17 Filmes Sobre Mulheres Escolhidos por Mulheres

Por Mulheres do Grupo do Cineplot*
 
*Júlia Carnineo, Aline Beatriz, Fabiana Murray, Rafaela Haddad, Dea Martins, Priscila Harriet, Ca Araújo, Nanda Autumn, Manu Ela
Para a semana das mulheres, preparamos uma lista de filmes sobre mulheres escolhidos pelas mulheres do grupo do Cineplot. Foram pedidos a elas indicações de filmes, coube a nós a difícil tarefa de selecionar 16 deles para representa-las. Essa é uma das homenagens do Cineplot essa semana.
  • Uma Mulher é uma Mulher
 
 Uma mulher é uma mulher
Indicado por: Rafaela Haddad
Direção: Jean-Luc Godard
País: França
Angela, uma stripper, deseja ter um bebê e tenta convencer seu namorado, Emile, a ir adiante com a idéia, mas ele não concorda. Assim, ela acaba procurando o amigo de Emile, Alfred, para realizar seu desejo.
  •  The Other Side Of The Underneath
  The Other Side Of The Underneath
 
Indicado por: Júlia Carnineo
Direção: Jane Arden
País: Reino Unido
A poderosa e violenta adaptação de Jane Arden do seu trabalho com a trupe de teatro The Holocaust examina a mente de uma mulher tida como esquizofrênica e encontra não a loucura, mas uma penosa culpa sexual criada pelos tabus da sociedade.
Justapondo visões de infernais colapsos com sessões psiquiátricas grupais presididas pela própria Jane Arden, The Other Side of the Underneath é uma perturbadora experiência e estabelece uma ilustração da ideia de que a insanidade é um tipo de morte que deve ser seguida pelo renascimento. As aterradoras sequências fantásticas são imagens perfeitamente convincentes do cerne da loucura e exprimem o desespero e a penúria de uma personalidade fragmentada.
  • Elena
 Elena
 
Indicado por: Aline Beatriz
Direção: Petra Costa
País: Brasil
Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar. Deixa Petra, a irmã de sete anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas. Filmes caseiros, recortes de jornal, um diário. Cartas. A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos. E acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir.
  • Jeanne Dielman
 jeandielman-1600x900-c-default
 
Indicado por: Júlia Carnineo
Direção: Chantal Akerman
País: Bélgica
Considerado como a obra-prima de Akerman, traz a atriz Delphine Seyrig no papel de Jeanne Dielman, uma jovem viúva que vive com seu filho Sylvain seguindo uma ordem imutável: à tarde, enquanto seu filho está na escola, ela cuida do apartamento e recebe os clientes.
  • Tudo sobre Minha Mãe
 tudo sobre minha mãe
 
Indicado por: Fabiana Murray
Direção: Pedro Almodóvar
País: Espanha
Esteban é um jovem de 17 anos que está escrevendo uma história chamada Tudo Sobre Minha Mãe. No dia do seu aniversário, a mãe ia lhe contar tudo sobre seu pai, desconhecido para o menino. Mas um acidente impede que isso aconteça, e a mãe de Esteban decide partir atrás do pai de seu filho.
  • As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant
 As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant
 
Indicado por: Rafaela Haddad
Direção: Rainer Werner Fassbinder
País: Alemanha
Adaptado da peça homônima do próprio Fassbinder, Petra von Kant é uma estilista de sucesso extremamente arrogante e egocêntrica, que tem como única pessoa próxima sua secretária. Num dia, ela se apaixona por uma jovem aspirante à modelo chamada Karin, que vai morar em sua casa e usá-la até não precisar mais.
  • Jules & Jim
 Jules e Jim
 
Indicado por: Dea Martins
Direção: François Truffaut
País: França
Na virada para o século XX, Jules e Jim são dois amigos que se apaixonam pela mesma mulher, Catherine, que acaba casando com Jules. Depois da Primeira Guerra Mundial, quando eles se reencontram na Alemanha, Catherine começa a amar Jim.
  • Vênus Negra
 Venus Negra
 
Indicado por: Priscila Harriet
Direção: Abdellatif Kechiche
País: França
No filme Vênus Negra (Vénus noire), Saartjie deixa a África do Sul para expor seu corpo às audiências dos freak shows de Londres.
Livre e escravizada ao mesmo tempo, ela se torna um ícone nos subúrbios da cidade.
  • Um Assunto de Mulheres
 Um Assunto de Mulheres
 
Indicado por: Priscila Harriet
Direção: Claude Chabrol
País: França
Durante a Segunda Guerra Mundial, na França ocupada, uma mulher de baixa escolaridade cria seus dois filhos em um apartamento cheio de ratos. Ela é Marie Latour. Em 1941, seu marido retorna da Frente, fraco demais para manter um emprego. Depois de um episódio envolvendo sua vizinha, Marie descobre que pode fazer abortos clandestinos para sustentar sua família.
  • Uma Mulher Sob Influência
 Uma Mulher Sob Influência
 
Indicado por: Ca Araújo
Direção: John Cassavetes
País: EUA
Nick Longhetti (Peter Falk) está sobrecarregado, devido ao seu trabalho em um estaleiro. Sua esposa Mabel (Gena Rowlands) passa por uma fase difícil, vivendo em constante desequilíbrio emocional, o que a leva à depressão. Quando os filhos começam a serem afetados pelo estado de Mabel, Nick é obrigado a hospitalizá-la. Só que isto faz com que ele tenha também que assumir o controle de sua casa.
  • Persona
 Liv Ullmann Persona
 
Indicado por: Ca Araújo
Direção: Ingmar Bergman
País: Suécia
Alma, uma enfermeira, deve cuidar de Elisabeth Vogler, uma atriz que está com a saúde muito boa mas se recusa a falar de qualquer jeito. Com a convivência, Alma fala a Elisabeth o tempo todo, inclusive sobre alguns de seus segredos, nunca recebendo resposta. Logo, Alma percebe que sua personalidade está sendo submergida na pessoa de Elisabeth.
Confira a análise em vídeo!
  • O Olmo e a Gaivota
 olmo e a gaivota
 
Indicado por: Lívia Giammattey
Direção: Petra Costa
País: Brasil
Um mergulho poético e existencial na mente de uma atriz durante os nove meses de gravidez
  • O Porco Espinho
 O Porco Espinho
 
Indicado por: Nanda Autumn
Direção: Mona Achache
País: França; Itália
Paloma é uma menina séria e inteligente de 11 anos, decidida a se matar em seu décimo-segundo aniversário. Fascinada por arte e filosofia, a menina passa o dia filmando seu cotidiano, a fim de fazer um documentário. À medida que a data de seu aniversário se aproxima, ela conhece pessoas que a fazem questionar sua visão pessimista do mundo.
  • Tomboy
 tomboy
 
Indicado por: Nanda Autumn
Direção: Celine Sciamma
País: França
No filme da diretora Céline Sciamma (Lírios D’Água), Laure é uma menina de dez anos, que muda de casa constantemente, em decorrência do trabalho do pai.
Ao ir para uma nova residência ainda nas férias, ela faz amizade com uma grande turma de garotos da vizinhança, mas se apresenta como Mikael.
Isso faz com que ela se aproxime de Lisa, a única menina do grupo. Não demora até que Lisa caia em amores por Mikael, mas as férias estão para acabar e Laure não sabe como fará para manter seu segredo.
  • A Estrangeira
 A Estrangeira
 
Indicado por: Aline Beatriz
Direção: Feo Aladag
País: Alemanha
Umay é uma jovem mulher de descendência turca que sai de Istambul em busca de uma vida independente na Alemanha.
Sua luta contra a resistência de sua família cria uma situação que chega a colocar vidas sob ameaça.
O filme mostra os conflitos entre tradições e valores culturais mais recentes, contrapõe regras tribais a direitos humanos atualmente consagrados, e apresenta o choque de conceitos comunitários de honra contra o amor entre membros de uma mesma família.
  • Mother
 motherkim
 
Indicado por: Rafaela Haddad
Direção: Bong Joon-ho
País: Coreia do Sul

Uma mulher viúva cuida sozinha de seu filho único, Do-joon. Este homem de 28 anos, ingênuo e infantil, costuma se comportar de maneira inconsequente, dependendo com frequência da atenção materna. Um dia, ele é acusado do assassinato de uma adolescente, mas parece sequer compreender a acusação que enfrenta. Diante da incompetência do advogado encarregado de defendê-lo, a mãe parte em busca do verdadeiro assassino, para provar a inocência de seu filho.

  • A Pedra da Paciência
 A Pedra da Paciência
 
Indicado por: Manu Ela
Direção: Atiq Rahimi
País: Afeganistão; França
Mulher que vive em um país em guerra do Oriente Médio tem uma emocionante conversa com seu marido em coma.

3 comentários em “17 Filmes Sobre Mulheres Escolhidos por Mulheres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *