18 Filmes Sobre Vingança que Você Precisa Assistir

Por Philippe Leão
“Vingança é um prato que se come cru”. São diversas as histórias que contam a jornada rumo a vingança na história do cinema. Muitos dos filmes tornaram-se clássicos, cults e, até mesmo, se auto-influenciam.

Se a vingança não é o caminho para resolver seus problemas, é um bom tema para assistir a um filme. Confira nossa singela lista para a temática.

 

 

20 filmes sobre vingança que você precisa assistir

– Lady Snowblood
 
 Lady Snowblood
Direção: Toshiya Fujita
País: Japão
 

Yuki, nasce dentro de uma prisão, e, desde seu primeiro minuto de vida, herda um legado obsessivo de vingança dos quatro malfeitores que mataram seu pai e estupraram sua mãe. Desde cedo ela é treinada em artes marciais, já crescida, sai em sua missão de vingança, armada com uma lâmina escondida no seu guarda-chuva.

  • Kill Bill
 Kill Bill
 
Direção: Quentin Tarantino
País: EUA

No dia de seu casamento, a Noiva (Uma Thurman), uma perigosa assassina profissional, é espancada pelos membros do grupo de extermínio de que fazia parte. Bill, o chefe do grupo, atira em sua cabeça, o que a coloca em coma por quatro anos. Ao despertar, ela tem único desejo: vingança.

  • Pietà
 Pietá
 
Direção: Kim Ki Duk
País: Coreia do Sul
 

Kang-do trabalha cobrando empréstimos devidos a agiotas. Sem família, ele vive um cotidiano brutal e solitário, empregando métodos violentos para extorquir suas vítimas. Tudo muda quando ele é abordado por uma mulher que afirma ser sua mãe.

  • Relatos Selvagens
 Relatos Selvagens
 
Direção: Damián Szifron
País: Argentina
relatos-selvagens 
Diante de uma realidade crua e imprevisível, os personagens deste filme caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. São seis episódios com pessoas vivendo situações-limite e respondendo violenta e inesperadamente a elas: uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens para um lugar fora de controle.
  • Medeia
 medeia
 
Direção: Pier Paolo Pasolini
País: Itália
 

Em seu único papel no cinema, a diva Maria Callas vive a feiticeira Medéia, que mata o próprio irmão para fugir com o amado, Jasão, que roubara o velocino de ouro. Anos mais tarde, Jasão a abandona, para se casar com a jovem e bela filha do Rei Creonte. Indignada, Medéia planeja uma terrível vingança contra Jasão. Com belíssima fotografia de Ennio Guarnieri, Medéia é uma brilhante versão da tragédia grega de Eurípedes. Sem dúvida, um dos melhores trabalhos do polêmico Pier Paolo Pasolini, o diretor de O Evangelho Segundo São Mateus, Teorema entre outros filmes memoráveis.

 

  • Oldboy
 Oldboy
 
Direção: Park Chan Wook
País: Coreia do Sul
 

Oh Dae-su é preso depois de uma bebedeira. Ao sair da cadeia ele resolve ligar para casa. É aniversário de três anos de sua filha. Na cena seguinte acorda em um quarto onde há apenas uma televisão. Sem saber por quem e nem por que, Oh Dae-su fica preso durante 15 anos. Ao sair daquele lugar, procura entender o que se passou em sua vida. Mesmo afastado de tudo ele foi acusado de matar sua mulher. Oh Dae-su quer vingança. Custe o que custar. Para isso terá que viver uma história perturbadora, de fortes emoções.

 

  • Deus e o Diabo na Terra do Sol
 Deus e o Diabo na Terra do Sol
 
Direção: Glauber Rocha
País: Brasil
 

Manuel (Geraldo Del Rey) é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes (Mílton Roda) e acaba matando-o numa briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa (Yoná Magalhães). O casal se junta aos seguidores do beato Sebastião (Lídio Silva), que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Porém ao presenciar a morte de uma criança Rosa mata o beato. Simultaneamente Antônio das Mortes (Maurício do Valle), um matador de aluguel a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato.

 

  • Dogville
 dogville
 
Direção: Lars Von Trier
País: Dinamarca; EUA
 

Anos 30, Dogville, um lugarejo nas Montanhas Rochosas. Grace (Nicole Kidman), uma bela desconhecida, aparece no lugar ao tentar fugir de gângsters. Com o apoio de Tom Edison (Paul Bettany), o auto-designado porta-voz da pequena comunidade, Grace é escondida pela pequena cidade e, em troca, trabalhará para eles. Fica acertado que após duas semanas ocorrerá uma votação para decidir se ela fica. Após este “período de testes” Grace é aprovada por unanimidade, mas quando a procura por ela se intensifica os moradores exigem algo mais em troca do risco de escondê-la. É quando ela descobre de modo duro que nesta cidade a bondade é algo bem relativo, pois Dogville começa a mostrar seus dentes. No entanto Grace carrega um segredo, que pode ser muito perigoso para a cidade.

 

  • A Espada do Mal
 A Espada do Mal
 
Direção: Hideo Gosha
País: Japão
 

Gennosuke, guerreiro de um clan, mata um dos ministros do clan como parte de um plano revolucionario. Ele é perseguido por seus companheiros que buscam desesperadamente a vingança para o seu clan, porém Gennosuke recebe a ajuda de um mestre espadachim que poderá dar a ele uma chance de sobreviver.

 

  • Era uma Vez no Oeste
 era-uma-vez-no-oeste-1728x800_c
 
Direção: Sergio Leone
País: Itália
 

Em virtude das terras que possuía serem futuramente a rota da estrada de ferro, um pai e todos os filhos são brutalmente assassinados por um matador profissional. Entretanto, ninguém sabia que ele, viúvo há seis anos, tinha se casado com uma prostituta de Nova Orleans, que passa ser a dona do local e recebe a proteção de um hábil atirador, que tem contas a ajustar com o frio matador.

  • Carrie, A Estranha
 carrie_1976_11
 
Direção: Brian de Palma
País: EUA

Carry White, é uma jovem que não faz amigos em virtude de morar em quase total isolamento com Margareth, sua mãe, que é uma pregadora religiosa que se torna cada vez mais ensandecida. Carrie, foi menosprezada pelas colegas, pois ao tomar banho achava que estava morrendo, quando na verdade estava tendo sua primeira menstruação. Uma professora fica espantada pela sua falta de informação e Sue Snell, uma das alunas que zombaram dela, fica arrependida e pede a Tommy Ross, seu namorado e um aluno muito popular, para que convide Carrie, para um baile no colégio. Mas Chris Hargenson, uma aluna que foi proibida de ir à festa, prepara uma terrível armadilha que deixa Carrie, ridicularizada em público, mas ninguém imagina os poderes paranormais que a jovem possui e muito menos a sua capacidade de vingança quando está repleta de ódio.

 

  • A Garota da Fabrica de Fósforos
 a garota da fabrica de fósforo
 
Direção: Aki Kaurismäki
País: Finlândia

Uma jovem supervisora de embalagens de fósforo tem sua monótona vida modificada por um homem bem vestido que a convida para dançar e ir ao seu apartamento.

 

  • Eu vi o Diabo

 

Eu vi o Diabo
 
Direção: Kim Jee Woon
País: Coreia do Sul
A noiva de um agente secreto é morta por um serial killer. Cego pela fúria, ele começa a investigar os possíveis suspeitos do crime, até finalmente identificar o culpado. Mas, ao invés de matá-lo, resolve pôr em prática uma terrível e lenta vingança.
  • Audition
 Audition
 
Direção: Takashi Miike
País: Japão
 

Sete anos após a morte de sua esposa, o executivo Aoyama (Ryo Ishibashi) é convidado a participar do teste para a escolha de uma atriz. Ao analisar os currículos, sua atenção é capturada por Asami Yamazaki (Eihi Shiina), uma bela mulher com formação em balé. No dia da audição, ela é a última a ser entrevistada. Aoyama anota seu telefone e a convida para jantar. Demora a ligar uma segunda vez, temendo demonstrar entusiasmo. Quando o faz, Asami propositadamente deixa o aparelho tocar por algum tempo. Aparentemente, ela está sozinha, mas na verdade ao seu lado encontra-se um saco com o corpo de alguém que acabara de matar.

  • Thelma & Louise
 009-thelma-and-louise-theredlist
 
Direção: Ridley Scott
País: EUA
 

Cansadas da vida monótona que levam, duas amigas, uma garçonete quarentona (Susan Sarandon) e uma jovem dona-de-casa (Geena Davis) resolvem deixar tudo para trás num fim de semana. Mas no caminho se envolvem em encrencas e acabam sendo perseguidas pela polícia.

  • Quando Explode a Vingança
 Quando Explode a Vingança
 
Direção: Sergio Leone
País: Italia
 

Juan Miranda (Rod Steiger) é um camponês rude com coração de Robin Hood. Sean Mallory (James Coburn) é um revolucionário irlandês que é especialista em dinamite e vive agora no México. Após um início complicado eles passam a atuar juntos e se envolvem em um ousado plano de fuga para libertar prisioneiros políticos e na defesa de seus compatriotas contra a milícia de um sádico oficial.

  • Onibaba
 onibaba
 
Direção: Kaneto Shindo
País: Japão
 

Século 14, Japão. Esperando o filho que está na guerra, uma mulher e sua nora sobrevivem em uma aldeia através de tocaias que armam para alguns soldados, matando-os e vendendo seus pertences. Com a morte do filho, a mãe põe em prática um plano diabólico para manter a companhia de sua nora.

  • A Noiva Estava de Preto
 A Noiva estava de preto
 
Direção: François Truffaut
País: França
 
O filme segue os passos de uma viúva, cujo marido foi assassinado ao sair da igreja, logo após a celebração do seu casamento, na caça aos responsáveis pelo crime.

3 thoughts on “18 Filmes Sobre Vingança que Você Precisa Assistir

  • 29 de abril de 2016 at 02:11
    Permalink

    Faltou um dos melhores aparecer nessa lista.
    O conde de Monte Cristo.

    Reply
  • 19 de maio de 2016 at 16:34
    Permalink

    Gente! Tem que mudar a lista para “21 filmes sobre vingança que você precisa assistir” e acrescentar “O Conde de Monte Cristo”! É sério, esse é O filme sobre vingança!

    Reply
  • 26 de maio de 2016 at 20:28
    Permalink

    Tenho minhas dúvidas sobre “Thelma E Louise” ter a temática de vingança.
    Poderia ser substituído pelo sabiamente mencionado ” O Conde de Monte Cristo”.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *