12 Filmes com Trilhas Sonora de Jazz que Você Precisa Assistir

Por Philippe Leão

Estava faltando uma lista com trilhas sonoras para que ouçamos! Pois bem, chegou! O Cineplot traz uma lista com 12 filmes e suas trilhas de Jazz, um dos ritmos mais fantásticos e mais bem trabalhados no Cinema. Confira:

 

 

  • Whiplash


Direção: Damien ChazelleO solitário Andrew (Miles Teller) é um jovem baterista que sonha em ser o melhor de sua geração e marcar seu nome na música americana como fez Buddy Rich, seu maior ídolo na bateria. Após chamar a atenção do reverenciado e impiedoso mestre do jazz Terence Fletcher (J. K. Simmons), Andrew entra para a orquestra principal do conservatório de Shaffer, a melhor escola de música dos Estados Unidos. Entretanto, a convivência com o abusivo maestro fará Andrew transformar seu sonho em obsessão, fazendo de tudo para chegar a um novo nível como músico, mesmo que isso coloque em risco seus relacionamentos com sua namorada e sua saúde física e mental.
  • Acossado
Direção: Jean Luc GodardHomem rouba um carro e mata um policial antes de seguir para Paris. Lá, ele se esconde na casa de uma mulher, que tem o desejo de ser engravidada por ele. Quando ele perde a consciência e comete alguns pequenos delitos, dá também a brecha para os policiais o acharem e darem início a sua perseguição final.
  • Um Bonde Chamado Desejo
 
Direção: Elia Kazan
 
Blanche (Vivien Leigh) vai visitar sua irmã grávida e o marido dela, Stanley (Marlon Brando), que não gosta dela e começa a forçá-la a falar sobre uma propriedade que sabe que foi deixada para as duas. Aos poucos o clima entre Stanley e Blanche vai ficando cada vez mais pesado. O filme é uma aula de interpretação por parte de Brando e Vivien Leigh.
  • A Faca na Água


Direção: Roman Polanski


Um casal quase atropela um jovem de 19 anos numa estrada e acaba oferecendo uma carona para o rapaz, convidando-o também a passar o dia velejando. A partir daí, estabelece-se uma disputa entre os dois homens, mediada pela mulher.
  • A Doce Vida
Direção: Federico Fellini”Roma, início dos anos 60. O jornalista Marcello (Marcello Mastroianni) vive entre as celebridades, ricos e fotógrafos que lotam a badalada Via Veneto. Neste mundo marcado por um vazio existencial, frequenta festas, conhece os tipos mais extravagantes e descobre um novo sentido para a vida.”
  • Chinatown
 
Direção: Roman Polanski
Jack Nicholson é o detetive Jake Gittes, sobrevivendo no clima ensolarado e de moral obscura, na Califórnia do período anterior à guerra. Contratado por uma bela socialite (Faye Dunaway) para investigar o caso extraconjugal de seu marido, Gittes é colhido num furacão de situações dúbias e tradições mortais, desvendando uma teia de escândalos políticos e pessoais, que se chocam em uma única e inesquecível noite em… Chinatown.
 
  • A Marca da Maldade
 
Direção: Orson Welles
Ao investigar um assassinato, Ramon Miguel Vargas (Charlton Heston), um chefe de polícia mexicano em lua-de-mel em uma pequena cidade da fronteira dos Estados Unidos com o México, entra em choque com Hank Quinlan (Orson Welles), um corrupto detetive americano que utiliza qualquer meio para deter o poder.
 
  • Sombras
 
Direção: John Cassavetes
Ben leva uma vida errante, sem muitos propósitos. Sua irmã Leila está prestes a se apaixonar e sofrer. O outro irmão Hugh tenta uma carreira como músico, mas não tem tido muita sorte. O trio se envolve numa rede que envolve amores, mentiras e preconceitos. Tudo ligado pelo jazz.
 
  • Por Volta da Meia-Noite


Direção: Bertrand TavernierNa Paris de 1959, um talentoso e veterano saxofonista deve se apresentar no Blue Note, ao lado de outros músicos americanos. Com problemas de alcoolismo, ele é amparado por um fã parisiense. Além de Dexter Gordon, o filme de Bertrand Tavernier contou com grandes jazzistas: Ron Carter, Wayne Shorter, Freddie Hubbard, Herbie Hancock entre outros.
  • Ascensor Para o Cadafalso
 
Direção: Louis Malle
O filme conta a história da enigmática Florence Carala. Casada com o milionário Simon Carala, mas apaixonada por outro, Florence decide matar o marido com a ajuda do amante Julien Tavernier. Tavernier é um ex-militar que trabalha como espião na Indochina para o marido de Florence. Planejado para parecer um suicídio, as coisas começam a dar errado quando Tavernier decide buscar uma corda no terraço e fica preso no elevador (o “ascensor” do título).
 
  • A Era do Radio
 
Direção: Woody Allen
No início da Segunda Guerra Mundial em Nova York, uma simples família judia tem seus sonhos inspirados nos programas de rádio da época. Em virtude de ainda não existir televisão, as famílias se reuniam ao redor do rádio e cada membro da família tinha seu programa preferido.
  • Bird
Direção: Clint Eastwood
Baseado na biografia do músico Charles “Bird” Parker, um dos mais famosos jazzman americanos. Sua arte e sua vida, cercada de drogas, álcool e amores.
 

 

2 comentários em “12 Filmes com Trilhas Sonora de Jazz que Você Precisa Assistir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *