20 filmes com 4 musas do cinema francês

Por Fernando Boechat

 

Foram reunidos aqui alguns dos melhores filmes realizados por Catherine Deneuve, Anna Karina, Juliette Binoche e Jeanne Moreau. Claro que muitos outros ótimos filmes ficaram fora da lista, seu objetivo é mais o de apresentar do que esgotar o tema.

 

 

Catherine Deneuve

 

A Bela da Tarde (1967)

bela da tarde

Direção: Luis Buñuel

Origem: França / Itália

 

Séverine é uma jovem e bela mulher casada com um médico. Ela ama o marido, mas não consegue se satisfazer sexualmente com ele. Então entrega-se aos seus desejos e acaba por se tornar uma prostituta, mantendo uma vida dupla. Filme vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza.

 

Tristana, Uma Paixão Mórbida (1970)

large_tristana_blu-ray_x01

Direção: Luis Buñuel

Origem : Espanha / França / Itália

 

Tristana é uma órfã que é entregue aos cuidados de Don Lope, um homem idoso. A relação, que a princípio era de mentor e aluna, se transforma em um caso amoroso, que se estende até ser abalado pela chegada do um bonito jovem chamado Horacio.

 

Pele de Asno (1970)

q4s5kfmf8834

Direção: Jacques Demy

Origem: França

 

A história de uma rainha que, à beira da morte, faz com que o rei prometa se casar novamente apenas se encontrar uma mulher mais bela do que ela. Só que em todo o reino, a única pessoa que atende a esta condição é a própria filha da rainha. Desesperada, a princesa busca ajuda com sua fada-madrinha, que sugere que ela peça presentes de casamento cada vez mais difíceis de encontrar, com o objetivo de adiar ao máximo a cerimônia. Enquanto isso a princesa consegue fugir do reino escondida sob uma pele de asno, vivendo de forma simples em uma cabana. Até que, um dia, um príncipe nota sua beleza.

 

Liza (1972)

cagna

Direção: Marco Ferreri

Origem: Itália/França

 

Giorgio (Mastroianni) vive com seu cão, Melampo, isolado do mundo, em uma ilha mediterrânea que fora, na II Guerra, base aérea dos alemães. A inusitada e acidental chegada de Liza (Deneuve) na ilha quebra sua rotina. Liza afeiçoa-se de Giorgio, e desiste de ir embora. Porém, quando Melampo morre, Liza pouco a pouco vai substituindo o companheiro de Giorgio. E quando ele lhe coloca uma coleira, o surrealismo da relação dos dois está apenas começando.

 

 

Fome de Viver (1983)

the hunger

Direção: Tony Scott

Origem: Inglaterra

 

Um casal de vampiros vive em Nova Iorque. Quando ele começa um processo de envelhecimento acelerado, uma doutora no assunto passa a atendê-lo. Acontece que, para substituir o amante desenganado, a vampira escolhe a própria doutora.

 

Anna Karina

 

Viver a Vida (1962)

viver-a-vida_1280

Direção: Jean-Luc Godard

Origem: França

 

Uma seqüência de doze segmentos desconectados apresenta a trajetória de uma jovem mulher entrando no mundo da prostituição em Paris.

 

 

Bando à Parte (1964)

band-of-outsiders

Direção: Jean-Luc Godard

Origem: França

 

Dois rapazes tentam convencer uma garota a furtar quantia em dinheiro guardada no quarto de seu patrão, enquanto um deles vive com ela um pequeno romance. Pequena homenagem de Godard aos filmes de crime estadunidenses.

 

 

O Demônio das Onze Horas (1965)

pierrot3

Direção: Jean-Luc Godard

Origem: França

 

Cansado de sua monótona vida burguesa com a esposa, o professor espanhol Ferdinand Griffon foge com Marianne, uma mulher que já fora sua amante no passado. Quando um corpo é encontrado na casa dela, os dois saem em direção ao sul da França em busca de situações que a sociedade, em virtude de seus pré-conceitos e valores, não pode oferecer.

 

 

A Religiosa (1966)

cfef9b1341d93e66bf70a393162cae68

Direção: Jacques Rivette

Origem: França

 

Na França do século XVIII, uma menina (Suzanne Simonin) é forçada contra a sua vontade a tomar votos como freira. Três mães-superioras (Madame de Moni, a irmã Sainte-Christine, e Madame de Chelles) tratam-na de formas radicalmente diferentes, que vão da preocupação materna, a perseguição sádica e o desejo lésbico. As virtudes de Suzanne trazem desastres para todos nesta adaptação fiel de um ataque amargo sobre abusos religiosos contidos no romance do filósofo iluminista Denis Diderot.

 

Roleta Chinesa (1976)

iqxkizs9a7njgvirto4jg8otlo8

Direção: Rainer Werner Fassbinder

Origem: Alemanha Ocidental / França

 

Um rico casal tem, cada um, um amante, com quem sempre vão, alternadamente, em um chateau da família nos finais-de-semana. Quando ambos encontram-se, por coincidência, em um desses períodos, resolvem brincar com a situação, e passam os quatro o dia juntos. Até que chega de surpresa Angela, filha adolescente do casal, para dormir lá também. Ela então propõe, para matar o tédio, que todos brinquem de seu jogo favorito, Roleta Chinesa, onde um grupo tenta adivinhar uma pessoa escolhida do outro grupo, apenas por perguntas. As perguntas ficam cada vez mais ásperas e defensivas, e a fina máscara de todos cai.

 

Juliette Binoche

 

Sangue Ruim (1986)

mauvais3-1100x664

Direção: Leos Carax

Origem: França

 

Paris, em um futuro próximo. Marc e Hans são dois ladrões que devem dinheiro a uma americana. Eles tem duas semanas para pagar. O plano é roubar e vender um novo antídoto para um vírus chamado STBO, que está matando aqueles que “fazem sexo sem amor “. Mas eles precisam de alguém que lhes entregue o virus rapidamente e recrutam a Alex, filho de um antigo parceiro e reputado ladrão, porém recentemente assassinado.

 

 

A Insustentável Leveza do Ser (1988)

Picture 56

Direção: Philip Kaufman

Origem: Estados Unidos

 

Passado na antiga Tchecoslováquia, durante os eventos da “Primavera de Praga”, em 1968, quando os soviéticos tomaram a cidade e causaram muitas mortes, o filme é sobre um triângulo amoroso intensamente sensual, formado por Tomas (Daniel Day-Lewis), Tereza (Juliette Binoche) e Sabina (Lena Olin), onde política, sexo e ciúmes misturam-se a cada minuto.

 

 

Os Amantes de Pont-Neuf (1991)

osamantesdaponteneuf

Direção: Leos Carax

Origem: França

 

A história de amor entre dois jovens que vivem nas ruas, Alex e Michele, tendo como cenário a ponte mais antiga de Paris, a ponte Neuf, no período em que estava fechada para obras de reparação.

 

 

Perdas e Danos (1992)

Perdas e Danos

Direção: Louis Malle

Origem: França / Reino Unido

 

Stephen Fleming é um dos líderes do parlamento inglês. Um homem com reputação intocável e comportamento familiar exemplar. Isto até mergulhar de cabeça numa perigosa aventura de amor e atração. Fleming se apaixona por Anna, noiva de seu filho. Anna é uma mulher estonteante que também fica louca por ele. Eles sabem dos riscos que correm, mas a paixão é mais forte.

 

 

A Liberdade é Azul (1993)

liberdade é azulx

Direção: Krzysztof Kieslowski

Origem: França / Polônia / Reino Unido / Suíça

 

Julie Vignon (Juliette Binoche) é uma famosa modelo que decide renunciar à vida após a morte do marido e da filha em um acidente de carro. Porém, depois de uma tentativa frustrada de suicídio, Julie encontra uma obra inacabada do marido, um grande músico, e se interessa por ela.

 

Jeanne Moreau

 

Amantes (1958)

osamantes9

Direção: Louis Malle

Origem: França

 

Casada com Henri, homem autoritário e cáustico, Jeanne se cansa da vida do interior. Nas inúmeras estadas na casa de sua amiga Maggy em Paris, onde os agitos da noite urbana a fascinam, ela conhece Raoul, que se torna seu amante. Henri, desejoso de conhecer os amigos de sua mulher, convida Maggy e Raoul à sua casa. O tratamento de total ausência de culpa que Malle dá ao adultério causou enorme furor quando o filme foi lançado.

 

 

Ascensor para o Cadafalso (1958)

ascenseur-pour-l-echafaud-1958-04-g

Direção: Louis Malle

Origem: França

 

Florence ama Julien Tavernier e não ao seu marido, Simon Carala, homem rico e totalmente dedicado a seus negócios. Os amantes planejam o crime perfeito: Julien cria um álibi incontestável, assassina Simon Carala e faz seu ato criminoso parecer um suicídio. Mas, o destino intervém e Julien fica preso dentro do elevador – e o porteiro desliga a chave da corrente elétrica. Enquanto tenta escapar do interior do elevador, um casal de namorados rouba seu carro e mata dois turistas alemães. A partir daí, Julien é procurado pelo homicídio que não cometeu. Será ele condenado?

 

A Noite (1961)

a-noite-michelangelo-antonioni-600x400

Direção: Michelangelo Antonioni

Origem: França / Itália

Trilogia da Incomunicabilidade

Depois de visitar um amigo que está morrendo no hospital, um escritor vai com sua esposa para uma grande festa numa mansão milanesa. Eles estão casados há 10 anos e constatam a falência do casamento. Todo o filme se passa numa tarde de sábado até a madrugada de domingo.

 

 

Jules e Jim – Uma Mulher para Dois (1962)

julesetjim1

Direção: François Truffaut

Origem: França

 

Na virada para o século XX, Jules e Jim são dois amigos que se apaixonam pela mesma mulher, Catherine, que acaba casando com Jules. Depois da Primeira Guerra Mundial, quando eles se reencontram na Alemanha, Catherine começa a amar Jim.

 

 

Trinta Anos Esta Noite (1963)

jeanne-moreau-maurice-ronet-le-feu-follet

Direção: Louis Malle

Origem: França

 

O filme narra as últimas 48 horas de Alain Leroy, um homem angustiado e perdido, que deixava um hospital, onde fazia um tratamento contra o alcoolismo. Sua amante Lydia tenta ajudá-lo quando ele volta a Paris. Alain percorre bares e procura velhos amigos, em uma busca de si mesmo na reconstituição do passado. Mas o que Alain encontra em suas andanças é um vazio existencial, que o fará tomar uma decisão definitiva.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *