12 Filmes sobre Desilusões Amorosas

Por Philippe Leão

Twitter: @Cineplotoficial
Instagram: @Cineplotoficial
Facebook: www.facebook.com/cineplot

De partir os corações, a lista do Cineplot traz para vocês 12 filmes sobre desilusões para que jamais reclamemos de nossas vidas amorosas (ou relembremo-a)

 

12 Filmes sobre Desilusões Amorosas

 

Trens Estreitamente Vigiados

 

Ostře sledované vlaky

Direção: Jirí Menzel
Ano: 1966
País: Tchecoslovaquia
Nome Original: Ostre Sledované Vlaky

Na Tchecoslováquia da Segunda Guerra Mundial, durante a ocupação alemã, jovem tenta seguir os passos do pai e vai trabalhar na estação ferroviária, onde ele aprende um ofício, alguns segredos da vida e descobre o amor.

 

Não Amarás

 

Não Amarás

Direção: Krzysztof Kieslowski
Ano: 1988
País: Polônia
Nome Original: Krótki Film o Milosci

Jovem de 19 anos munido de uma luneta começa a observar a vida da sua vizinha (uma mulher madura), que mora defronte ao seu apartamento. Ele fica obcecado por ela e enquanto observa sua vida sexual (na qual o amor não existe), ele esquematiza subterfúgios para se aproximar dela. Com o tempo ele revela seu amor, mas ela o humilha e algo surpreendente acontece nesta relação.

 

Ato Final

 

Ato Final

Direção: Jerzy Skolimowski
Ano: 1970
País: Reino Unido
Nome Original: Deep End

Um rapaz de origem humilde e recém-formado no colegial não encontra boas colocações profissionais e arruma um emprego numa termas pública de um subúrbio de Londres. No trabalho, ele se apaixona perdidamente por uma colega de trabalho, uma mulher mais velha do que ele.

 

Noites de Cabíria

 

Noites de Cabíria

Direção: Federico Fellini
Ano: 1957
País: Itália
Nome Original: Le Notti di Cabiria

Uma prostituta procura, incansavelmente, seu verdadeiro amor nas ruas de Roma. Após muitas decepções, encontra o pretendente dos sonhos no local e hora mais inapropriados.

 

A Rosa Púrpura do Cairo

 

A Rosa Púrpura do Cairo

Direção: Woody Allen
Ano: 1985
País: EUA
Nome Original: The Purple Rose of Cairo

Em área pobre de Nova Jersey, durante a Depressão, uma garçonete (Mia Farrow) que sustenta o marido bêbado e desempregado, que só sabe ser violento e grosseiro, foge da sua triste realidade assistindo filmes. Mas ao ver pela quinta vez “A Rosa Púrpura do Cairo” acontece o impossível! Quando o herói da fita sai da tela para declarar seu amor por ela, isto provoca um tumulto nos outros atores do filme e logo o ator que encarna o herói viaja para lá, tentando contornar a situação. Assim, ela se divide entre o ator e o personagem.

 

Amores Imaginários

 

Amores Imaginários

Direção: Xavier Dolan
Ano: 2010
País: Canada
Nome Original: Les Amours Imaginaires

Francis e Marie são amigos inseparáveis. No entanto, suas vidas mudam quando conhecem Nicolas, charmoso rapaz do interior que acaba de se mudar para Montreal. Um encontro se sucede ao outro – seriam eles imaginários? – e os três logo se tornam um grupo inseparável. Mas Francis e Marie, ambos apaixonados por Nicolas, desenvolvem fantasias obsessivas em torno de seu objeto de desejo comum. À medida que atravessam as típicas fases da paixão, embarcam numa verdadeira disputa pela atenção do rapaz, comprometendo sua
antiga amizade.

 

Jules e Jim

 

Jules e Jim

Direção: François Truffaut
Ano: 1962
País: França
Nome Original: Jules et Jim

Na virada para o século XX, Jules e Jim são dois amigos que se apaixonam pela mesma mulher, Catherine, que acaba casando com Jules. Depois da Primeira Guerra Mundial, quando eles se reencontram na Alemanha, Catherine começa a amar Jim.

 

As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant

 

As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant

Direção: Rainer Fassbinder
Ano: 1972
País: Alemanha
Nome Original: Die Bitteren Tränen der Petra von Kant

Adaptado da peça homônima do próprio Fassbinder, Petra von Kant é uma estilista de sucesso extremamente arrogante e egocêntrica, que tem como única pessoa próxima sua secretária. Num dia, ela se apaixona por uma jovem aspirante à modelo chamada Karin, que vai morar em sua casa e usá-la até não precisar mais.

 

O Anjo Azul

 

O Anjo Azul

Direção: Josef von Sternberg
Ano: 1930
País: Alemanha
Nome Original: Der Blaue Engel

Alunos de ensino médio trocando figurinhas durante a aula. É com este cenário que começa a lenta, porém crescente, degradação da vida do professor de artes e ciência, Immanuel Rath (Jannings). Quando este descobre serem as figurinhas fotos de mulheres semi-nuas conseguidas na casa de espetáculos Anjo Azul, que seus alunos frequentam, Rath vai lá tirar satisfações com os garotos, e acaba conhecendo a cantora de cabaré Lola Lola (Dietrich).

 

Teorema

 

Teorema

Direção: Pier Paolo Pasolini
Ano: 1968
País: Itália
Nome Original: Teorema

Em Milão a vida de uma rica família burguesa é totalmente modificada por um misterioso visitante (Terence Stamp), que seduz a empregada, o filho, a mãe, a filha e finalmente o pai. Além disto, tem um contato intelectual com todos eles, convencendo-os da futilidade da existência, e após cumprir seu objetivo parte em poucos dias. Após sua ida ninguém da família consegue continuar vivendo da mesma forma.

 

Desencanto

 

Desencanto

Direção: David Lean
Ano: 1945
País: Reino Unido
Nome Original: Brief Encounter

Laura (Celia Johnson) e Alec (Trevor Howard) se conhecem por acaso em uma estação de trem, quando ele remove um cisco do olho dela. Ele é um médico, ela é uma dona de casa. Ambos são de classe média, têm meia-idade e são razoavelmente felizes em seus casamentos. Em pouco tempo passam a se encontrar todas as quintas-feiras, mas apenas como bons amigos. Gradativamente surge uma paixão mútua e eles continuam a se encontrar regularmente, apesar de saberem que este amor é impossível.

 

Quatro Noites com Anna

 

Direção: Jerzy Skolimowski
Ano: 2008
País: Polônia
Nome Original: Cztery noce z Anna

Léon Okrasa trabalha no crematório de um hospital, numa pequena cidade da Polónia. No passado foi testemunha de uma brutal violação. A vítima, Anna, é uma jovem enfermeira que trabalha no mesmo hospital. Léon gosta de passar o tempo a espiar Anna, nas ruas durante o dia e à espreita pela janela durante a noite. Mas ele quer mais. Uma noite, esgueira-se para dentro do quarto e passa a noite sentado na cama, a olhar para Anna, iluminada apenas pelo luar. A obsessão cresce e as visitas nocturnas sucedem-se. Pouco a pouco, Léon começa a influenciar a vida de Anna – cose um botão, arranja o relógio partido, retira do frigorífico a comida estragada. Anna começa a notar que estranhas coisas acontecem. Mas até onde irá a obsessão, ou o amor, de Léon.

 

CONFIRA O NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

Um comentário em “12 Filmes sobre Desilusões Amorosas

  • 13 de julho de 2017 em 20:05
    Permalink

    Gostei. Foram apresentados bons filmes.
    Infelizmente ainda não assisti “Trens estritamente vigiados” e “Quatro noites com Ana”.
    A trilogia das cores, do diretor Kieślowski e o Decálogo já conheço. Quando surgir novidades, certamente Cineplot estará presente.
    Um abraço.
    fabiordsv@yahoo.com.br

    fabiordsv@yahoo.com.br

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *