10 Diretores que Você Precisa Conhecer

Por: Philippe Torres10 diretores que você precisa conhecer. Na lista, constaram aqueles que, infelizmente, já deixaram o mundo sensível mas que, porém, vão estar sempre guardados em um espaço chamado memória, ou seja, sempre vivos. Conheça os diretores indispensáveis para você que quer ser um cinéfilo.

 
– Ingmar Bergman
País: Suécia
O cinema de Ingmar Bergman não é pra qualquer um, isso é fato. Seu cinema denso e cheio de significado inspirou grande parte dos diretores que vieram após sua época. Com certeza entre os três mais influentes de todos os tempos.
Filmes para assistir:
– Persona
– O Sétimo Selo
– Fanny & Alexander




– Yasujiro Ozu
 
 
País: JapãoConhecido como o mais japonês entre os diretores de seu país, Yasujiro Ozu ainda é pouco conhecido no Brasil apesar de seu cinema bastante sensível e marcado pelo vazio. Seu posicionamento de câmera é bastante peculiar, inspirando, entre outros, Wes Anderson.

Filmes para assistir:
– Pai e Filha
– Era uma Vez em Tóquio
– Crepúsculo em Tóquio


– François Truffaut
 


País: França

Um dos grandes expoentes da Nouvelle Vague francesa. François Truffaut conquistou o mundo com seu cinema novo, irreverente, descontraído que, porém, não deixa de carregar significados e crítica. Imperdível.
Filmes para assistir:
– Incompreendidos*
– Jules & Jim
– A Noite Americana


– Andrei Tarkovsky
 
 
País: RússiaO diretor russo mais adorado por Bergman (e a adoração é recíproca) tem como característica um cinema igualmente denso. Suas imagens nos transportam a memórias e a uma fotografia bastante semelhante a pintura.

Filmes para Assistir:
– Stalker
– A Infância de Ivan
– O Espelho


– Akira Kurosawa
 
 

País: Japão

Se você se considera cinéfilo, mas nunca assistiu a um filme do Kurosawa, pode começar a rodar um agora. Kurosawa é um dos cineastas mais queridos, entre os três mais influentes da história do cinema
Filmes para assistir:
– Trono Manchado de Sangue
– RAN
– Os Sete Samurais


– Federico Fellini
 
 
País: ItáliaCompletando a lista dos três cineastas mais influentes da história do cinema, Fellini possui um imenso conhecimento técnico e características de um cinema circense. Seus filmes, no geral, contém diversos elementos biográficos, trazendo a eles uma grande fonte de memória. Imprescindível.

Filmes para assistir:
– 8 1/2
– Noites de Cabíria
– A Doce Vida


– Sergei Eisenstein
 
 
País: URSSInfelizmente o diretor que teorizou e pôs em prática a técnica que traz a vida a arte cinematográfica (Montagem) não nos deixou muitos filmes, simplesmente por problemas políticos com a antiga URSS. Contudo, sua qualidade técnica o almeja a um dos maiores cineastas de todos os tempos.

Filmes para assistir:
– Outubro
– Encouraçado Potekim
– Alexander Nevsky


– Kzrysztof Kieslowski
 
 
País: PolôniaUm cinema sensível, simbólico e repleto de cores marcam os filmes de Kieslowski. A trilha sonora de seus filmes estão sempre lembradas entre as mais belas da história.

Filmes para assistir:
– Não Amarás
– Não Matarás
– A Fraternidade é Vermelha (Pertencente a Trilogia das Cores)


– Alfred Hitchcock
 
 
País: EUAO vovô perturbado está de volta ao Cineplot. Conhecido como Mestre do suspense, Hichcock acumula um grande conhecimento técnico sobre montagem, som e planos, que trouxeram grandes clássicos dos mais diversos no gênero. Surpresa, medo, ansiedade, aqui você encontra tudo sobre suspense.

Filmes para Assistir:
– Psicose
– Um Corpo que Cai
– Janela Indiscreta


– Luis Buñuel
 
 
País: EspanhaNão podia ficar de fora o mestre do surrealismo no cinema (que já fez parceria com o mestre nas pinturas, Salvador Dalí). Seus planos justapostos formam a inquietude e estranheza tão características do movimento. Assista e constate o incontestável.

Filmes para assistir:
– A Bela da Tarde
– O Discreto Charme da Burguesia
– Um Cão Andaluz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *