12 Filmes com Bob Dylan em sua Trilha Sonora

Por Philippe Leão

 

Nome importante da Folk Music, Bob Dylan é reconhecido em inúmeros prêmios como um dos maiores cantores e compositores da história. Sua participação na música é inegável, mas suas canções fizeram parte, também, de diversos filmes. Sejam compostas ou interpretadas pelo poeta, a lista abarcará filmes onde Bob Dylan está presente em sua Trilha Sonora.

 

Sem Destino

Sem Destino

Direção: Denis Hopper
País: EUA
Ano: 1969
Nome Original: Easy Rider
Música presente: It’s Alright Ma (I’m Only Bleeding)

O filme que revelou Peter Fonda, Dennis Hopper e Jack Nicholson e se tornou um símbolo dos anos 60 e das mudanças comportamentais. Em busca de sexo, drogas e rock and roll, Hopper e Fonda são dois jovens que cruzam os Estados Unidos em suas motocicletas. No caminho vão encontrando personagens estranhos, como um advogado alcoólatra interpretado por Jack Nicholson.

 

Amargo Pesadelo

Amargo Pesadelo

Direção: John Boorman
País: EUA
Ano: 1972
Nome Original: Deliverance
Música presente: Just Like a Woman

Um grupo de amigos, Ed Gentry (Jon Voight), Lewis Medlock (Burt Reynolds), Bobby Trippe (Ned Beatty) e Drew Ballinger (Ronny Cox), decide descer pela última vez as correntezas de um rio antes que o mesmo se torne uma represa. Apesar de advertidos pelo pessoal da região, ignoram os perigos existentes e partem rumo a uma arriscada aventura. Baseado no romance de James Dickey’s.

Os Desajustados

Withnail-and-I

Direção: Bruce Robinson
País: Reino Unido
Ano: 1987
Nome Original: Withnail and I
Música presente: All Along the Watchtower

No final da década de 60, dois atores desempregados levam a vida a base de drogas, confusões e nada de muito interessante para fazer. Cansados da mesmice, eles decidem tirar uns dias na casa de um tio deles, no interior da Inglaterra. O retiro, porém, acaba sendo desastroso e não muito diferente da rotina dos dois.

Tomates Verdes Fritos

Tomates Verdes Fritos

Direção: Jon Avnet
País: EUA
Ano: 1991
Nome Original: Fried Green Tomatoes
Música presente: I’ll Remember You

Evelyn Couch (Kathy Bates) é uma dona de casa emocionalmente reprimida, que habitualmente afoga suas mágoas comendo doces. Ed (Gailard Srtain), o marido dela, quase não nota a existência de Evelyn. Toda semana eles vão visitar uma tia em um hospital, mas a parente nunca permite que Evelyn entre no seu quarto. Em uma ocasião, enquanto ela espera que Ed termine sua visita, Evelyn conhece Ninny Threadgoode (Jessica Tandy), uma debilitada, mas gentil senhora de 83 anos, que ama contar histórias. Através das semanas, ela faz relatos que estão centrados em duas jovens, Idgie (Mary Stuart Masterson) e Ruth Jamison (Mary-Louise Parker), que provocam a ira dos cidadãos menos tolerantes de Whistle Stop. Mas elas fazem um tomate frito que é conhecido como uma iguaria por todos da região. Assim, cativam até os mais hostis, como também a senhora Evelyn Couch, que ouve a história e a partir de então resolve mudar algumas coisas em sua vida.

Em Nome do Pai

Em nome do pai

Direção: Jim Sheridan
País: Irlanda
Ano: 1993
Nome Original: In the Name of The Father
Música presente: Like a Rolling Stone

Em 1974, um atentado a bomba produzido pelo IRA (Exército Republicano Irlandês) mata cinco pessoas num pub de Guilford, arredores de Londres. O filme conta a história real do jovem rebelde irlandês Gerry Conlon, que junto de três amigos, é injustamente preso e condenado pelo crime. Giuseppe Conlon, pai de Gerry, tenta ajudá-lo e também é condenado, mas pede ajuda à advogada Gareth Peirce, que investiga as irregularidades do caso.

Assassinos por Natureza

Assassinos por natureza

Direção: Oliver Stone
País: EUA
Ano: 1994
Nome Original: Natural Born Killers
Música presente: You Belong to Me

Eles não ganharam um Prêmio Nobel, nem bateram algum recorde esportivo ou sequer trilharam algum caminho aceitável a fama. O que o casal fugitivo Mickey (Woody Harrelson) e Mallory (Juliette Lewis) fizeram foi matar pessoas. Muitas pessoas. A mídia se encarregou do resto.

 

Ondas do Destino

Ondas do Destino

Direção: Lars Von Trier
País: Dinamarca
Ano: 1996
Nome Original: Breaking the Waves
Música presente: Blowin’ in the Wind

Ondas do Destino é sobre Bess, uma moça com leve deficiência mental que se apaixona insanamente por um trabalhador dos campos de petróleo. Sua pequena comunidade na Escócia é controlada pelos anciões, que ditam as regras e costumes do local. O marido dela é considerado um “outsider”, alguém de fora, e mesmo não totalmente bem-vindo ele se casa com ela e eles passam a morar juntos na comunidade. Ela descobre o sexo e se torna ainda mais enlouquecida pelo marido, em uma relação intensa e sem reservas. Um acidente ocorre e o mundo deles e o das pessoas à sua volta muda completamente.

O Grande Lebowski

o grande lebowski

Direção: Irmãos Coen
País: EUA
Ano: 1998
Nome Original: The Big Lebowski
Música presente: The Man In Me

Ele se chama Jeff Lebowski (Jeff Bridges), mas gosta de ser chamado de O Cara. Acha-se o cara mais esperto do pedaço, quando na verdade é um desocupado que gasta o seu tempo ouvindo Rock dos anos 60 e jogando boliche. Mas sua vida vai mudar. Confundido com um milionário da Califórnia, ele se vê envolvido com bandidos da pesada, advogados atrapalhados, detetives, seqüestradores, e como se não bastasse, com a polícia. Com sua vida ameaçada Jeff procura seu amigo Walter (John Goodman), um veterano do Vietnã que irá ajudá-lo com seus métodos pouco ortodoxos. Provocando situações hilariantes, que mostram como dois amigos simplórios são capazes de complicar qualquer coisa, principalmente suas próprias vidas.

Medo e Delírio

medo e delírio

Direção: Terry Gilliam
País: EUA
Ano: 1998
Nome Original: Fear and Loathing in Las Vegas
Música presente: Stuck Inside of Mobile With The Memphis Blues Again

Enviado para Las Vegas para cobrir o Mint 400, uma corrida de motos no deserto, o jornalista Dr. Thompson (Johnny Depp) e seu advogado (Benicio Del Toro) se encontram numa cidade onde somente drogas poderosas podem fazer com que as coisas sejam ligeiramente normais.

Beleza Americana

Beleza Americana

Direção: Sam Mendes
País: EUA
Ano: 1999
Nome Original: American Beauty
Música presente: All Along The Watchtower

Lester e Carolyn Burnham são supostamente um casal comum, cujo casamento desagregado provoca uma tempestuosa mudança em sua aparentemente perfeita vizinhança.

Garota, Interrompida

Apr 20, 2000; Hollywood, California, USA; After friend and fellow patient Polly lands herself in solitary, ANGELINA JOLIE (left as Lisa) and WINONA RYDER as Susanna Serenade her in 'Girl Interrupted'. Mandatory Credit: Photo by Suzanne Tenner/Columbia TriStar/ZUMA Press. (©) Copyright 2000 by Courtesy of Columbia TriStar, HANDOUT

Direção: James Mangold
País: EUA
Ano: 1999
Nome Original: Girl, Interrupted
Música presente: It’s All Over Now Baby Blue

Em 1967, após uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen foi diagnosticada como vítima de “Ordem Incerta de Personalidade” – uma aflição com sintomas tão ambíguos que qualquer garota adolescente pode ser enquadrada. Enviada para um hospital psiquiátrico, onde viveu nos 2 anos seguintes, ela conhece um novo mundo, de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa, uma charmosa sociopata que organiza uma fuga com Susanna, Daisy e Polly, com o intuito de retomarem suas vidas.

Os Excêntricos Tenenbaums

Excentricos Tenenbaums

Direção: Wes Anderson
País: EUA
Ano: 2001
Nome Original: The Royal Tenenbaums
Música presente: “Wigwam”, “Billy – Main Title”

Royal Tenenbaum (Gene Hackman) e sua esposa Etheline Tenenbaum (Anjelica Huston) tiveram três filhos, Chas (Ben Stiller), Margot (Gwyneth Paltrow) e Richie (Luke Wilson), e logo depois resolveram se separar. Com o passar dos anos cada um dos filhos demonstrou talentos diferentes, tornando-se todos bem-sucedidos. Chas logo em sua adolescência resolveu investir em bens, demonstrando um dom natural para finanças, enquanto que Margot se tornou uma escritora de sucesso e Richie um tenista profissional de sucesso. Mas toda a história de sucesso dos três jovens Tenenbaums é esquecida quando seu pai resolve reatar os antigos laços e lutar pelo amor de Etheline, que está prestes a se casar com seu contador, Henry Sherman (Danny Glover).

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *