12 Filmes Sobre Isolamento

Por Philippe Torres


Diferente da lista de filmes sobre a solidão, aqui constará obras em que os personagens são submetidos a condições de isolamento forçado ou não. São diversos os filmes que, devido a sua temática, provocam uma introspecção sem igual. Confira:
  • A Ilha
 
 
Direção: Kim Ki Duk
País: Coreia do Sul
Depois de perder a inocência, uma mulher deixa de falar. Como um pássaro em uma gaiola, vive numa ilha num sítio remoto onde dá bebidas aos pescadores e os consola nas horas de aborrecimento. A chegada à ilha de um pescador com vontade de se suicidar vai quebrar-lhe a rotina. Apesar de o ter salvado da morte e de ser a sua amante, a mulher não consegue prendê-lo à sua realidade.
  • A Longa Caminhada
 
 
Direção: Nicolas Roeg
País: EUA; Austrália
Duas crianças são abandonadas pelo pai louco que, pouco antes de se suicidar, tenta matá-las em meio a uma região desabitada do deserto australiano. À mercê do destino e com poucos recursos para sobrevivência, o garoto e a menina passam a ser auxiliados por um aborígene, que vive sozinho pelo deserto para cumprir um ritual de sua tribo.
  • Limite
 
 
Direção: Mario Peixoto
País: Brasil
Um tema, uma situação e três histórias. O tema, a ânsia do homem pelo infinito, seu clamor e sua derrota. A situação, um barco perdido no oceano com três náufragos – um homem e duas mulheres. As três histórias são aquelas que os personagens mutuamente se contam. Na situação se esboça o tema que as três histórias desenvolvem. A tragédia cósmica se passa no barco. E para ele convergem as histórias.
  • Na Natureza Selvagem
 
 
Direção: Sean Penn
País: EUA
Início da década de 90. Christopher McCandless (Emile Hirsch) é um jovem recém-formado, que decide viajar sem rumo pelos Estados Unidos em busca da liberdade. Durante sua jornada pela Dakota do Sul, Arizona e Califórnia ele conhece pessoas que mudam sua vida, assim como sua presença também modifica as delas. Até que, após 2 anos na estrada, Christopher decide fazer a maior das viagens e partir rumo ao Alasca.
  • A Mulher da Areia
 
 
Direção: Hiroshi Teshigahara
País: Japão
Um entomologista amador resolve sair da cidade e passar o fim de semana numa área desértica do Japão, a fim de coletar insetos raros. Ele pernoita numa casa onde habita uma estranha mulher. Logo ele vai perceber que caiu em uma armadilha, a qual não existe saída.
  • A Pedra da Paciência
 
 
Direção: Atiq Rahimi
País: Afeganistão; França
Mulher que vive em um país em guerra do Oriente Médio tem uma emocionante conversa com seu marido em coma.
  • Primavera, Verão, Outono, Inverno e Primavera
 
 
Direção: Kim Ki Duk
País: Coreia do Sul
Ninguém é indiferente ao poder das quatro estações e de seu ciclo anual de nascimento, crescimento e declínio. Nem mesmo os dois monges que compartilham a solidão, em um lago rodeado por montanhas. Assim como as estações, cada aspecto de suas vidas é introduzido com uma intensidade que conduz ambos a uma grande espiritualidade e a tragédia. Eles também estão impossibilitados de escapar da roda da vida, dos desejos, sofrimentos e paixões que cercam cada um de nós. Sobre os olhos atentos do velho monge vemos a experiência da perda da inocência do jovem monge, o despertar para o amor quando uma mulher entra em sua vida, o poder letal do ciúme e da obsessão, o preço do perdão, o esclarecimento das experiências. Assim como as estações vão continuar mudando até o final dos tempos, na indecisão entre o agora e o eterno, a solidão será sempre uma casa para o espírito.
  • Persona
 
 
Direção: Ingmar Bergman
País: Suécia
persona
Alma, uma enfermeira, deve cuidar de Elisabeth Vogler, uma atriz que está com a saúde muito boa mas se recusa a falar de qualquer jeito. Com a convivência, Alma fala a Elisabeth o tempo todo, inclusive sobre alguns de seus segredos, nunca recebendo resposta. Logo, Alma percebe que sua personalidade está sendo submergida na pessoa de Elisabeth.
  • Lunar
 
 
Direção: Duncan Jones
País: EUA
Sam Bell (Sam Rockwell) está perto de completar seu contrato de três anos com a empresa Lunar Industries, que minera a fonte primária de energia da Terra no lado escuro da Lua. A única companhia de Sam é o vigilante computador da base chamado Gerty (dublado por Kevin Spacey). Todo esse isolamento está se fazendo sentir na vida de Sam. Sua única conexão com o mundo exterior são mensagens de sua esposa e filhinha enviadas via satélite. Ele anseia pelo momento de voltar para casa, mas um terrível acidente na superfície lunar leva a uma descoberta perturbadora que contribui para seu crescente sentido de paranoia e fragmentação a tamanha distância de casa.
  • A Morte do Demônio
 
 
Direção: Sam Raimi
País: EUA
Ash (Bruce Campbell), sua namorada e seus amigos, vão passar um fim de semana em uma cabana na floresta, chegando lá encontram o Necronomicon, o livro dos mortos, que os deixam em uma terrível situação, onde tentarão sobreviver em um cenário bizarro e desesperador.
  • O Arco
 
 
Direção: Kim Ki Duk
País: Coreia do Sul
Um homem de 60 anos criou uma menina desde que ela era um bebê em seu barco de pesca. O trato é que eles se casariam quando ela completasse 17 anos, e falta apenas um ano para isso. Eles vivem uma existência tranqüila e reclusa, rezando e alugando o barco para pescadores, até que suas vidas são alteradas com o embarque de um estudante adolescente.
  • Ilha Nua
 
 
Direção: Kaneto Shindo
País: Japão
Numa ilha a oeste do Japão, uma família vive tranquilamente e sozinha, apesar da dificuldade do dia-a-dia, até que acontece um infortúnio que faz com que tudo mude de forma drástica para aquele casal e seus dois filhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *