7 Filmes de Marlon Brando que Você Precisa Assistir

Por Philippe Torres
 
Um dos mais famosos e prestigiados atores de todos os tempos, Marlon Brando, não carrega tal fardo em sua história a toa. O ator, que fez sua carreira em solo norte-americano, é um dos primeiros artistas a trazer o Sistema Stanislavski de atuação para o cinema de forma efetiva (ou ao menos a variação do sistema, o método Strasberg). O feito é uma revolução para o cinema, principalmente hollywoodiano. Se antes as atuações no território era marcada pela teatrialidade – atores com movimentação de corpo inspiradas na Broadway, o olhar no horizonte, o exagero – Brando traz uma originalidade de realismo psicológico e vivência de emoções autênticas. A grandiosidade do ator é evidente em filmes como “Uma Rua Chamada Pecado” – o qual é minha maior indicação em termos de atuação do ator – Aqui, vemos Vivien Leigh com uma atuação extremamente carregada e Brando fluido, real, vivo! Um bom filme para efeitos de comparação de atuação.
 
– Uma Rua Chamada Pecado
 
Direção: Elia Kazan
 
Blanche (Vivien Leigh) vai visitar sua irmã grávida e o marido dela, Stanley (Marlon Brando), que não gosta dela e começa a forçá-la a falar sobre uma propriedade que sabe que foi deixada para as duas. Aos poucos o clima entre Stanley e Blanche vai ficando cada vez mais pesado. O filme é uma aula de interpretação por parte de Brando e Vivien Leigh.
 
– O Poderoso Chefão
 
Direção: Francis Ford Coppola
Descendente de uma poderosíssima família de mafiosos, Michale, renega, a princípio, os negócios da mafia e tenta construir uma carreira militar. Premido porém pela tentativa de assassinato de seu pai Don Vito Corleone por outra família mafiosa.
 
– Sindicato dos Ladrões
 
 
Direção: Elia Kazan
Terry Malloy (Marlon Brando) é um ex-boxeador que costumava ser grande, mas que se tornou pequeno ao entrar para a gangue exploradora de Johnny Friendly (Lee J. Cobb). Quando uma trabalhador inocente morre, Terry sente-se culpado e começa a tentar consertar suas ações passadas lutando diretamente contra o sindicato, sofrendo também as conseqüências. Durante a luta, acaba por se apaixonar pela irmã do falecido, a jovem e inocente Edie Doyle (Eva Marie Saint). Vencedor de 8 Oscar, incluindo Melhor Filme, Diretor e Ator (Marlon Brando).
 
– O Selvagem
 
Direção: Lazló Benedek
Johnny Strabler (Marlon Brando) é o líder de uma gangue de motociclistas conhecida como Black Rebels Motorcycle Club. Eles vivem perigosamente, enfrentando os perigos e arriscando suas vidas inconsequentemente. O grupo chega à Wrightsville, uma pequena cidade, e após causar arruaças tomando o troféu de um vencedor de corridas, seguem para outra cidade, invadindo uma cafeteria. Johnny conhece Kathie Bleeker (Mary Murphy), filha do chefe da polícia, e que trabalha na cafeteria. Ele decide ir embora, mas seu grupo começa mais uma briga, desta vez com um grupo de rivais liderados por Chino (Lee Marvin).
 
– A Face Oculta
 
Direção: Marlon Brando
Após fugir de um roubo em um banco do México um dos assaltantes, Dad Longworth (Karl Malden), vê a chance de ficar com o ouro roubado e deixar Rio (Marlon Brando), seu cúmplice, para ser capturado. Após alguns anos Rio escapa da prisão e começa a caçar seu ex-amigo, para se vingar. Neste período Dad se tornou um respeitável xerife na Califórnia, que teme o retorno de Rio.
 
 
– Os Deuses Vencidos
 
Direção: Edward Dmytryk
Baviera, Alemanha. No último dia de 1937 Christian Diestl (Marlon Brando), um instrutor de esqui que passa grande parte do ano trabalhando como sapateiro, está feliz, pois está amando uma americana, Margaret Freemantle (Barbara Rush), que no dia seguinte partirá. Ela se sente atraída por Christian e, quando chega meia-noite, tudo diz que terão uma noite agradável. Porém ao romper o ano o momento deu brecha para manifestações em favor de Hitler e, ao presenciá-los, Margaret deixa o recinto. Diestl a segue e, ao conversarem, ela descobre que Christian acredita que Hitler será bom para a Alemanha e que a guerra que Margaret tanto teme não ocorrerá. Isto esfria o clima entre os dois, que polidamente se despedem.
 
– Apocalypse Now
 
 
Direção: Francis Ford Coppola
Capitão (Martin Sheen) tem a missão de encontrar e matar coronel (Marlon Brando), que aparentemente enlouqueceu e se refugiou nas selvas do Camboja, onde comanda um exército de fanáticos.

2 thoughts on “7 Filmes de Marlon Brando que Você Precisa Assistir

  • 19 de fevereiro de 2016 at 11:36
    Permalink

    Marlon Brando , é um dos maiores atores de todos os tempos !!! Mesmo passando por outras Escolas , métodos , Brando possui sua própria Escola – criada pelo próprio . A criação de vários personagens complexos , ele o fez com grande teor de " Naturalidade " , sua grande " Marca " , que jamais foi Superada !!! Claudio Azeredo .

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *