lugar onde todos os seus desejos são realizados. Temendo que a população invada a Zona à procura do Quarto, o exército a isola, mas eles próprios não têm coragem de entrar nela. Apenas alguns poucos, chamados Stalkers, têm habilidade suficiente para entrar e sobreviver lá dentro. Um dia, um escritor famoso e um físico contratam um Stalker para os guiarem ao Quarto, sem exatamente saber o que procuram.

 

  • Blade Runner – O Caçador de Androides

 

Blade Runner: The Final Cut

Direção: Ridley Scott
Ano: 1982
País: EUA; Reino Unido
Título Original: Blade Runner

 

No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los.

 

  • Sob a Pele

 

Sob a Pele

Direção: Jonathan Glazer
Ano: 2013
País: EUA
Título Original: Under the Skin

 

Uma mulher misteriosa (Scarlett Johansson) seduz homens solitários na calada da noite, na Escócia, e com isso iniciará um processo de auto-descoberta.

 

  • Solaris

 

Solaris

Direção: Andrei Tarkovsky
Ano: 1972
País: Rússia
Título Original: Solyaris

Solaris é um planeta distante, que vem sendo constantemente estudado há décadas, e cujo mistério sobre seu oceano ainda não foi esclarecido, nem seus efeitos. Por falta de interesse e resultados, a solarística está morrendo; aliado a isto, os membros na estação espacial que orbita o planeta estão sendo afetados pelo oceano. Por conta disto, o psicólogo Kelvin – conhecido de um dos doutores da solarística e amigo de um dos tripulantes – é mandado para a estação para averiguar a situação. Lá, ele percebe aos poucos que Solaris é, mais que um planeta, um espelho da alma.

 

  • Alphaville

 

Alphaville

Direção: Jean Luc Godard
Ano: 1965
País: França
Título Original: Alphaville, une Étrange Aventure de Lemmy Caution

O agente secreto Lemmy Caution parte em missão para a cidade futurista de Alphaville (onde os sentimentos foram abolidos) com o objetivo de persuadir o professor von Braun a voltar aos planetas exteriores. Natacha, filha do professor, lhe serve de guia. Lemmy reencontra Henri Dickson, antigo agente secreto, que lhe envia uma mensagem para destruir Alpha 60 e salvar aqueles que choram. Lemmy presencia uma execução pública. Depois, é submetido a um interrogatório conduzido por Alpha 60, o computador que governa a cidade, e é condenado à morte. Natacha, aos prantos, lhe murmura as palavras proibidas.

 

  • Quem quer matar Jessie?

 

Kdo chce Jessii

 

 

Direção: Václav Vorlícek
Ano: 1966
País: Tchecoslováquia
Título Original: Kdo chce zabít Jessii

Cobaia de sua invenção, uma máquina de materializar sonhos, professor e cientista, vê materializar Jessie, a heroína dos quadrinhos de seus sonhos, e apaixonado decide protegê-la de seus também materializados vilões.

 

  • Ex Machina

 

Ex Machina

Direção: Alex Garland
Ano: 2014
País: Reino Unido
Título Original: Ex Machina

Em um refúgio nas montanhas de um talentoso bilionário da internet, um jovem participa de uma estranha experiência: testar a inteligência artificial, inserida no corpo de uma bela garota robô. Mas a experiência se torna uma sinistra batalha psicológica: um triângulo amoroso, onde a lealdade está dividida entre homem e máquina.

 

  • A Chegada

    Direção: Denis Villeneuve
    País: EUA; Canadá
    Ano: 2016
    Nome Original: Arrival

    Quando seres interplanetários deixam marcas na Terra, a Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma linguista especialista no assunto, é procurada por militares para traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. No entanto, a resposta para todas as perguntas e mistérios pode ameaçar a vida de Louise e a existência de toda a humanidade.

 

  • Ghost in the Shell

 

Ghost in the Shell

Direção: Mamoru Oshii
Ano: 1995
País: Japão
Título Original: Kôkaku Kidôtai

Major Motoko é uma agente cibernética e líder da unidade do serviço secreto Esquadrão Shell. Formado pelo governo para combater a onda de crimes, eles são informados de que um famoso criminoso, “expert” em computadores, está no Japão. O suspeito é conhecido apenas pelo codinome “Mestre Marionete”.

 

  • Ela

 

Ela

Direção: Spike Jonze
Ano: 2013
País: E.U.A
Título Original: Her

Em um futuro próximo na cidade de Los Angeles, Theodore Twombly (Joaquin Phoenix) é um homem complexo e emotivo que trabalha escrevendo cartas pessoais e tocantes para outras pessoas. Com o coração partido após o final de um relacionamento, ele começa a ficar intrigado com um novo e avançado sistema operacional que promete ser uma entidade intuitiva e única. Ao iniciá-lo, ele tem o prazer de conhecer “Samantha”, uma voz feminina perspicaz, sensível e surpreendentemente engraçada. A medida em que as necessidades dela aumentam junto com as dele, a amizade dos dois se aprofunda em um eventual amor um pelo outro.

 

  • Akira

 

Akira

Direção: Katsuhiro Otomo
Ano: 1988
País: Japão
Título Original: Akira

Kaneda é um líder da gangue de motoqueiros, que tem um amigo próximo envolvido em um projeto governamental secreto chamado Akira. Para salvar seu amigo, Kaneda pede ajuda para vários grupos como: ativistas anti-governo, políticos gananciosos, cientistas irresponsáveis e poderosas forças militares. Durante o confronto, Tetsuo recebe uma força sobrenatural que resulta em conseqüências para o resto de sua vida.

 

  • A Mosca

 

A Mosca

Direção: David Cronenberg
Ano: 1986
País: Canadá
Título Original: The Fly

Seth Brundie (Jeff Goldblum) é um cientista excêntrico que trabalha numa nova invenção, uma máquina de teletransporte – a TelePod. Ao seu lado, tem Veronica (Geena Davis), uma jornalista que acompanha seus projetos acreditando ser essa a história do ano. Ao experimentar seu novo invento, Seth não percebe que uma mosca entrou na cabine do teletransporte. O imprevisto faz com que os padrões moleculares do homem e do inseto se misturem e, pouco a pouco, o cientista vai sofrendo terríveis transformações.

 

  • Metropolis

 

Metropolis

Direção: Fritz Lang
Ano: 1927
País: Alemanha
Título Original: Metropolis

O ano é 2026, a população mundial se divide em duas classes: a elite dominante e a classe operaria; esta condenada desde a infância a habitar os subsolos, escravos das monstruosas máquinas que controlam a metrópolis. Quando o filho do criador de Metrópolis se apaixona por Maria, a líder dos operários, tem inicio a mais simbólica luta de classe já registrada pelo cinema.

 

  • Planeta Fantástico

 

Planeta Fantástico

Direção: René Laloux
Ano: 1973
País: França
Título Original: La Planète Sauvage

No planeta Yagam vivem humanóides chamados de Oms, que são escravos (ou animais de estimação) dos Draggs, uma raça de gigantes com mais de dez metros de altura, olhos vermelhos e pele azul. O planeta é um lugar indefinido onde os homens parecem insetos aos olhos dos Draggs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *