18 Filmes do Cinema Noir

Por Philippe Leão


O Cineplot traz mais uma lista com filmes pertencentes a um movimento cinematográfico da história. Os filmes noir tem grande influência do Expressionismo alemão, o qual, inclusive, produziu vários dos artistas que cruzariam o atlântico para fazer carreira em Hollywood fugindo do nazismo: Marlene Dietrich, Fritz Lang, entre outros…A estética do movimento traz do Expressionismo o claro-escuro, impondo-nos sombras bem marcadas que dão o tom de mistério necessário a essas narrativas. Os cigarros, também, são marcantes, sendo estes filmes grandes modelos publicitários para tal.As narrativas são diferentes daquelas apresentadas nos anos anteriores. Após a crise econômica, os americanos não mais queriam os musicais. Os anti-heróis e até mesmo os criminosos passam a ser os personagens principais, narradores em off de uma história de investigação, suspense e mistério.


– Fuga do Passado

 

Direção: Jacques Tourneur
País: E.U.A
Jeff Bailey vive uma vida pacata, trabalhando em um posto de gasolina em uma pequena cidade dos Estados Unidos. Quando um dos capangas de Whit, seu antigo chefe, o encontra, ele irá se ver obrigado a preencher as lacunas que deixou em sua antiga vida. Principalmente com relação a Kathie, mulher de duas caras que a qualquer momento pode traí-lo ou fazê-lo se apaixonar novamente.
 
– O Samurai
 
Direção: Jean-Pierre Melville
País: França
O matador Jeff Costello é um perfeccionista: ele sempre planeja com extremo cuidado todos os seus assassinatos para nunca ser pego. Uma noite, porém, ele finalmente é surpreendido por uma testemunha, e aos poucos, a partir daí, ele vai sendo cada vez mais pressionado.
 
– Pacto de Sangue
 
Direção: Billy Wilder
País: E.U.A
Walter Neff (Fred MacMurray), um vendedor de seguros, é seduzido e induzido por Phyllis Dietrickson (Barbara Stanwyck), uma sedutora e manipuladora mulher, a matar seu marido, mas de uma forma que pareça acidente para a polícia e também em condições específicas, que façam o seguro ser pago em dobro (no caso, 100 mil dólares).
 
– Crepusculo dos Deuses
 
Direção: Billy Wilder
País: EUA
No início um crime é cometido e uma voz em off começa a narrar que tudo começou quando Joe Gillis (William Holden), um roteirista fugindo de representantes de uma financeira que tentava recuperar o carro por falta de pagamento e se refugia em uma decadente mansão, cuja proprietária, Norma Desmond (Gloria Swanson), era uma estrela do cinema mudo. Quando Norma tem conhecimento que Joe é roteirista, contrata-o para revisar o roteiro de Salomé, que marcaria o seu retorno às telas. O roteiro era insuportável, mas o pagamento era bom e ele não tinha o que fazer. No entanto, o que o destino lhe reservava não seria nada agradável.
 
– A Sombra de uma Dúvida
 
Direção: Alfred Hitchcock
País: EUA
 
O Tio Charlie vai visitar seus parentes na cidadezinha de Santa Rosa. Mas sua sobrinha, também chamada de Charlie, começa a suspeitar de que ele é o famoso Assassino de Viúvas Alegre, um criminoso que está sendo procurado pela polícia e fugiu da Filadélfia para a Califórnia.
 
– Um Retrato de Mulher
 
Direção: Fritz Lang
País: EUA
Richard Wanley (Edward G. Robinson) é um professor assistente da Faculdade Gotham, localizada em Nova York. Seus amigos ficam obcecados com a pintura de uma mulher que está exposta em uma galeria de arte, perto de um clube para cavalheiros que eles frequentam. Uma noite, após sair do clube, Richard admirava o quadro quando repara que a modelo ali retratatada, Alice Reed (Joan Bennett), estava olhando para ele. Eles iniciam uma conversa, que começa em um bar e continua na casa dela, onde ela lhe mostra o esboço de outros desenhos. O “clima” está agradável, mas tudo muda quando Frank Howard (Arthur Loft) entra no apartamento, interpreta mal a presença de Richard e tenta matá-lo. Richard consegue revidar e o mata com uma tesoura. Para proteger sua reputação, Richard concorda em deixar o corpo em um lugar distante, para ajudar a encobrir o assassinato. Entretanto a polícia descobre pequenas pistas, que podem torná-lo suspeito do crime. Paralelamente um chantagista exige US$ 5 mil de Alice para não dizer para a polícia o que sabe.
 
– Interlúdio
 
Direção: Alfred Hitchcock
País: EUA
 
Após seu pai alemão ser condenado como espião, uma jovem mulher (Ingrid Bergman) passa a se refugiar em bebida e homens. É assim que se aproxima de um agente do governo (Cary Grant), que pergunta se ela concorda em ser uma espiã americana no Rio de Janeiro, onde nazistas amigos do pai dela estão operando. Ela acaba se casando com um espião nazista, mas se apaixona pelo seu contato no governo americano.
 
– Relíquia Macabra
 
Direção: John Huston
País: EUA
Uma galeria de pessoas desonestas estão envolvidas na busca a uma jóia encrustrada num falcão. O detetive Sam Spade (Humphrey Bogart) quer descobrir porque e quem pegará a peça.
 
– A Marca da Maldade
 
Direção: Orson Welles
País: EUA
Ao investigar um assassinato, Ramon Miguel Vargas (Charlton Heston), um chefe de polícia mexicano em lua-de-mel em uma pequena cidade da fronteira dos Estados Unidos com o México, entra em choque com Hank Quinlan (Orson Welles), um corrupto detetive americano que utiliza qualquer meio para deter o poder.
 
– O Terceiro Homem
 
Direção: Carol Reed
País: Reino Unido
Um escritor americano chega a Viena, após a Segunda Guerra, e descobre que seu amigo Harry Lime foi morto sob circunstâncias misteriosas. Ele passa a investigar o caso e descobre várias inconsistências nas explicações dos amigos de Harry. O filme é considerado uma das obras-primas do cinema noir.
 
– O Mensageiro do Diabo
 
Direção: Charles Laughton
País: EUA
Baseado em romance de Davis Grubb, conta a história de um assassino de viúvas ricas que, ao sair da prisão, persegue uma família para encontrar o dinheiro que o pai, que conhecera na cadeia, havia guardado em lugar não revelado.
É o único filme dirigido pelo premiado ator Charles Laughton
 
– Testemunha de Acusação
 

 

Direção: Billy Wilder
País: EUA
Quando Leonard Vole (Tyrone Power) é preso sob a acusação de ter assassinado uma rica viúva de meia-idade, Sir Wilfrid Robarts (Charles Laughton), um veterano e astuto advogado, concorda em defendê-lo. Sir Wilfrid está se recuperando de um ataque do coração quase fatal e “supostamente” está em uma dieta, que o proíbe de ingerir bebidas alcoólicas e de se envolver em casos complicados. Mas a atração pelas cortes criminais é algo muito forte para ele, especialmente quando o caso é bem difícil. O único álibi de Vole é o testemunho da sua esposa, Christine Vole (Marlene Dietrich), uma mulher fria e calculista. A tarefa de Sir Wilfrid fica praticamente impossível quando Christine Vole concorda em ser testemunha, não da defesa, mas da acusação.
 
– Laura
 
Direção: Otto Preminger; Rouben Mamoulian
País: EUA
Um detetive investiga o assassinato de Laura, a diretora de uma agência de propaganda que teve o rosto destruído por tiros de espingarda. Enquanto a investigação evolui, o detetive sente-se atraído pela vítima.
 
– A Morte num Beijo
 
Direção:  Robert Aldrich
País: EUA
Quando uma bela loira é brutalmente assassinada, um detetive reage de forma violenta. Durante as investigações, descobre uma misteriosa caixa preta que contém a solução do caso.
 
– Mortalmente Perigosa
 
Direção: Joseph H. Lewis
País: EUA
Obcecado por armas de fogo desde a infância, Barton não consegue encontrar um objetivo na vida depois de passar anos num reformatório e depois como instrutor de tiro no exército. A situação muda quando ele conhece a insinuante e misteriosa atiradora Annie Starr num circo local. Perdidamente apaixonados, os dois atiradores fogem deixando um rastro de crimes pelo Estado, como uma versão contemporânea de Bonnie e Clyde.
 
– Os Corruptos
 
Direção: Fritz Lang
País: EUA
Um detetive investiga a morte por suicídio de um sargento de polícia. Durante as investigações, uma garota dizendo ter evidências do caso é encontrada morte. A partir daí, as coisas apertam e o trabalho de Dave Bannion ficará cada vez mais complicado e perigoso.
 
– Rebecca
 
Direção: Alfred Hitchcock
País: EUA
Uma jovem de origem humilde (Joan Fontaine) se casa com um riquíssimo nobre inglês (Laurence Olivier), que ainda vive atormentado por lembranças de sua falecida esposa. Após o casamento e já morando na mansão do marido, ela vai gradativamente descobrindo surpreendentes segredos sobre o passado dele.
 
– Anjo Mal
 

Direção: Samuel Fuller
País: EUA
O ladrão Skip McCoy rouba a bolsa de uma mulher no metrô, sem saber que dentro dela está um microfilme com segredos de governo. Ele passa, então, a ser perseguido pela vítima do roubo e por agentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *