15 filmes de Godard que você precisa assistir

Por Fernando Boechat

 

De origem franco-suíça e tendo como pai um médico oriundo da classe média emergente e uma mãe da alta burguesia, sendo seu avô materno o fundador do Banco de Paris e dos Países Baixos, Godard desde cedo experiencia as tensões provenientes da diferença de classes sociais e, ao que parece, de uma dualidade entre o masculino e feminino.

Educado nas melhores escolas, sempre dividido entre a França e a Suíça, tem amplo conhecimento de literatura clássica, música e artes plásticas,  ainda na juventude. O que se reflete em inúmeras referências em seus filmes, sem deixar de ter forte influência da cultura pop também, sobretudo na sua primeira fase como cineasta.

Como crítico, compartilhou da postura provocativa dos jovens turcos do Cahiers du Cinéma, defendendo cineastas americanos que conseguiam impor seu caráter autoral apesar das pressões das grandes produtoras. No contexto da época isso era mal visto. Havia um antiamericanismo forte e foi um período particularmente à esquerda dentre o posicionamento político da intelectualidade e crítica francesa.

Porém, seu brilhantismo se revela mesmo, quando decide virar cineasta, se tornando certamente o mais ousado entre seus colegas da nouvelle vague e provavelmente o mais genial.

Desde seu primeiro longa-metragem veremos Godard desafiando a noção de gênero cinematográfico e modificando sempre sua maneira de fazer cinema, alcançando por vezes um estilo altamente experimental, como é o caso da sua participação no Grupo Dziga Vertov (que ficará para uma próxima lista) e de Adeus à Linguagem.

Para concluir, trata-se de um diretor que possui mais de cem filmes em sua filmografia e, apesar de já estar com oitenta e cinco anos, ainda se mantém ativo e com um cinema cada vez mais jovem.

Acossado

breathless_still1

Após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) ruma para Paris. No caminho mata um policial, que tentou prendê-lo por excesso de velocidade, e em Paris persuade a relutante Patricia Franchisi (Jean Seberg), uma estudante americana com quem se envolveu, para escondê-lo até receber o dinheiro que lhe devem.

O Desprezo

O-DESPREZO03

Paul Javal é um roteirista que vai a Roma para trabalhar em uma adaptação da obra A Odisséia, que contará com a direção do cineasta alemão Fritz Lang. Enquanto decide os últimos detalhes para aceitar o trabalho, sua relação com a esposa, Camille, começa a desabar, em um jogo de paixão, ciúmes e desprezo.

Viver a vida

vivre-sa-vie

Filme dividido em 12 quadros, com episódios (des)conexos. A jovem Nana (Anna Karina) abandona marido e filho para buscar uma carreira como atriz. Durante um período ela tenta ganhar dinheiro vendendo discos em uma loja, mas como não consegue o suficiente para sua sobrevivência, acaba recorrendo à prostituição. Após se apaixonar outra vez, Nana começa a repensar sua vida.

O Demônio das onze horas

pierrot-le-fou

Cansado de sua monótona vida burguesa com a esposa, o professor espanhol Ferdinand Griffon foge com Marianne, uma mulher que já fora sua amante no passado. Quando um corpo é encontrado na casa dela, os dois saem em direção ao sul da França em busca de situações que a sociedade, em virtude de seus pré-conceitos e valores, não pode oferecer.

Bando à parte

bando a paerte

Dois rapazes tentam convencer uma garota a furtar quantia em dinheiro guardada no quarto de seu patrão, enquanto um deles vive com ela um pequeno romance.

A Gaia Ciência

9a

Jean-Pierre Léaud é Émile Rousseau, descendente do filósofo. Juliet Berto é Patrícia, filha de Lumumba e da Revolução Cultural. Todas as noites eles se encontram e discutem o saber, o discurso, a revolução. A discussão sempre é interrompida antes do dia nascer, mas nunca acaba.

Alphaville

cena-de-alphaville-de-jean-luc-godard-1379537740970_615x300

O detetive particular Lemmy Caution é uma espécie de espião americano e chega à cidade futurista de Alphaville, situada em outro planeta. A população do lugar é dominada pelo computador Alpha 60, que aboliu os sentimentos e qualquer tipo de expressão individual. Lemmy tem a missão de encontrar o inventor da máquina, o professor Von Braun, e convencê-lo a destruir sua criação.

Alemanha nove zero

[1991] Allemagne 90 Neuf Zero.avi_snapshot_00.22.49_[2016.04.15_14.09.26]

Logo após a queda do Muro de Berlim, o detetive Lemmy Caution vaga em torno da cidade, sem destino, ao passo em que constata que a História está “além do bem e do mal”.

A Chinesa

chinoise2-1600x900-c-default

Enquanto discute sobre temas como Mao, Revolução Chinesa e o Socialismo, um grupo de estudantes franceses planeja ações terroristas.

Uma mulher casada

FemmeMariee5

Um filme realizado a partir dos fragmentos de vida que vemos, numa sucessão de planos, seja do rosto das personagens, seja de partes do seu corpo. Tudo quase sempre emoldurado por um cenário branco, que parece demonstrar que este é mais do que um filme sobre uma mulher específica. Pelo contrário, é uma reflexão geral, marcada por uma depuração quase total, em contrataste com o simbolismo que emanam dos planos fechados.

Weekend à francesa

vlcsnap-2014-04-08-22h22m18s216

Um casal ambicioso e inescrupuloso planeja uma viagem ao interior da França, na tentativa de conseguir uma herança. No meio do caminho, encontra estradas completamente engarrafadas, acidentes automobilísticos graves, personagens de histórias infantis e guerrilheiros. O que se segue é uma constante e complexa reflexão sobre o modo de vida burguês e os contrastes sociais sublinhados pela sociedade de classes.

Uma mulher é uma mulher

Une_femme_est_une_femme_009

Angela, uma stripper, deseja ter um bebê e tenta convencer seu namorado, Emile, a ir adiante com a ideia, mas ele não concorda. Assim, ela acaba procurando o amigo de Emile, Alfred, para realizar seu desejo.

Masculino Feminino

Title: MASCULIN, FEMININ ¥ Pers: LEAUD, JEAN-PIERRE / GOYA, CHANTAL / JOBERT, MARLENE ¥ Year: 1966 ¥ Dir: GODARD, JEAN-LUC ¥ Ref: MAS025AE ¥ Credit: [ ANOUCHKA/ARGOS/SANDREWS / THE KOBAL COLLECTION ]

Paul é jovem, acaba de sair do serviço militar francês e está desiludido com a vida. Enquanto sua namorada constrói uma carreira como cantora pop, Paul fica mais isolado de seus amigos e de sua vida social. O filme mostra também, de um modo singelo, a revolta dos jovens com a guerra do Vietnã.

Número Dois

Numero-Deux

“Número Dois” aborda as relações de poder estabelecidas no seio de uma família no interior de um moderno apartamento. Assentando na justaposição e sobreposição de imagens que apelam a uma pluralidade de leituras, o filme é uma experiência única na obra de Godard, antecipando os seus trabalhos futuros em vídeo.

Adeus à Linguagem

bscap914746734

Uma mulher casada e um homem solteiro se encontram. Eles amam, eles discutem, punhos se erguem. Um cão vagueia entre a cidade e o campo. As estações passam. Um segundo filme começa…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *