10 Filmes sobre a Alegoria da Caverna de Platão

Por Philippe Leão

 

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É importante, mesmo que já esteja implícito, que se diga: Os realizadores dos filmes não necessariamente leram o autor em questão, mas neles é possível perceber seus pensamentos.

A Alegoria da Caverna é uma das alegorias mais importantes da história da filosofia. Nela, há a história de dois homens que nascem dentro de uma caverna que, sempre de costas para a saída, acreditam que ali reside a realidade. As sombras projetadas pelos animais e folhas nas paredes da caverna – sombras estas muitas vezes manipuladas -, para os homens, eram a realidade.
No momento em que um dos homens sai da caverna e encontra o mundo como coisa em si, fica encantado ao se deparar com as coisas que antes eram apenas sombras. Ao retornar a caverna, é ridicularizado e desacreditado. Seus colegas não conseguem acreditar em um mundo fora do seu.
Ao apresentar tal alegoria, Platão intenciona demonstrar que dentro da caverna, onde os homens se aprisionam, está o mundo material. Para ele, as coisas materiais não passam de sombras da realidade. Uma cadeira, material, está sujeita a deformação e destruição. Contudo, ao sair da caverna, o homem é capaz de enxergar a luz, o mundo das idéias. Lá, a ideia da cadeira é indestrutível. Com isso, para Platão, o mundo material não passa de uma mentira manipulada, e a verdade o mundo das ideias.
Assim, Platão divide o mundo em dois: o Mundo Sensível e o Inteligível.
No mundo sensível, dentro da caverna, reside as sombras, as opiniões, as crenças, a ilusão, o mundo material, onde podemos tocar. Contudo, só podemos alcançar o bem através do Mundo Inteligível, o mundo das ideias, científico dialético. Então, o caminho da transcendência do homem está ligada a ideia do pensamento. Para sair do mundo material, o homem deve atingir através do pensamento o mundo das ideias.
Há de se criticar a teoria platônica, base das religiões ocidentais. Nela, o homem vive nas trevas, nas dúvidas, e através do pensamento (ou do sábio, padre, pastor, um deus, nas religiões) encontra-se a luz em um mundo metafísico. Em primeiro lugar há de se questionar se a verdade está de fato na luz, nas respostas dadas. O caminho da luz e das respostas parece, muitas vezes um retorno às cavernas, agora iluminadas, mas aprisionadoras por ideias prontas, criadas por outros.
A alegoria das cavernas acabou por se tornar um recurso narrativo recorrente na literatura e Cinema. Diversos são os filmes que se utilizam na alegoria de maneira mais literal ou até mesmo questionando-a. É o caso de Chinatown, por exemplo, onde quanto mais o detetive busca a luz, a verdade, mais ele se afunda nas dúvidas e na escuridão.

O Anjo Exterminador

Direção: Luis Buñuel
País: México
Ano: 1962
Nome Original: El Ángel Exterminador

Após uma extravagante e farta refeição, os convidados se sentem estranhamente incapazes de deixar a sala de jantar e, nos dias que se seguem, pouco a pouco, caem as máscaras de civilização e virtude e o grupo passa a viver como animais.

Metropolis
 Metropolis


Direção: Fritz LangPaís: Alemanha


O ano é 2026, a população mundial se divide em duas classes: a elite dominante e a classe operaria; esta condenada desde a infância a habitar os subsolos, escravos das monstruosas máquinas que controlam a metrópolis. Quando o filho do criador de Metrópolis se apaixona por Maria, a líder dos operários, tem inicio a mais simbólica luta de classe já registrada pelo cinema.

 

Ex Machina

Ex Machina

Direção: Alex Garland

País: Reino Unido

Em um refúgio nas montanhas de um talentoso bilionário da internet, um jovem participa de uma estranha experiência: testar a inteligência artificial, inserida no corpo de uma bela garota robô. Mas a experiência se torna uma sinistra batalha psicológica: um triângulo amoroso, onde a lealdade está dividida entre homem e máquina.

 

Pacto Sinistro 

pacto sinistro


Direção: Alfred Hitchcock
País: EUA
Guy Haines, um tenista profissional, tem a oportunidade de conhecer Bruno Antony, um rico perdulário, em um trem. Tendo lido tudo sobre Guy, Bruno está sabendo que o jogador de tênis tem um casamento infeliz com Miriam e foi visto na companhia de Anne Morton, a filha de um senador. Inoportunamente, Bruno revela para Guy que sempre odiou seu pai. Guy escuta Bruno discursar sobre a teoria da “troca de assassinatos”. Supondo que Bruno matasse Miriam e Guy, em troca, assassinasse o pai de Bruno, não haveria conexão entre os assassinos e suas vítimas e no momento das mortes os interessados teriam álibis que os deixariam livres de qualquer suspeita. Ao chegar no seu destino Guy se despede de Bruno, sem pensar mais na teoria homicida dele, que considerou uma piada. Mas Bruno em sua loucura entendeu que havia um pacto entre eles. Em pouco tempo Miriam é estrangulada e agora Bruno quer que Guy mate seu pai e cumpra sua parte no acordo.

A Maça

Direção: Samira Makhmalbaf
Nome Original: Sib
País: Irã

Mulher cega e seu marido matêm as filhas gêmeas presas, seguindo vagos preceitos do Alcorão. As meninas são soltas, após 11 anos em cativeiro, e têm que descobrir o mundo com olhos infantis que nunca conheceram nada além de sua alcova. Filme de estréia da diretora iraniana Samira Makhmalbaf.


Dente Canino
 dente canino


Direção: Yorgos Lanthimos
País: Grécia
Dente Canino conta a história de uma família que tem três filhos e moram em uma casa isolada no subúrbio. Em volta dessa casa há uma cerca muito alta, que as crianças nunca passaram. Ou seja, os filhos do casal nunca tiveram nenhum contato com mundo exterior.
Quem cria, educa e ensina todo para as crianças são os pais, porém, excluindo toda e qualquer influência do mundo lá fora. A situação piora quando as crianças começam a fazer questionamentos que não fazem mais sentido no mundo em eles vivem.

The Wolfpack
 The Wolfpack


Direção: Crystal Moselle
País: EUA
Trancados pelo pai em um apartamento em Manhattan por 14 anos, os sete filhos da família Angulo cresceram longe da escola e aprenderam tudo que sabem sobre o mundo com os filmes a que assistiam em casa. Para passar o tempo, os irmãos ensaiavam e re­encenavam as cenas de seus filmes favoritos. Tudo mudou quando Mukunda, um dos irmãos, desrespeitou as regras do pai e decidiu andar pela vizinhança. Agora todos querem juntos explorar Manhattan e o mundo lá fora.

A Mulher da Areia
 A Mulher da Areia

Direção: Hiroshi Teshigahara
País: Japão
Um entomologista amador resolve sair da cidade e passar o fim de semana numa área desértica do Japão, a fim de coletar insetos raros. Ele pernoita numa casa onde habita uma estranha mulher. Logo ele vai perceber que caiu em uma armadilha, a qual não existe saída.


Capitão Fantástico

 

 

Direção: Matt Ross
País: EUA
Ben é o pai de seis crianças, que decide fugir da civilização e criar os filhos nas florestas selvagens do Pacífico Norte. Ele passa os seus dias dando lições às crianças, ensinando-os a praticar esportes e a combater inimigos. Um dia, no entanto, Ben é forçado a deixar o local e retornar à vida na cidade. Começa o aprendizado do pai, que deve se acostumar à vida moderna.
 
Chinatown
 Chinatown
Direção: Roman Polanski
País: EUA
Jack Nicholson é o detetive Jake Gittes, sobrevivendo no clima ensolarado e de moral obscura, na Califórnia do período anterior à guerra. Contratado por uma bela socialite (Faye Dunaway) para investigar o caso extraconjugal de seu marido, Gittes é colhido num furacão de situações dúbias e tradições mortais, desvendando uma teia de escândalos políticos e pessoais, que se chocam em uma única e inesquecível noite em… Chinatown.

11 comentários em “10 Filmes sobre a Alegoria da Caverna de Platão

  • 23 de maio de 2016 em 09:42
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    com alguns pontos de contato com “THX 1138”, mas centrado na questão da clonagem, “A Ilha” poderia estar nessa lista. E “The Matrix” não pode ficar de fora de listas como esta!!!!! (`_`0)

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    • 24 de maio de 2016 em 21:51
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      James, não se trata dos melhores ou simplesmente colocar um filme que trate do tema. Escolhermos aqueles que parece a nós boas indicações. Matrix é fraquinho. 🙂
      Mas claro, listas são sempre injustas. Por isso temos essa ética de jamais dizer que as escolhas são os melhores filmes sobre a temática. São apenas boas indicações.

      Abraço!!

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      • 3 de agosto de 2016 em 07:54
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        Matrix é fraco na aprofundação do tema, o primeiro foi muito forte e merece estar na lista por ser o ”precursor pop” do tema.

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  • 17 de junho de 2016 em 09:46
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    Boa lista.

    Contribuição: A vila, The Matrix, A ilha.

    Abraços

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  • 15 de setembro de 2016 em 23:44
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    No seminário de filosofia os filmes comparativos com a alegoria foram: O show de Truman, Vanilla Sky, A ilha, Matrix, O doador de memórias e A vila

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  • 3 de outubro de 2016 em 06:47
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    Faltou um filme muito bom de Luiz Buñel, O Anjo exterminador e também Ensaios sobre a Cegueira, assisti o filme e li o livro de José Saramago, o livro muito bom, o filme não tanto.

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  • 2 de novembro de 2016 em 10:23
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    Com certeza THX-1138, o primeiro longa de Georges Lucas, sobretudo, pelo diálogo que estabelece com referências importantes da literatura que trata da temática: Paris no século XX, de Jules Verne; We, de Yevgeny Zamyatin; e os dois nele inspirados Admirável mundo novo, de Aldous Huxley, e 1984, de George Orwell.

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  • 2 de novembro de 2016 em 22:24
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    Anjo exterminador de Luiz Buñuel, Ensaio sobre a Cegueira, Maçã de Adam.

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  • 27 de dezembro de 2016 em 00:30
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    Um filme para o público adolescente com esta temática é City of Ember – cidades das sombras (2008).

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  • 28 de dezembro de 2016 em 19:45
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    O Quarto também caberia nessa lista.

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