8 filmes para Conhecer o Cinema de Michael Haneke

Por Leonardo Carvalho

Michael Haneke é formado, pela Universidade de Viena, em Teatro, Filosofia e Psicologia. Sua formação foi essencial para que pudesse cultivar determinados aspectos em seus filmes, criando atmosferas claustrofóbicas em relação ao meio psicológico, jogando pegadas filosóficas e sociais, além de trabalhar com maestria na direção do elenco, na valorização de cada pedaço do espaço cênico.

O cineasta austríaco possui quase um lugar cativo no Festival de Cannes, pois sempre recebe indicações às principais categorias e já venceu duas vezes a Palma de Ouro (“Amor” e “A Fita Branca”), fora seu reconhecimento como melhor diretor em “Caché”. No Oscar, com o mesmo “A Fita Branca”, Haneke era o favorito, mas perdeu de forma surpreendente para o argentino “O Segredo dos Seus Olhos”. Anos mais tarde venceu com “Amor”, seu magnum opus na opinião de muitos críticos e adoradores do estilo de Haneke.

Independente de premiações, conclui-se que o diretor é um dos grandes nomes do cinema atual por seu excelente domínio técnico de coordenação das camadas e seus temas fortes muito bem tratados.

Caché

 

Caché sdsda

 

Ano: 2005

País: França/Áustria

Nome Original: Caché

Um dia, Georges e sua esposa Anne recebem uma fita de vídeo contendo imagens de sua casa, que fora filmada por uma câmera instalada na rua. Após isso, começam a receber desenhos esquisitos. Assustado, o casal tenta descobrir o autor daquelas misteriosas ameaças, percebendo que o perseguidor os conhece muito bem.

 

A Fita Branca

 

A Fita Branca Haneke

Ano: 2009

País: França / Áustria

Nome Original: Das Weiße Band

Um vilarejo protestante no norte da Alemanha, em 1913, às vésperas da Primeira Guerra Mundial. A história de crianças e adolescentes de um coral dirigido pelo professor primário do vilarejo e suas famílias: o barão, o reitor, o pastor, o médico, a parteira, os camponeses. Estranhos acidentes começam a acontecer e tomam aos poucos o caráter de um ritual punitivo.

 

Amor

 

Amour

Ano: 2012

País: França / Áustria

Nome Original: Amour

Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são um casal de aposentados apaixonados por música. Eles têm uma filha musicista que vive em outro país. Certo dia Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. O casal de idosos passa por graves obstáculos que colocarão o seu amor em teste.

 

O Sétimo Continente

 

O Sétimo Continente

Ano: 1993

País: Áustria

Nome Original: Der Siebente Kontinent

Georg e sua esposa Anna percebem o quanto suas vidas são isoladas e monótonas quando sua filha Eva, em uma tentativa desesperada para conseguir atenção, passa a fingir estar cega. A família decide então alterar sua realidade e mudar para a Austrália.

 

Código Desconhecido

 

Código Desconhecido

Ano: 2000

País: França

Nome Original: Code inconnu: Récit incomplet de divers voyages

A narrativa é divida entre três grupos de pessoas: a atriz francesa Anne Laurent (Juliette Binoche), o marido dela e sogros; uma romena, Maria (Luminita Gheorghiu), luta para ter dinheiro para sua família voltar para casa; e Amadou (Ona Lu Yenke), um professor para crianças surdas-mudas que está em conflito com seu clã africano. O catalisador das histórias começa numa esquina, onde o cunhado de Anne, Jean (Alexander Hamidi), insulta Maria, que implora ajuda. Amadou, enraivecido, provoca uma briga com Jean, resultando em repercussões negativas para os três grupos.

 

O Tempo do Lobo

 

O Tempo do Lobo

Ano: 2002

País: França / Áustria

Nome Original:  Le Temps du loup

A cidade de Anna (Isabelle Hupert) e de sua família sofreu um grave desastre, que deixou a água contaminada e escassa, além disso, todos os animais tem de ser queimados. Ao tentar fugir desse caos, a família vai até sua casa de campo, na esperança de encontrar refúgio e segurança, só que ao chegar lá descobrem que ela já está ocupada por estranhos. Esse primeiro confronto é apenas o início de um doloroso processo de aprendizado.

 

Jogos Perigosos (Violência Gratuita)

 

Violencia Gratuita

Ano: 1997

País: Áustria

Nome Original: Funny Games

O que seria um bucólico período de férias à beira de um lago para Anna, George e seu filho pequeno, transforma-se num pesadelo quando recebem a visita de um casal de jovens psicopatas, que os submetem a um tenso jogo de tortura psicológica.

 

A Professora de Piano

 

A Professora de Piano

Ano: 2002

País: Áustria

Nome Original: La Pianiste

Erika Kohut (Isabelle Huppert) trabalha como professora de piano no Conservatório de Viena. Ela não bebe nem fuma, vivendo na casa de sua mãe (Annie Girardot) aos 40 anos. Quando não está dando aulas Erika costuma frequentar cinemas pornôs e peep-shows, em busca de excitação. Logo ela inicia um relacionamento com Walter Klemmer (Benoît Magimel), um de seus alunos, com quem realiza vários jogos perversos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *