10 Filmes de Wim Wenders que Você Precisa Assistir

 

Por Philippe Torres
 

 
 



  • Paris, Texas
 
 
Um homem é encontrado exausto e sem memória, em um deserto ao sul dos EUA. Aos poucos ele vai se recordando de sua vida, sendo acolhido pelo irmão Walt, que é casado com Anne. Com eles vive também Alex, filho do homem sem memória, que aos poucos volta a se identificar com o pai.
  • Asas do Desejo
 
 
Na Berlim pós-guerra, dois anjos perabulam pela cidade. Invisíveis aos mortais, eles lêem seus pensamentos e tentam confortar a solidão e a depressão das almas que encontram. Entretanto, um dos anjos, ao se apaixonar por uma trapezista, deseja se tornar um humano para experimentar as alegrias de cada dia.
  • Buena Vista Social Club
 
 
Em 1996, o premiado músico Ry Cooder reuniu alguns dos maiores nomes da história da música cubana para gravar o álbum Buena Vista Social Club, premiado com o Grammy. Este filme é inspirado neste trabalho e traz as participações de músicos lendários como Ibrahim Ferrer, Rubén González, Eliades Ochoa, Omara Portuondo, Compay Segundo, entre outros, além do próprio Ry Cooder e de seu filho Joachim. Fascinado por estes personagens incríveis e suas músicas extraordinárias, Wenders foi até Havana para documentar a cooperação e a amizade entre Cooder e seus amigos veteranos, agora conhecidos no país como os superavôs. Filmou também as apresentações do grupo em Amsterdã, além de um concerto triunfante no Carnegie Hall, em Nova York, em 1998. NOTAS DE PRODUÇÃO O músico Ry Cooder e o cineasta Wim Wenders se conhecem há mais de 20 anos. Enquanto trabalhavam na trilha de O Fim da Violência, em 1996, Cooder não parou de falar sobre sua viagem a Cuba e sobre o disco que gravou lá, com velhos músicos cubanos – alguns dos quais tinham caído no ostracismo. Pouco depois, o CD Buena Vista Social Club foi lançado com enorme sucesso. Quando Ry Cooder voltou a Cuba em 1998, para gravar um álbum solo com Ibrahim Ferrer, Wenders o acompanhou com uma pequena equipe, registrou a performance dos músicos no estúdio e recuperou histórias de suas vidas em Havana. A filmagem continuou em Amsterdã, onde o Buena Vista Social Club fez duas apresentações, e terminou em Nova York, num concerto triunfante no Carnegie Hall.
  • Alice nas Cidades
 
 
O jornalista alemão Philip Winter adquire a fobia de bloqueio de escritor ao tentar escrever um artigo sobre os Estados Unidos e, então, decide retornar à Alemanha. Ao registrar o vôo, encontra-se com uma mulher alemã e sua filha Alice, de nove anos, assim começando uma longa e duradoura amizade.
  • No Decurso do Tempo
 
 
Um técnico de projetores de cinema viaja pela Alemanha visitando cinemas desativados quando encontra um homem recém separado. Eles ficam amigos e resolvem viajar juntos.
  • O Amigo Americano
 
 
Jonathan Zimmermann (Bruno Ganz) é um pacato moldurista alemão, que tem um áspero contato com um americano, Tom Ripley (Dennis Hopper), em um leilão. Jonathan desconfia que está sofrendo de uma moléstia incurável e recebe uma inacreditável proposta de um gângster: matar um bandido rival, recebendo em troca uma quantia que permitisse que sua família vivesse tranquila após sua morte. Dividido entre a angústia de estar com os dias contados e a hesitação em se tornar um assassino, Jonathan cada vez mais se envolve na trama. Porém o que ele não sabe é que quem está por trás dela é justamente Tom Ripley.
  • Pina
 
 
Pina é um filme para Pina Bausch, de Wim Wenders, com o Tanztheater Wuppertal, sobre a obra da extraordinária coreógrafa alemã que morreu em 2009. É uma viagem sensual e deslumbrante através das coreografias dançadas no palco e em locais da cidade de Wuppertal – cidade que durante 35 anos foi a casa e o centro de criatividade de Pina Bausch.
  • Tokyo Ga
 
 
Durante as filmagens de “Paris, Texas”, o diretor Wim Wenders viaja por duas semanas para o Japão, inspirado pelos filmes de Yasujiro Ozu, para procurar a Tóquio que não existe mais. Inclui uma entrevista com Chishu Ryu e uma com Yuharu Atsuta, respectivamente o ator favorito e fotógrafo de Ozu.
  • O Estado das Coisas
 
 
Durante as gravações do filme “The Survivors”, em Portugal, uma equipe de cinema passa por uma série de dificuldades, dentre elas a película e o orçamento que se esgotam antes mesmo de concluírem as filmagens. Além disso, o produtor desaparece, abandonando a todos do set por tempo indeterminado.
  • O Sal da Terra
 
 
Nos últimos 40 anos, o fotógrafo Sebastião Salgado tem viajado através dos continentes, aos passos de uma humanidade sempre em mutação. Ele testemunhou alguns dos principais eventos da nossa história recente; conflitos internacionais, a fome e o êxodo. Ele agora embarca na descoberta de territórios imaculados, da flora e da fauna selvagem e de paisagens grandiosas como parte de um enorme projeto fotográfico. Uma homenagem à beleza do planeta.

One thought on “10 Filmes de Wim Wenders que Você Precisa Assistir

  • 15 de março de 2016 at 19:30
    Permalink

    Hoje tem filme dele no Belas Artes…ta tendo uma mostra, hoje e amanhã ás 18:30.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *