10 Filmes Realizados em Praticamente Locação Única

Por Philippe Torres
 
Na maioria das vezes marcado pela presença dos diálogos fortes e representativos, os filmes locados em espaços únicos (ou quase) geralmente são inspirados em peças teatrais. A grande questão para os diretores, nesses casos, é transforma-los em Cinema, ou seja, fazer a transposição artística para que se distingua da aura teatral e estabeleça sua narrativa através das imagens. Afinal, isso é Cinema. Alfred Hitchcock, por exemplo, é um dos diretores que carregam grande inspiração no teatro e, por isso, verão 3 de seus filmes na lista. Confira:
– Clube dos Cinco



 
Direção: John Hughes
Ano: 1985
País: E.U.A
 
Em virtude de terem cometido pequenos delitos, cinco adolescentes são confinados no colégio em um sábado, tendo de escrever uma redação de mil palavras sobre o que eles pensam de si mesmos. Apesar de serem pessoas bem diferentes, enquanto o dia transcorre passam a aceitar uns aos outros e várias confissões são feitas entre eles.



– As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant

 

 
Direção: Rainer Werner Fassbinder
Ano: 1972
País: Alemanha
Adaptado da peça homônima do próprio Fassbinder, Petra von Kant é uma estilista de sucesso extremamente arrogante e egocêntrica, que tem como única pessoa próxima sua secretária. Num dia, ela se apaixona por uma jovem aspirante à modelo chamada Karin, que vai morar em sua casa e usá-la até não precisar mais.
 
– Deus da Carnificina

 

 
Direção:Roman Polanski
Ano: 2011
País: E.U.A
Nova York. O casal Nancy e Alan Cowan (Kate Winslet e Christoph Waltz) vai até a casa de Penelope (Jodie Foster) e Michael (John C. Reilly) para discutir uma briga entre os filhos. Eles tentam resolver o assunto dentro das normas da educação e civilidade, mas, aos poucos, cada um perde o controle diante da situação.
 
– Festim Diabólico

 

 
Direção: Alfred Hitchcock
Ano: 1948
País: E.U.A
Na cidade de Nova York, Brandon e Phillip assassinam seu amigo David, por considerarem-se superiormente intelectuais em relação a ele. Com toda a frieza e arrogância, resolvem provar para eles mesmos sua habilidade e esperteza: esconderão o cadáver em um grande baú, que servirá como mesa e estará exposto no meio da sala de estar do apartamento deles, durante uma festa que realizarão logo em seguida.
 
– Violencia Gratuita

 

 
Direção: Michael Haneke
Ano: 1997
País: Áustria
O que seria um bucólico período de férias à beira de um lago para Anna, George e seu filho pequeno, transforma-se num pesadelo quando recebem a visita de um casal de jovens psicopatas, que os submetem a um tenso jogo de tortura psicológica.
 
– Um Barco e Nove Destinos

 

 
Direção: Alfred Hitchcock
Ano: 1944
País: E.U.A
Durante a Segunda Guerra Mundial no Atlântico, um navio e um barco alemão se envolvem em um combate e ambos naufragam, mas existem alguns sobreviventes que vão para um dos botes. No entanto, eles têm diferentes origens e propósitos, mas surge o pomo da discórdia quando um dos sobreviventes se revela um nazista.
 
– Festa de Família

 

 
Direção: Thomas Vinterberg
Ano: 1998
País: Dinamarca
Patriarca (Henning Moritzen) de família dinamarquesa comemora seus 60 anos em grande estilo, reunindo a família num hotel de luxo. Mas uma revelação feita por seu filho pode estragar a festa.
 
– A Paixão de Joana D’arc

 

 
Direção: Carl Theodor Dryer
Ano: 1928
País: França
Versão muda da história de Joana D’Arc.
França, século XV, Joana de Domrémy, filha do povo, resiste bravamente a ocupação de seu país. É presa, humilhada, torturada e interrogada de maneira impiedosa por um tribunal eclesiástico, que a levou, involuntariamente, a blasfemar.
É colocada na fogueira e morre por Deus e pela França.
Último filme mudo de Carl Th. Dreyer, o filme mais fiel à história da guerreira. Todos os filmes de Dreyer, basearam-se em obras de ficção ou peças teatrais, exceto O Martírio de Joana d’Arc, que foi inspirado nos manuscritos oficiais do julgamento da donzela de Orléans.
 
– Persona

 

 
Direção: Ingmar Bergman
Ano: 1966
País: Suécia
 
Alma, uma enfermeira, deve cuidar de Elisabeth Vogler, uma atriz que está com a saúde muito boa mas se recusa a falar de qualquer jeito. Com a convivência, Alma fala a Elisabeth o tempo todo, inclusive sobre alguns de seus segredos, nunca recebendo resposta. Logo, Alma percebe que sua personalidade está sendo submergida na pessoa de Elisabeth.
Confira a análise em vídeo!
 
– Janela Indiscreta

 

 
Direção: Alfred Hitchcock
Ano: 1954
País: E.U.A
Em Greenwich Village, Nova York, L.B. Jeffries (James Stewart), um fotógrafo profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido.

3 comentários em “10 Filmes Realizados em Praticamente Locação Única

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *