12 Filmes em que Crianças Protagonizam o Terror

Por Leonardo Carvalho

 

Mesmo que não sejam feitos especificamente para atingir o público infantil, o cinema de terror já contou com inúmeros filmes protagonizados por crianças. Há quem diga que tais obras tornam-se ainda mais assustadoras pela mistura de ingenuidade e maldade, como crianças possuídas, por exemplo. O Cineplot viajou pela história do cinema para escolher dez filmes obrigatórios para qualquer fã do terror sobre o assunto.

O Exorcista

Direção: William Friedkin
Ano: 1973
País: Estados Unidos

Em Georgetown, Washington,uma atriz vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que é também psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda deu um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.

 

A Órfã

Direção: James Collet-Serra
Ano: 2009
País: Estados Unidos

A tragédia parece acompanhar a vida de Esther apesar dos seus nove anos de idade. Ela é uma órfã russa e a família que a adotou morreu em um incêndio que também quase a matou. Agora, porém, com uma nova família, os Coleman, a sua vida parece ter entrado nos eixos novamente. Até o dia que uma colega de classe de Esther sofre um acidente mais sério, uma freira é golpeada até a morte e a nova mãe da garota começa a se perguntar se a família de Esther realmente morreu em um incêndio acidental.

 

Deixa
Ela Entrar

Direção: Tomas Alfredson
Ano: 2008
País: Suécia

A história é ambientada no subúrbio de Estocolmo, em 1982. Oskar, um frágil garoto de doze anos sempre atormentado pelos colegas de escola, sonha com vingança. Ele se apaixona por Eli, uma menina peculiar que não suporta sol e comida. Eli concede a Oskar forças para lutar, mas o menino é colocado frente a um impasse quando percebe o que ela precisa fazer para sobreviver.

 

  • A Aldeia dos Amaldiçoados
A Aldeia dos Amaldiçoados 
Direção: Wolf Rilla
Em uma pequena cidade da Inglaterra todas as pessoas, de forma inexplicável, desmaiam por algumas horas. Dois meses depois do acontecido todas as mulheres com possibilidade de ter filhos ficam grávidas. Quando as crianças nascem elas se revelam extremamente inteligentes e com traços desconhecidos da raça humana, sugerindo serem alienígenas.

Colheita Maldita

Direção: Fritz Kiersch
Ano: 1984
País: Estados Unidos

Um jovem casal presencia um assassinato horrendo numa estrada e parte para Gatlin, a cidade mais próxima, para avisar as autoridades. O local, contudo, parece abandonado e logo eles são aprisionados por um grupo de crianças comandadas por um menino sinistro chamado Isaac Chroner. O garoto misteriosamente controla todas as crianças da região. Iassc conseguiu convencê-las a assassinarem todos os adultos para um ritual maldito. Na verdade, os sacrifícios são necessários pela razão de o sangue ser utilizado para adubar uma colheita sagrada. E agora só resta ao casal lutar para fugir do mesmo destino.

 

O Iluminado

Direção: Stanley Kubrick
Ano: 1980
País: Estados Unidos

Durante o inverno, um homem é contratado para ficar como vigia em um hotel no colorado e vai até lá com sua esposa e seu filho. O isolamento do local, porém, começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornando cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.

Crítica: O Iluminado

 

Tara Maldita

Direção: Mervyn LeRoy
Ano: 1956
País: Estados Unidos

Uma garota de oito anos é a maldade em pessoa, além de egoísta e mentirosa. Rhoda, de rosto angelical, é capaz de elaborar planos diabólicos para conseguir tudo o que deseja, uma sociopata mirim em potencial, e somente sua mãe sabe sobre essa verdade.

 

O Sexto Sentido

Direção: M. Night Shyamalan
Ano: 1999
País: Estados Unidos

O psicólogo infantil Malcolm Crowe abraça com dedicação o caso de Cole Sear, um garoto de oito anos que tem dificuldades de entrosamento no colégio e vive paralisado de medo. Malcolm, por sua vez, busca se recuperar de um trauma sofrido anos antes, quando um de seus pacientes se suicidou na sua frente.

A Profecia

Direção: Richard Donner
Ano: 1976
País: Estados Unidos

Quando Kathy Thorn dá a luz a um bebê que não sobrevive, seu marido Robert decide protegê-la da devastadora verdade e substitui seu filho por um órfão, desconhecendo as origens satânicas da criança. O horror se inicia no quinto aniversário de Damien quando sua babá comete um dramático suicídio. Logo a seguir, um padre que tentava avisar o pai de Damien, é morto em um estranho acidente. À medida que o númeo de mortos aumenta, Robert desconfia de que seu filho é o anticristo e pensa em matá-lo para impedir uma terrível profecia.

 

O Orfanato

Direção: Juan Antonio Bayona
Ano: 2008
País: Espanha

Laura passou os anos mais felizes de sua vida em um orfanato, onde recebeu os cuidados de uma equipe e de outros companheiros órfãos, a quem considerava como se fossem seus irmãos e irmãs verdadeiros. Agora, trinta anos depois, ela retornou ao local com seu marido Carlos e seu filho Simón, de sete anos. Ela deseja restaurar e reabrir o orfanato, que está abandonado há vários anos. O local logo desperta a imganinação de Simón, que passa a criar contos fantásticos. Entretanto, à medida que os contos ficam mais estranhos, Laura começa a desconfiar que existe algo à espreita na casa.

– Boa Noite, Mamãe
Boa Noite, mamãe
Direção: Veronika Franz; Severin Fiala
Ano: 2015
País: Austria
No calor do verão, uma casa isolada no campo, entre bosques e campos de milho. Gêmeos de dez anos de idade esperam por sua mãe. Quando ela volta, com a cabeça envolta em ataduras após uma cirurgia plástica, nada é como era antes. Severa e distante, ela fecha a família para o mundo exterior. Começando a duvidar que esta mulher é realmente sua mãe, os meninos estão determinados a encontrar a verdade de qualquer maneira.
– A Bruxa
A Bruxa
Direção: Robert Eggers
Ano: 2016
País: Inglaterra; Brasil; Canadá e EUA
a bruxa
Nova Inglaterra, ano de 1630. William e Katherine levam uma vida cristã com suas cinco crianças, morando á beira de um deserto intransitável. Quando o filho recém nascido deles desaparece e a colheita falha, a família se transforma em outra. Por trás de seus piores medos, um mal sobrenatural se esconde no bosque ao lado.

Um comentário em “12 Filmes em que Crianças Protagonizam o Terror

  • 21 de dezembro de 2016 em 12:52
    Permalink

    Um que tambem poderia entrar nessa lista seria o filme, Os Meninos – 1976 (¿Quién puede matar a un niño?)

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *